sicnot

Perfil

Corrupção na FIFA

Corrupção na FIFA

Corrupção na FIFA

"Joseph Blatter queria o meu escalpe"

Michel Platini, suspenso por oito anos de todas as atividades ligadas ao futebol, responsabilizou hoje Joseph Blatter, punido com o mesmo castigo, pela sua 'queda', acusando o suíço de ter querido o seu 'escalpe'.

Michel Platini

Michel Platini

© Charles Platiau / Reuters

"Tudo começou com Blatter, que queria a minha 'pele' e não desejava que eu fosse para a FIFA. Disse sempre que queria o meu 'escalpe', mas acabou por cair ao mesmo tempo que eu", disse Platini, em entrevista ao diário desportivo francês L'Equipe.

Na quinta-feira, Platini, retirou a candidatura à presidência da FIFA devido a "falta de tempo", depois de ter sido suspenso pela justiça interna do organismo mundial por oito anos de todas as atividades ligadas ao futebol, pena que vai ser alvo de um recurso para o Tribunal Arbitral do Desporto (TAS).

Em causa neste processo a Platini esteve um pagamento de 1,8 milhões de euros em 2011 do também suspenso presidente da FIFA, Joseph Blatter, por alegados serviços de consultadoria prestados em 2002.

O pagamento em 2011 por serviços prestados em 2002 foi efetuado com base num contrato oral, de acordo com Platini, um tipo de compromisso aceite na Suíça.

A justiça interna da FIFA considerou ter existido "abuso de posição" e "conflito de interesses" no caso julgado, infrações que levaram à suspensão em tudo semelhante de Joseph Blatter.

A acusação interna neste processo começou por pedir o afastamento vitalício da antiga estrela francesa de todas as atividades ligadas ao futebol, mas a acusação de corrupção acabou por não se manter.

Lusa

  • 10 Minutos com Eurico Reis
    11:20

    10 Minutos

    Há quatro meses que Portugal é um dos poucos países europeus onde é possível recorrer à gestação de substituição. E há já um casal que teve luz verde para começar os tratamentos. Para um balanço, foi nosso convidado Eurico Reis, juiz desembargador e presidente do Conselho Nacional de Procriação Medicamente Assistida, a entidade que autoriza os processos de gestação de substituição.

    Entrevista completa

  • A inédita entrevista do príncipe Harry a Barack Obama
    0:47

    Mundo

    Foi divulgado um vídeo pouco habitual, onde aparece o príncipe Harry a entrevistar Barack Obama para um programa de rádio. A conversa foi gravada em setembro, durante um evento desportivo para militares com deficiência, e será transmitida na íntegra no dia 27 de dezembro.

  • Parlamento discute utilização de animais no circo
    2:01
  • Seis meses depois da tragédia de Pedrógão Grande
    5:55

    Tragédia em Pedrógão Grande

    Assinalou-se este domingo meio ano desde que o país ficou em choque com o rasto de morte e destruição causado pelos incêndios florestais na região centro. A tragédia de Pedrogão Grande foi há precisamente seis meses. Enquanto segue a reconstrução no tempo possível e com o Natal à porta, a vida prossegue, mas não voltará a ser mesma.