sicnot

Perfil

Corrupção na FIFA

Corrupção na FIFA

Corrupção na FIFA

"Joseph Blatter queria o meu escalpe"

Michel Platini, suspenso por oito anos de todas as atividades ligadas ao futebol, responsabilizou hoje Joseph Blatter, punido com o mesmo castigo, pela sua 'queda', acusando o suíço de ter querido o seu 'escalpe'.

Michel Platini

Michel Platini

© Charles Platiau / Reuters

"Tudo começou com Blatter, que queria a minha 'pele' e não desejava que eu fosse para a FIFA. Disse sempre que queria o meu 'escalpe', mas acabou por cair ao mesmo tempo que eu", disse Platini, em entrevista ao diário desportivo francês L'Equipe.

Na quinta-feira, Platini, retirou a candidatura à presidência da FIFA devido a "falta de tempo", depois de ter sido suspenso pela justiça interna do organismo mundial por oito anos de todas as atividades ligadas ao futebol, pena que vai ser alvo de um recurso para o Tribunal Arbitral do Desporto (TAS).

Em causa neste processo a Platini esteve um pagamento de 1,8 milhões de euros em 2011 do também suspenso presidente da FIFA, Joseph Blatter, por alegados serviços de consultadoria prestados em 2002.

O pagamento em 2011 por serviços prestados em 2002 foi efetuado com base num contrato oral, de acordo com Platini, um tipo de compromisso aceite na Suíça.

A justiça interna da FIFA considerou ter existido "abuso de posição" e "conflito de interesses" no caso julgado, infrações que levaram à suspensão em tudo semelhante de Joseph Blatter.

A acusação interna neste processo começou por pedir o afastamento vitalício da antiga estrela francesa de todas as atividades ligadas ao futebol, mas a acusação de corrupção acabou por não se manter.

Lusa

  • Confrontos entre adeptos do Benfica e do SC Braga
    5:33

    Desporto

    Os adeptos do Benfica e do Sporting de Braga envolveram-se em confrontos num parque de estacionamento nas imediações do Estádio do Braga. O tumulto ocorreu por volta das 17:30 da tarde. O repórter da SIC Miguel Mota esteve no local onde contou o que aconteceu.

  • Táxi capaz de sobrevoar filas de trânsito ainda este ano no Dubai

    Mundo

    É o sonho de muitos que passam horas intermináveis em filas de trânsito. Trata-se de um drone com capacidade para transportar pessoas. "Operações regulares" deste insólito aparelho terão início em julho, no Dubai. O anúncio foi feito pela entidade que gere os transportes da cidade. Apenas um passageiro, com o peso máximo de 100 kg, pode seguir viagem neste táxi revolucionário, capaz de sobrevoar vias congestionadas pelo trânsito.