sicnot

Perfil

Corrupção na FIFA

Corrupção na FIFA

Corrupção na FIFA

Tokyo Sexwale admite aliança para impedir vitória de Infantino na FIFA

O sul-africano Tokyo Sexwale, candidato à presidência da FIFA, afirmou esta sexta-feira que está disposto a formar uma aliança para impedir que o franco-suíço Gianni Infantino seja nomeado o próximo líder do organismo que rege o futebol mundial.

(Arquivo)

(Arquivo)

© Reuters Staff / Reuters

Em declarações à imprensa sul-africana, o dirigente de 62 anos nunca mencionou o nome do atual secretário-geral da UEFA, mas defendeu que o sucessor de Joseph Blatter deverá ser africano ou asiático e "nunca europeu".

"Estou focado em garantir que o próximo presidente da FIFA surja de África ou da Ásia. Da Europa, não. Se calhar, é tempo para fazer alianças. É democrático, saudável e bom. Estamos a falar. Somos todos irmãos, somos todos colegas", referiu Sexwale.

Sexwale é um antigo ativista anti-apartheid e esteve preso junto a Nelson Mandela em Robben Island. O sul-africano não exerce qualquer cargo no futebol do seu país, tendo apenas feito parte do comité organizador do Mundial2010.

O seu trabalho no Campeonato do Mundo organizado na África do Sul valeu-lhe a nomeação para o comité antirracismo da FIFA.

O sul-africano é o quinto candidato oficial à sucessão de Joseph Blatter, juntando-se ao príncipe Ali Bin Al Hussein, ao xeque Salman bin Khalifa al Ebrahim, a Gianni Infantino e Jerome Champagne.

Nunca nenhum africano presidiu à FIFA nos seus 111 anos de história.

A votação para a sucessão do suíço Joseph Blatter, afastado na sequencia dos escândalos financeiros e dos casos de corrupção que abalaram a estrutura da FIFA no último ano, decorrerá a 26 de fevereiro, em Zurique, na Suíça.

Lusa

  • Tudo o que precisa saber sobre a moção de censura ao Governo

    País

    O Governo minoritário do PS enfrenta na terça-feira a sua primeira moção de censura, a 29.ª em 43 anos de democracia, mas PCP, BE e PEV já anunciaram que vai "chumbar" a iniciativa do CDS-PP. Esta é a sétima moção de censura apresentada pelo CDS-PP e a 29.ª a ser discutida na Assembleia da República. Os três partidos de esquerda que têm apoiado o executivo, PCP, BE e PEV, já anunciaram que votam contra. Com os votos do PS, a moção é chumbada.

  • Encontrado corpo de menina posta de castigo na rua pelo pai

    Mundo

    Sherin Mathews estava desaparecida desde o dia 7 de outubro. Este domingo a polícia do estado norte-americano do Texas encontrou o corpo de uma criança que acreditam ser a menina de três anos, desaparecida depois de o pai a colocar de castigo na rua, durante a madrugada.

    SIC

  • A cadela que desistiu da CIA para ir "perseguir esquilos e coelhos"

    Mundo

    Nem todos os cães têm aptidão para combater o crime. Este é o caso de Lulu, uma cadela que estava a treinar para ser agente da CIA, mas que acabou por entrar na reforma ainda durante os treinos. Através do Twitter, a agência norte-americana anunciou na semana passada que Lulu já não iria treinar mais e que tinha sido adotada pelo agente que a treinava.

    SIC

  • A história por detrás da fotografia que correu (e impressionou) o Mundo

    Mundo

    Depois dos incêndios da semana passada na Galiza, começou a circular na internet e nas redes sociais a imagem de uma cadela que alegadamente levava a sua cria carbonizada na boca. Contudo, a cadela é na verdade macho e chama-se Jacki. Esta é a história do cão que passou os dias após os fogos a recolher animais mortos para os enterrar num campo perto de uma igreja, em Coruxo, Vigo.

    SIC