sicnot

Perfil

Corrupção na FIFA

Corrupção na FIFA

Corrupção na FIFA

Platini a 29 de abril no Tribunal Arbitral de Desporto para recorrer de castigo

O suspenso presidente da UEFA, o francês Michel Platini, vai comparecer a 29 de abril no Tribunal Arbitral do Desporto (TAS) no âmbito do seu recurso ao castigo de seis anos imposto pela FIFA por violações éticas.

Michel Platini, surge como único administrador da Balney Entreprises Corporation, uma sociedade offshore criada em 2007, 11 meses depois de eleição para a presidência da UEFA

Michel Platini, surge como único administrador da Balney Entreprises Corporation, uma sociedade offshore criada em 2007, 11 meses depois de eleição para a presidência da UEFA

© Arnd Wiegmann / Reuters

O gaulês, suspenso da atividade desportiva, apresentou recurso junto do tribunal de Lausana, Suíça, em busca de reverter a decisão do Comité de Ética da FIFA: foi sancionado pelo pagamento de 1,8 milhões de euros recebido em 2011 pelo então presidente da FIFA, Joseph Blatter.

Em dezembro, o Comité de Ética da FIFA puniu os ex-presidentes da UEFA e FIFA em oito anos de suspensão de todas as atividades ligadas ao futebol, entretanto reduzidos para seis anos, em decisão de fevereiro.

Ambos insistem que nada fizeram de errado e que o pagamento foi parte de um contrato oral relacionado com trabalhos de consultadoria que Platini fez para a FIFA entre 1999 e 2002.

Blatter foi substituído como presidente da FIFA em eleições realizadas em fevereiro, ganhas pelo ítalo-suíço Gianni Infantino.

A UEFA disse que não vai substituir Platini até que todos os seus apelos estejam esgotados, pelo que se o francês for bem-sucedido no TAS poderá recuperar o seu posto a tempo do Euro2016, que vai ser realizado em França, entre 10 de junho e 10 de julho.

Lusa

  • Governo enfrenta vaga de contestação
    2:35

    Economia

    O Governo enfrenta uma onda de contestação. Guardas prisionais, procuradores, professores, médicos e enfermeiros descontentes ameaçam com greves nos diferentes setores, já nos meses de março e abril.

  • Proposta criação de 77 mil empregos através de uma descida da TSU
    1:23
  • Alertas de fogos e outras catástrofes por SMS

    País

    As operadoras de telecomunicações deverão começar já este ano a enviar mensagens de alerta em caso de catástrofes. O sistema de avisos à população deverá entrar em vigor ainda antes da época de incêndios

  • Os grandes desafios de Rui Rio, segundo Poiares Maduro
    7:43

    O ex-ministro de Pedro Passos Coelho, Miguel Poiares Maduro, falou com a SIC sobre o que reserva o futuro para o PSD e quais serão os principais desafios na área económica para a liderança de Rui Rio. O défice, a descentralização, o próximo Orçamento do Estado e a eventualidade de um bloco central foram alguns dos temas da conversa. Uma entrevista transmitida esta quarta-feira, no programa Negócios da Semana.

  • 296 mortos em 2 dias de bombardeamentos em Ghouta Oriental
    2:16
  • Tiroteio na Florida foi o 18.º registado em meio escolar nos EUA desde janeiro
    1:25
  • Quem é Elon Musk?
    9:42