sicnot

Perfil

Corrupção na FIFA

Corrupção na FIFA

Corrupção na FIFA

Platini a 29 de abril no Tribunal Arbitral de Desporto para recorrer de castigo

O suspenso presidente da UEFA, o francês Michel Platini, vai comparecer a 29 de abril no Tribunal Arbitral do Desporto (TAS) no âmbito do seu recurso ao castigo de seis anos imposto pela FIFA por violações éticas.

Michel Platini, surge como único administrador da Balney Entreprises Corporation, uma sociedade offshore criada em 2007, 11 meses depois de eleição para a presidência da UEFA

Michel Platini, surge como único administrador da Balney Entreprises Corporation, uma sociedade offshore criada em 2007, 11 meses depois de eleição para a presidência da UEFA

© Arnd Wiegmann / Reuters

O gaulês, suspenso da atividade desportiva, apresentou recurso junto do tribunal de Lausana, Suíça, em busca de reverter a decisão do Comité de Ética da FIFA: foi sancionado pelo pagamento de 1,8 milhões de euros recebido em 2011 pelo então presidente da FIFA, Joseph Blatter.

Em dezembro, o Comité de Ética da FIFA puniu os ex-presidentes da UEFA e FIFA em oito anos de suspensão de todas as atividades ligadas ao futebol, entretanto reduzidos para seis anos, em decisão de fevereiro.

Ambos insistem que nada fizeram de errado e que o pagamento foi parte de um contrato oral relacionado com trabalhos de consultadoria que Platini fez para a FIFA entre 1999 e 2002.

Blatter foi substituído como presidente da FIFA em eleições realizadas em fevereiro, ganhas pelo ítalo-suíço Gianni Infantino.

A UEFA disse que não vai substituir Platini até que todos os seus apelos estejam esgotados, pelo que se o francês for bem-sucedido no TAS poderá recuperar o seu posto a tempo do Euro2016, que vai ser realizado em França, entre 10 de junho e 10 de julho.

Lusa

  • Não houve negligência médica no caso do jovem que morreu em São José
    2:33

    País

    Afinal, não houve negligência médica no caso do jovem que morreu há cerca de um ano no Hospital de São José, vítima de um aneurisma. Esta é a conclusão da Ordem dos Médicos e dos peritos do Instituto de Medicina Legal. Segundo o jornal Expresso, todos os relatórios relatórios pedidos pelo Ministério Público e pelo Centro Hospitalar de Lisboa Central dizem que o corpo clínico do hospital não teve responsabilidades na morte de David Duarte.

  • Jovens estariam de fones e poderão não ter ouvido comboio a aproximar-se
    1:47

    País

    As adolescentes, de 13 e 14 anos, encontradas mortas junto à linha do norte perto de Coimbra podem não ter ouvido a aproximação do comboio, uma vez que estariam de auriculares. Os corpos só foram descobertos 36 horas depois do desaparecimento das jovens, aparentemente vítimas de um descuido fatal.

  • Patti Smith engana-se na música de Bob Dylan durante cerimónia dos Nobel
    1:49

    Mundo

    Os prémios Nobel deste ano já foram entregues. Bob Dylan não compareceu à entrega do galardão da Literatura e fez-se representar pela amiga Patti Smith, que teve um bloqueio enquanto cantava "A Hard Rain's A-Gonna Fall" do músico. O Presidente da Colômbia Juan Manuel dos Santos foi distinguido com o Nobel da paz pelo acordo que alcançou com as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia.

  • CIA acredita que Trump foi ajudado por piratas informáticos russos
    1:24

    Eleições EUA 2016

    As eleições nos Estados Unidos da América já terminaram e o Presidente está eleito. Contudo, Barack Obama quer saber se os russos tentaram mesmo influenciar o voto e ao mesmo tempo perceber o que os serviços secretos aprenderam com todas as fugas de informação durante a campanha. Já a CIA diz não ter dúvidas: para os serviços secretos norte-americanos, Donald Trump foi ajudado por piratas informáticos.