sicnot

Perfil

Corrupção na FIFA

Corrupção na FIFA

Corrupção na FIFA

Blatter vai testemunhar no âmbito do recurso de Platini

O suíço Joseph Blatter, ex-presidente da FIFA, vai testemunhar na sexta-feira no Tribunal Arbitral do Desporto (TAS), no âmbito do recurso interposto por Michel Platini contra a suspensão por seis anos de toda a atividade ligada ao futebol.

© Arnd Wiegmann / Reuters

De acordo com a agência noticiosa AFP, que cita fonte próxima do processo, Blatter, também condenado a seis anos de suspensão na sequência do escândalo de corrupção que abalou a FIFA, vai testemunhar a pedido do organismo regulador do futebol mundial.

Platini, antigo presidente da UEFA, foi inicialmente condenado a oito anos de suspensão pela Comissão de Ética da FIFA, a 21 de dezembro de 2015, mas a pena foi depois reduzida para seis anos pela Comissão de Recurso.

O ex-futebolista internacional francês, que chegou a apresentar a candidatura à presidência da FIFA para as eleições realizadas este ano, foi condenado por abuso de confiança, conflito de interesses e gestão danosa no caso do pagamento de 1,8 milhões de euros feito por Blatter.

Impossibilitado de exercer as funções de presidente do organismo de cúpula do futebol europeu, Platini recorreu a 02 de março para o TAS, que anunciou a intenção de tomar uma decisão definitiva sobre o processo antes do início do Euro2016, marcado para 10 de junho, em França.

Lusa

  • "Não vou ceder, não vou render-me, não vou desistir da candidatura"
    2:02
  • Obama, Presidente francês?
    1:55

    Mundo

    A resposta é óbvia, mas não demoveu quatro franceses, descontentes com os candidatos às Presidenciais no seu país. A ideia começou como brincadeira, mas já recolheu 43 mil assinaturas. 

  • Trump apanhado a ensaiar no carro
    1:08
  • Mulheres democratas de branco para mostrar que não abdicam dos diretos conquistados

    Mundo

    Uma "mancha branca" sobressaiu esta terça-feira no Congresso norte-americano, durante o primeiro discurso de Donald Trump. A maioria das 66 mulheres representantes e delegadas do Partido Democrata vestiram-se de branco, num ato simbólico a fazer recordar o movimento sufragista feminino, que encorajava as apoiantes a vestirem-se de branco. Tal como então, a cor da pureza foi agora recuperada, desta feita para mostrar a Trump que as mulheres não abdicam dos direitos conquistados no início do século XX.

  • Treinador do "The Biggest Loser" teve ataque cardíaco

    Mundo

    Foi o próprio Bob Harper que partilhou a notícia no seu Instagram. O ex-treinador do famoso programa de televisão sofreu um ataque cardíaco enquanto treinava no ginásio. Esteve oito dias internado mas, felizmente, já está em casa a recuperar.

  • Prisões recebem manual para lidar com fugas
    2:07

    País

    O Governo vai fazer o maior investimento de sempre nos serviços prisionais. São 2.600 milhões de euros para reforçar a segurança nas prisões. Entretanto. já foi distribuído um manual de procedimentos em caso de fuga.