sicnot

Perfil

Corrupção na FIFA

Corrupção na FIFA

Corrupção na FIFA

Blatter, Valcke e Kattner receberam 71 M€ em 5 anos

A FIFA informou hoje as autoridades norte-americana e suíça sobre os valores pagos em salários e prémios a Joseph Blatter e dois antigos dirigentes, Jerôme Valcke e Markus Kattner. Os três antigos dirigentes receberam perto de 71 milhões de euros durante cinco anos.

Blatter, Valcke e Kattner em 2007

Blatter, Valcke e Kattner em 2007

© Andreas Meier / Reuters

O anúncio da FIFA surge um dia depois de o Ministério Público da Suíça ter apreendido vários documentos e material informático durante buscas realizadas na sede da instituição, em Zurique, no âmbito do escândalo de corrupção que abalou o organismo regulador do futebol mundial.

"As evidências parecem revelar um esforço coordenado dos três antigos dirigentes de cúpula da FIFA para enriquecerem através de aumentos salariais anuais, bónus do Campeonato do Mundo e outros incentivos, no total de mais de 79 milhões de francos suíços [71 milhões de euros]", disse Bill Burck, da empresa de advogados responsável pela auditoria interna.

A FIFA disse que já informou a justiça helvética das descobertas da investigação que está a conduzir e que o fará em breve às autoridades norte-americanas, indicando que "alguns contratos contêm disposições que parecem violar a legislação suíça".

O comunicado emitido hoje pelo Ministério Público informa que "no seguimento na investigação em curso à FIFA [...], foram efetuadas buscas na sede da FIFA, com o objetivo de confirmar indícios existentes e recolher novas informações".

As autoridades judiciais suíças limitaram-se a precisar que foram apreendidos documentos e material informático, mas uma porta-voz da FIFA adiantou que o principal alvo das buscas foi o gabinete do alemão Kattner, ex-diretor financeiro e secretário-geral adjunto da instituição.

Kattner, que chegou a substituir interinamente o francês Jérôme Valcke, na sequência da suspensão imposta ao antigo secretário-geral da FIFA, foi despedido no mês passado, com o organismo a alegar que o alemão recebeu bónus no valor de milhões de dólares relativos a contratos que escondeu do organismo.

Com agências

  • Incêndio de Setúbal "quase dominado"
    4:04

    País

    O incêndio que deflagrou segunda-feira em Setúbal está "quase dominado", segundo informações da presidente da Câmara. Maria das Dores Meira diz que não há feridos a registar e que os habitantes já vão regressando a casa. Para ajudar no combate ao fogo foram enviados meios de Lisboa.

  • "Lancei um tema que os portugueses há muito queriam discutir"
    11:26
  • Danos Colaterais 
    18:55
    Reportagem Especial

    Reportagem Especial

    Jornal da Noite

    Nos últimos oito anos a banca perdeu 12 mil profissionais. A dimensão de despedimentos no setor é a segunda maior da economia portuguesa, só ultrapassada pela construção civil. A etapa mais complexa da história começou em 2008, com a nacionalização do BPN. Desde então, as saídas têm sido a regra. A reportagem especial desta terça-feira, "Danos Colaterais", dá voz aos despedidos da banca.