sicnot

Perfil

Corrupção na FIFA

Corrupção na FIFA

Corrupção na FIFA

Blatter foi ouvido durante 14 horas no Tribunal Arbitral do Desporto

O antigo presidente da FIFA Joseph Blatter foi ouvido esta quinta-feira no Tribunal Arbitral do Desporto (TAS, na sigla francesa), em Lausana, Suíça, durante 14 horas, para contestar a sua suspensão de seis anos de toda a atividade ligada ao futebol.

© Pierre Albouy / Reuters

"Foi uma longa jornada, Não posso afazer qualquer prognóstico", afirmou Blatter à saída das instalações do TAS, cerca das 21:30 (horas de Lisboa), depois de a audiência ter começado perto das 07:30.

O francês Michel Platini antigo presidente da UEFA também testemunhou no mesmo processo, uma vez que ambos estão suspensos na sequência de um controverso pagamento de 1,8 milhões de euros autorizado pelo suíço ao gaulês em 2011.

Em primeira instância, Blatter e Platini foram suspensos por oito anos pela justiça interna da FIFA, organismo abalado por um escândalo de corrupção, tendo sido considerados culpados de "abuso de posição", "conflito de interesses" e "gestão danosa".

Num segundo momento, a sanção foi reduzida a seis anos pela Comissão de recursos da FIFA.

Platini recorreu depois para o TAS, que fez recuar a inibição para quatro anos.

É nesse procedimento que se encontra agora o processo de Blatter, que também testemunhou em abril no caso de Platini.

Lusa

  • "Já só lhes resta uma coisa: bisbilhotar comunicações privadas"
    2:57

    Caso CGD

    O primeiro-ministro diz que o PSD atingiu o grau zero da política, quando chegou à "bisbilhotice" de querer ver as mensagens trocadas entre o ministro das Finanças e António Domingues. A polémica da Caixa Geral de Depósitos voltou a marcar o debate quinzenal, com António Costa a garantir que nunca esteve em causa a entrega de declarações da administração. Já o PSD e o CDS a acusaram o Governo de violar as regras da transparência e de oprimir os direitos da oposição.

  • Compensa comprar a granel?
    8:39
  • Técnica de defesa contra aperto de mão de Donald Trump
    1:39
  • Vídeo mostra aterragem de Harrison Ford que quase causou um desastre

    Mundo

    Harrison Ford quase provocou um grave acidente quando, ao pilotar um dos seus aviões, falhou a pista de aterragem e esteve muito perto de chocar contra um um Boeing 737, com mais de 100 pessoas a bordo. O incidente com o ator norte-americano, considerado um piloto experiente, aconteceu na passada segunda-feira, dia 13, no Condado de Orange, na Califórnia, e o momento foi captado em vídeo.

  • Descoberta nova espécie de primatas em Angola

    Mundo

    Uma equipa britânica de cientistas descobriu uma nova espécie de galagos anões, um primata pertencente à família dos galonídeos - comum na África subsariana -, na floresta ameaçada da Kumbira, localizada na província do Cuanza Sul, noroeste de Angola.

  • Vestidos da princesa Diana em exposição
    1:29

    Mundo

    As roupas mais emblemáticas da princesa Diana vão estar em exposição no Palácio de Kensington, em Londres, a partir de sexta-feira. O objetivo é mostrar a evolução do estilo da princesa de Gales, considerada um dos maiores ícones de moda de sempre.