sicnot

Perfil

Corrupção na FIFA

Corrupção na FIFA

Corrupção na FIFA

Blatter foi ouvido durante 14 horas no Tribunal Arbitral do Desporto

O antigo presidente da FIFA Joseph Blatter foi ouvido esta quinta-feira no Tribunal Arbitral do Desporto (TAS, na sigla francesa), em Lausana, Suíça, durante 14 horas, para contestar a sua suspensão de seis anos de toda a atividade ligada ao futebol.

© Pierre Albouy / Reuters

"Foi uma longa jornada, Não posso afazer qualquer prognóstico", afirmou Blatter à saída das instalações do TAS, cerca das 21:30 (horas de Lisboa), depois de a audiência ter começado perto das 07:30.

O francês Michel Platini antigo presidente da UEFA também testemunhou no mesmo processo, uma vez que ambos estão suspensos na sequência de um controverso pagamento de 1,8 milhões de euros autorizado pelo suíço ao gaulês em 2011.

Em primeira instância, Blatter e Platini foram suspensos por oito anos pela justiça interna da FIFA, organismo abalado por um escândalo de corrupção, tendo sido considerados culpados de "abuso de posição", "conflito de interesses" e "gestão danosa".

Num segundo momento, a sanção foi reduzida a seis anos pela Comissão de recursos da FIFA.

Platini recorreu depois para o TAS, que fez recuar a inibição para quatro anos.

É nesse procedimento que se encontra agora o processo de Blatter, que também testemunhou em abril no caso de Platini.

Lusa

  • Portugal vai fechar fronteiras durante a visita do Papa

    País

    O Conselho de Ministros aprovou hoje a reposição temporária do controlo de fronteiras durante a visita do papa Francisco em maio a Fátima. A reposição do controlo de fronteiras decorrerá entre 00:00 de 10 de maio e as 00:00 de 14 de maio.

  • Descoberta nova espécie de tiranossauro

    Mundo

    Uma nova espécie de dinossauros predadores, um tiranossauro com uma forma incomum de evolução, foi descoberta por uma equipa internacional de cientistas, segundo um artigo científico hoje publicado pela revista Nature.

  • Juncker reprova com ironia apoio de Trump

    Brexit

    O Presidente da Comissão Europeia disse hoje com ironia que promoverá a independência do Ohio ou de Austin, no Texas, em relação aos Estados Unidos se o presidente Donald Trump continuar a incitar países europeu a seguirem o Brexit.

  • "Civis devem ser prioridade absoluta no Iraque", diz Guterres

    Mundo

    O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, chegou hoje ao Iraque para abordar a situação da ajuda humanitária, e pediu que a proteção dos civis seja a "prioridade absoluta" à medida que as forças iraquianas batalham para retomar Mossul.

  • Fomos conhecer o novo Samsung S8
    1:42