sicnot

Perfil

Queda do BES

"Grandes homens medem-se pela capacidade de reconhecer erros”

"Grandes homens medem-se pela capacidade de reconhecer erros”

José Gomes Ferreira

José Gomes Ferreira

Diretor-Adjunto de Informação SIC

O antigo presidente da Portugal Telecom, Henrique Granadeiro, disse ontem no Parlamento estar convencido de que Zeinal Bava, antigo gestor da operadora, conhecia o investimento da empresa em dívida da Rioforte. Antes, Henrique Granadeiro disse ser responsável apenas por um investimento de 200 milhões de euros da PT SGPS na Rioforte, num total de 897 milhões de euros. José Gomes Ferreira elogia o depoimento de Granadeiro na comissão parlamentar de inquérito ao caso BES e sublinha que os "grandes homens medem-se pela capacidade de reconhecer erros e não só pelas virtudes". Na análise feita no Primeiro Jornal, José Gomes Ferreira realçou também que “há uma grande diferença entre este depoimento e o de Zeinal Bava”.

  • Granadeiro acusa Morais Pires de ocultar informação sobre GES
    2:27

    Economia

    O ex-presidente da PT SGPS Henrique Granadeiro acusa o antigo administrador financeiro do BES, Morais Pires, de ter ocultado informação sobre o Grupo Espírito Santo (GES), que levou a Portugal Telecom (PT) a perder quase 900 milhões de euros com a Rioforte. Granadeiro assumiu parte da culpa pelo investimento ruinoso, mas sugere que o então presidente executivo Zeinal Bava não só sabia, como ordenou parte da operação.

  • "Fiz coisas de que me envergonho"
    2:31
  • Portugal é o segundo país da Europa com mais emigrantes
    1:39

    País

    São 2,3 milhões os portugueses que vivem no estrangeiro, ou seja, 22% da população. O último relatório do Observatório da Emigração relativo a 2015 mostra que se manteve o mesmo número de saídas de Portugal para o estrangeiro registadas no pico atingido em 2013: acima das 110 mil por ano. O Reino Unido é o principal país de destino.

  • Descoberta produção de canábis em abrigo nuclear 

    Mundo

    A polícia britânica descobriu, no sul de Inglaterra, um antigo abrigo nuclear subterrâneo adaptado à produção de canábis em grande escala. A operação levou à detenção de cinco homens e um adolescente de 15 anos. Foram também apreendidas milhares de plantas de canábis.

  • Carnaval na Almirante Reis
    2:39

    País

    Lisboa também celebra o Carnaval e esta manhã mais de três mil crianças participaram num desfile pela Avenida Almirante Reis, alunas de escolas públicas e privadas de 24 nacionalidades. Na freguesia de Arroios vivem estrangeiros de 79 nacionalidades.