sicnot

Perfil

Queda do BES

Queda do BES

Queda do BES

Relatório sobre BES Angola deve chegar ao Parlamento na próxima semana

O Banco de Portugal (BdP) estima que o bloco da auditoria forense que a Deloitte conduziu ao BES e às suas ligações com o BES Angola (BESA) chegue à comissão parlamentar de inquérito sobre o tema na próxima semana.

Na carta introdutória do primeiro bloco da auditoria, que chegou ao Parlamento na quarta-feira, o BdP realça que "é expectável que um segundo relatório, relativo às relações mantidas entre o BES e o BESA, seja formalmente entregue no decurso da segunda semana de março, seguindo-se a imediata comunicação do respetivo sumário executivo a essa comissão".

O supervisor indica no texto, a que agência Lusa teve acesso, que há ainda três outros blocos da auditoria que estão neste momento a ser ultimados que se estima que sejam "formalmente entregues ao BdP no decurso do mês de março".

Um desses blocos, que também se reveste de especial importância, diz respeito ao "reflexo no ativo do acréscimo do passivo financeiro da Espírito Santo International (ESI)".

O primeiro bloco da auditoria foi noticiado inicialmente pelo Jornal de Negócios na noite de quarta-feira e nele é revelado que Ricardo Salgado "desobedeceu ao Banco de Portugal 21 vezes, entre dezembro de 2013 e julho de 2014", e "praticou atos dolosos de gestão ruinosa".

Salgado, entretanto, pediu já hoje "um efetivo direito ao contraditório" e "uma defesa com a mínima igualdade de armas" sobre as investigações a decorrer.



Lusa
  • Auditoria aponta quatro atos de gestão ruinosa à administração de Salgado
    1:57

    Queda do BES

    O Banco de Portugal já enviou ao Ministério Público os resultados da auditoria forense ao BES. O documento dá conta de 21 desobediências de Ricardo Salgado ao supervisor em apenas sete meses e de pelo menos quatro práticas de gestão ruinosa. É ainda dito que foram feitos empréstimos a administradores do BES e a empresas do Grupo Espírito Santo às escondidas do Banco de Portugal, que já tinha proibido qualquer crédito.

  • Associação dos lesados do BES diz que auditoria dá razão aos que estão a perder dinheiro
    0:47

    Queda do BES

    A Associação Indignados e Enganados do Papel Comercial, que representa os lesados do Banco Espírito Santo (BES), considera que a auditoria à instituição vem dar razão a quem reclama o dinheiro de volta. O relatório reforça a ideia de que há uma distinção entre os pequenos aforradores e os investidores de risco, realça Mário Gomes, membro da associação Algo que a associação defende desde o colapso do banco.

  • CDS quer que Governo revele detalhes do negócio do Novo Banco
    0:46

    Economia

    O CDS considera fundamental que o Governo revele os detalhes do negócio do Novo Banco para que pare com a especulação. Os centristas guardam uma posição política para depois de serem conhecidos os pormenores e lembram, mais uma vez, que o Executivo tem uma maioria parlamentar de Esquerda que o apoia.

  • ASAE faz doação de roupa apreendida
    1:15

    País

    A ASAE doou cerca de 200 peças de vestuário à Associação CAIS, apreendidas em ações de fiscalização. O valor destas peças é de quase 10 mil euros. Em 2016, a ASAE fez 100 ações de doação, um total de aproximadamente 14 mil peças.

  • PSD tem dúvidas sobre legalidade da taxa de proteção civil de Lisboa
    0:33

    País

    O PSD disse esta quarta-feira que a taxa de proteção civil da Câmara de Lisboa é um imposto e tem dúvidas sobre a legalidade. Numa reação ao envio deste diploma para o Tribunal Constitucional pelo Provedor de Justiça, os sociais-democratas deixaram ainda a promessa de acabar com a taxa, caso vençam as eleições na capital.

  • Conheça o Spa para recém-nascidos
    1:28

    Mundo

    Chama-se Baby Spa Perth e fica na Austrália. Nos últimos dias, o mundo ficou a conhecer este spa graças às fotografias dos bebés com as boias, que se tornaram virais nas redes sociais. O spa tem hidroterapia personalizada e massagens relaxantes. A boia, Bubby, permite que os bebés possam flutuar na água, sozinhos e em segurança.

    Patrícia Almeida

  • A rã que brilha no escuro
    2:08

    Mundo

    É a última descoberta do reino animal. Foi encontrada acidentalmente na Argentina uma nova espécie de rã, fluorescente.