sicnot

Perfil

Queda do BES

Queda do BES

Queda do BES

Relatório sobre BES Angola deve chegar ao Parlamento na próxima semana

O Banco de Portugal (BdP) estima que o bloco da auditoria forense que a Deloitte conduziu ao BES e às suas ligações com o BES Angola (BESA) chegue à comissão parlamentar de inquérito sobre o tema na próxima semana.

Na carta introdutória do primeiro bloco da auditoria, que chegou ao Parlamento na quarta-feira, o BdP realça que "é expectável que um segundo relatório, relativo às relações mantidas entre o BES e o BESA, seja formalmente entregue no decurso da segunda semana de março, seguindo-se a imediata comunicação do respetivo sumário executivo a essa comissão".

O supervisor indica no texto, a que agência Lusa teve acesso, que há ainda três outros blocos da auditoria que estão neste momento a ser ultimados que se estima que sejam "formalmente entregues ao BdP no decurso do mês de março".

Um desses blocos, que também se reveste de especial importância, diz respeito ao "reflexo no ativo do acréscimo do passivo financeiro da Espírito Santo International (ESI)".

O primeiro bloco da auditoria foi noticiado inicialmente pelo Jornal de Negócios na noite de quarta-feira e nele é revelado que Ricardo Salgado "desobedeceu ao Banco de Portugal 21 vezes, entre dezembro de 2013 e julho de 2014", e "praticou atos dolosos de gestão ruinosa".

Salgado, entretanto, pediu já hoje "um efetivo direito ao contraditório" e "uma defesa com a mínima igualdade de armas" sobre as investigações a decorrer.



Lusa
  • Auditoria aponta quatro atos de gestão ruinosa à administração de Salgado
    1:57

    Queda do BES

    O Banco de Portugal já enviou ao Ministério Público os resultados da auditoria forense ao BES. O documento dá conta de 21 desobediências de Ricardo Salgado ao supervisor em apenas sete meses e de pelo menos quatro práticas de gestão ruinosa. É ainda dito que foram feitos empréstimos a administradores do BES e a empresas do Grupo Espírito Santo às escondidas do Banco de Portugal, que já tinha proibido qualquer crédito.

  • Associação dos lesados do BES diz que auditoria dá razão aos que estão a perder dinheiro
    0:47

    Queda do BES

    A Associação Indignados e Enganados do Papel Comercial, que representa os lesados do Banco Espírito Santo (BES), considera que a auditoria à instituição vem dar razão a quem reclama o dinheiro de volta. O relatório reforça a ideia de que há uma distinção entre os pequenos aforradores e os investidores de risco, realça Mário Gomes, membro da associação Algo que a associação defende desde o colapso do banco.

  • As alterações na carta de condução que ajudam a poupar
    6:16
  • George H. Bush nos cuidados intensivos e mulher também hospitalizada

    Mundo

    O antigo Presidente dos Estados Unidos da América e a sua mulher estão hospitalizados em Houston, no Texas. George H. W. Bush foi admitido no sábado, devido a um problema respiratório derivado de pneumonia, enquanto Barbara Bush entrou esta quarta-feira no hospital, por sintomas de fadiga e tosse.

  • Nevão provocou corte de energia no centro dos EUA
    1:37

    Mundo

    Uma tempestade de neve no centro dos Estados Unidos da América provocou cortes no abastecimento de eletricidade, atrasos em voos e dificuldades na circulação rodoviária. Em Espanha, a descida das temperaturas levou à emissão de avisos em 30 províncias de norte a sul do país e deixou 27.700 alunos sem aulas em Valência.

  • Cadela sobrevive após engolir faca de cozinha

    Mundo

    Na Escócia, uma história de sobrevivência, no mínimo, bicuda. Uma cadela engoliu uma faca de cozinha com mais de 20 centímetros, manteve-a dentro de si durante algumas semanas mas sobreviveu, depois de ser operada de urgência..