sicnot

Perfil

Queda do BES

Queda do BES

Queda do BES

Lesados do BES promovem "grande manifestação" em Viseu

Os clientes que subscreveram papel comercial do Grupo Espírito Santo (GES) aos balcões do Banco Espírito Santo (BES) promovem na quinta-feira uma ação de protesto na delegação do Banco de Portugal e num balcão do Novo Banco em Viseu.

ESTELA SILVA

"Vamos fazer uma grande manifestação em Viseu nesta quinta-feira, dentro do Banco de Portugal e no Novo Banco", avançou hoje à agência Lusa Ricardo Ângelo, líder da Associação de Indignados e Enganados do Papel Comercial (AIEPC), especificando que o protesto terá início ao final da manhã (pelas 11:30).

O responsável espera que a adesão à iniciativa seja significativa, revelando que além dos lesados que moram na região, e de todos os outros que se vão deslocar das várias zonas do país, estão já marcados dois autocarros que vão partir de Lisboa e do Porto com manifestantes.

Hoje, a AIEPC enviou cartas-convite ao Novo Banco, ao Banco de Portugal (BdP), à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) e ao Ministério das Finanças a desafiar estas entidades "para se reunirem todas a uma mesa de forma a resolver o problema das 2.500 famílias que subscreveram papel comercial do GES", informou Ricardo Ângelo.

"Queremos juntar todas estas entidades com os lesados do papel comercial porque todos falharam, especialmente o BdP e a CMVM", sublinhou.

Ricardo Ângelo confirmou ainda que a AIEPC se vai reunir na quinta-feira com a CMVM para debater a questão do papel comercial e tentar encontrar soluções para a resolver.

O líder da AIEPC não vai estar presente no encontro com o supervisor do mercado português, já que vai participar na manifestação dos clientes em Viseu, mas a associação vai estar representada por três membros.

Um dos representantes da AIEPC que se vai reunir com a CMVM é Luís Miguel Henrique, advogado que se notabilizou na liderança da Associação de Defesa dos Clientes do Banco Privado Português (ADCBPP).

Ricardo Ângelo revelou à Lusa que este reforço de peso foi formalizado como representante legal da AIEPC na terça-feira.

Lusa
  • A solução para o papel comercial do BES
    2:08

    Queda do BES

    Uma das soluções para o problema do papel comercial poderá passar pela troca dos títulos de dívida do Grupo Espírito Santo por dívida subordinada do Novo Banco. A hipótese é complexa e implica grandes perdas do valor investido, mas poderá ajudar a recuperar uma parte. A SIC sabe que o Banco de Portugal poderá aceitar esta solução, se vier a ser apresentada.

  • "Cada drama, cada problema, cada testemunho, impressiona muito"
    1:55
  • Clínica veterinária em Tondela recebeu dezenas de animais feridos nos fogos
    2:57
  • Temperaturas sobem até ao final do mês
    1:09

    País

    O tempo não dá tréguas e, até ao final do mês, as temperaturas vão atingir valores acima do normal para esta época do ano. As temperaturas máximas vão subir entre os 25 e os 32 graus. O risco de incêndio aumenta a partir desta segunda-feira em todo o país e os meios aéreos, viaturas, operacionais e equipas de patrulha vão ser reforçados.

  • Maioria das praias do Algarve já não tem nadador-salvador
    2:19

    País

    A lei não obrigada os concessionários a garantir o serviço e, por isso, a esmagadora maioria das praias do Algarve está sem vigilância desde 30 de setembro. Ainda assim, os areais vão atraindo milhares de banhistas com as temperaturas altas que ainda se fazem sentir. Um nadador-salvador recomenda os banhistas a não nadar e, em dias de ondulação, evitar caminhadas à beira-mar.

  • Parlamento catalão vai responder à ativação do artigo 155
    1:54
  • A história por detrás da fotografia que correu (e impressionou) o Mundo

    Mundo

    Depois dos incêndios da semana passada na Galiza, começou a circular na internet e nas redes sociais a imagem de uma cadela que alegadamente levava a sua cria carbonizada na boca. Contudo, a cadela é na verdade macho e chama-se Jacki. Esta é a história do cão que passou os dias após os fogos a recolher animais mortos para os enterrar num campo perto de uma igreja, em Coruxo, Vigo.

    SIC

  • Quando o cão de Macron fez chichi no gabinete do Presidente francês
    0:31