sicnot

Perfil

Queda do BES

Queda do BES

Queda do BES

Lesados do BES promovem "grande manifestação" em Viseu

Os clientes que subscreveram papel comercial do Grupo Espírito Santo (GES) aos balcões do Banco Espírito Santo (BES) promovem na quinta-feira uma ação de protesto na delegação do Banco de Portugal e num balcão do Novo Banco em Viseu.

ESTELA SILVA

"Vamos fazer uma grande manifestação em Viseu nesta quinta-feira, dentro do Banco de Portugal e no Novo Banco", avançou hoje à agência Lusa Ricardo Ângelo, líder da Associação de Indignados e Enganados do Papel Comercial (AIEPC), especificando que o protesto terá início ao final da manhã (pelas 11:30).

O responsável espera que a adesão à iniciativa seja significativa, revelando que além dos lesados que moram na região, e de todos os outros que se vão deslocar das várias zonas do país, estão já marcados dois autocarros que vão partir de Lisboa e do Porto com manifestantes.

Hoje, a AIEPC enviou cartas-convite ao Novo Banco, ao Banco de Portugal (BdP), à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) e ao Ministério das Finanças a desafiar estas entidades "para se reunirem todas a uma mesa de forma a resolver o problema das 2.500 famílias que subscreveram papel comercial do GES", informou Ricardo Ângelo.

"Queremos juntar todas estas entidades com os lesados do papel comercial porque todos falharam, especialmente o BdP e a CMVM", sublinhou.

Ricardo Ângelo confirmou ainda que a AIEPC se vai reunir na quinta-feira com a CMVM para debater a questão do papel comercial e tentar encontrar soluções para a resolver.

O líder da AIEPC não vai estar presente no encontro com o supervisor do mercado português, já que vai participar na manifestação dos clientes em Viseu, mas a associação vai estar representada por três membros.

Um dos representantes da AIEPC que se vai reunir com a CMVM é Luís Miguel Henrique, advogado que se notabilizou na liderança da Associação de Defesa dos Clientes do Banco Privado Português (ADCBPP).

Ricardo Ângelo revelou à Lusa que este reforço de peso foi formalizado como representante legal da AIEPC na terça-feira.

Lusa
  • A solução para o papel comercial do BES
    2:08

    Queda do BES

    Uma das soluções para o problema do papel comercial poderá passar pela troca dos títulos de dívida do Grupo Espírito Santo por dívida subordinada do Novo Banco. A hipótese é complexa e implica grandes perdas do valor investido, mas poderá ajudar a recuperar uma parte. A SIC sabe que o Banco de Portugal poderá aceitar esta solução, se vier a ser apresentada.

  • Meryl Streep mais uma vez candidata a um Óscar

    Óscares 2017

    Aos 67 anos, Meryl Streep soma mais uma nomeação para aqueles que são os prémios mais cobiçados de Hollywood. A atriz foi nomeada pela interpretação em "Florence, Uma Diva Fora de Tom". Esta é vigésima vez que a Academia reconhece o trabalho da atriz, que já levou o Óscar para casa três vezes.

    Miguel Domingos

  • Polanski recusa presidir aos "César" por caso de violação em 1977
    1:55

    Cultura

    Roman Polanski já não vai presidir à cerimónia dos prémios César, o equivalente aos Óscares em França. A decisão de se afastar foi tomada esta terça-feira pelo próprio cineasta, na sequência da polémica em que se viu envolvido assim que foi convidado. Em 1977, Polanski foi acusado de ter violado uma adolescente de 13 anos, na Califórnia, declarando-se culpado. O realizador foi agora pressionado por associações feministas, redes sociais e pela ministra francesa dos direitos das mulheres. O diretor do Festival de Cannes Thierry Fremaux diz que falou com o realizador e acha que não é necessário "adicionar mais problemas ao problema".

  • Marcelo quer fazer mais e melhor
    0:48
  • "Andem lá com isso!"
    0:42
  • "A Miss Helsínquia é a mulher mais feia que já vi num concurso de beleza"

    Mundo

    Sephora Lindsay Ikabala venceu o concurso Miss Helsínquia 2017 e, desde então, tem vindo a ser insultada e criticada nas redes sociais. A nigeriana de 19 anos vive na cidade desde criança. "A Miss Helsínquia é literalmente a mulher mais feia que já vi num concurso de beleza", é apenas um dos muitos comentários que circula nas redes sociais.