sicnot

Perfil

Queda do BES

Queda do BES

Queda do BES

Lesados do BES promovem "grande manifestação" em Viseu

Os clientes que subscreveram papel comercial do Grupo Espírito Santo (GES) aos balcões do Banco Espírito Santo (BES) promovem na quinta-feira uma ação de protesto na delegação do Banco de Portugal e num balcão do Novo Banco em Viseu.

ESTELA SILVA

"Vamos fazer uma grande manifestação em Viseu nesta quinta-feira, dentro do Banco de Portugal e no Novo Banco", avançou hoje à agência Lusa Ricardo Ângelo, líder da Associação de Indignados e Enganados do Papel Comercial (AIEPC), especificando que o protesto terá início ao final da manhã (pelas 11:30).

O responsável espera que a adesão à iniciativa seja significativa, revelando que além dos lesados que moram na região, e de todos os outros que se vão deslocar das várias zonas do país, estão já marcados dois autocarros que vão partir de Lisboa e do Porto com manifestantes.

Hoje, a AIEPC enviou cartas-convite ao Novo Banco, ao Banco de Portugal (BdP), à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) e ao Ministério das Finanças a desafiar estas entidades "para se reunirem todas a uma mesa de forma a resolver o problema das 2.500 famílias que subscreveram papel comercial do GES", informou Ricardo Ângelo.

"Queremos juntar todas estas entidades com os lesados do papel comercial porque todos falharam, especialmente o BdP e a CMVM", sublinhou.

Ricardo Ângelo confirmou ainda que a AIEPC se vai reunir na quinta-feira com a CMVM para debater a questão do papel comercial e tentar encontrar soluções para a resolver.

O líder da AIEPC não vai estar presente no encontro com o supervisor do mercado português, já que vai participar na manifestação dos clientes em Viseu, mas a associação vai estar representada por três membros.

Um dos representantes da AIEPC que se vai reunir com a CMVM é Luís Miguel Henrique, advogado que se notabilizou na liderança da Associação de Defesa dos Clientes do Banco Privado Português (ADCBPP).

Ricardo Ângelo revelou à Lusa que este reforço de peso foi formalizado como representante legal da AIEPC na terça-feira.

Lusa
  • A solução para o papel comercial do BES
    2:08

    Queda do BES

    Uma das soluções para o problema do papel comercial poderá passar pela troca dos títulos de dívida do Grupo Espírito Santo por dívida subordinada do Novo Banco. A hipótese é complexa e implica grandes perdas do valor investido, mas poderá ajudar a recuperar uma parte. A SIC sabe que o Banco de Portugal poderá aceitar esta solução, se vier a ser apresentada.

  • Sismo de magnitude 4,0 provoca um morto em Nápoles

    Mundo

    Um sismo de magnitude 4,0 na escala de Richter atingiu esta segunda-feira a ilha de Ísquia no golfo de Nápoles, no mar Tirreno, no sul de Itália. De acordo com o jornal La Stampa uma mulher terá morrido e dois feridos estarão em perigo de vida.

  • A easyJet não está a oferecer bilhetes no Facebook. Cuidado, é uma burla

    País

    Se esteve no Facebook nos últimos dias, provavelmente reparou na oferta de dois bilhetes para uma viagem da easyJet, a propósito do 22.º aniversário da companhia aérea britânica. Uma viagem para dois tinha tudo para correr bem, não fosse um esquema de burla, criado para obter os dados pessoais dos utilizadores que partilham a publicação na rede social.

  • Brasileiros procuram Portugal
    3:59

    País

    Viver em Portugal é hoje em dia um grande sonho da classe média brasileira. De acordo com o Ministério dos Negócios Estrangeiros, só em 2016, o número de vistos de residência aumentarem em mais de 30%. A língua, a segurança e a qualidade de vida são as razões apontadas para a mudança. Todos os dias, no consulado português no Rio de Janeiro, para a obtenção de vistos.

  • Big Ben em silêncio durante quatro anos
    2:15

    Mundo

    Esta segunda-feira ficou marcada pelas últimas badaladas dos famosos sinos do Big Ben, em Londres, no Reino Unido. A torre, na qual está instalada o relógio mais famoso do mundo, vai entrar em obras e os sinos só vão voltar a tocar em 2021.

  • Garrafa lançada ao mar em Rhodes recebe resposta de Gaza
    1:43

    Mundo

    A história parece de filme, mas aconteceu numa praia de Gaza. Um casal britânico lançou uma garrafa com uma mensagem ao mar, em julho, na ilha grega de Rhodes. A garrafa foi encontrada por um pescador numa praia de Gaza, que aproveitou para enviar a resposta, na qual falou sobre as restrições impostas por Israel.