sicnot

Perfil

Queda do BES

Queda do BES

Queda do BES

Morais Pires diz que Salgado e Granadeiro combinaram investimento da PT na Rioforte

O antigo administrador financeiro do BES Amílcar Morais Pires garante que Ricardo Salgado e o ex-presidente da Portugal Telecom Henrique Granadeiro fizeram uma "combinação" para o investimento na Rioforte.

"O que existiu não foi uma proposta seguida de uma aceitação, mas sim uma combinação. E essa combinação foi feita entre o dr. Ricardo Salgado e o dr. Henrique Granadeiro", diz Morais Pires numa carta que hoje chegou às mãos do presidente da comissão parlamentar de inquérito à gestão do BES e do Grupo Espírito Santo (GES), Fernando Negrão, e à qual a agência Lusa teve acesso.

O antigo responsável do BES desmentiu declarações de Granadeiro na comissão de inquérito, quando este afirmou que Morais Pires havia feito uma proposta de investimento na Rioforte, 'holding' do GES. 

A comissão de inquérito teve a primeira audição a 17 de novembro passado e tinha inicialmente um prazo total de 120 dias, até 19 de fevereiro, mas foi prolongado por mais 60 dias.

Os trabalhos dos parlamentares têm por objetivo "apurar as práticas da anterior gestão do BES, o papel dos auditores externos e as relações entre o BES e o conjunto de entidades integrantes do universo do GES, designadamente os métodos e veículos utilizados pelo BES para financiar essas entidades".


Lusa
  • Granadeiro acusa Morais Pires de ocultar informação sobre GES
    2:27

    Economia

    O ex-presidente da PT SGPS Henrique Granadeiro acusa o antigo administrador financeiro do BES, Morais Pires, de ter ocultado informação sobre o Grupo Espírito Santo (GES), que levou a Portugal Telecom (PT) a perder quase 900 milhões de euros com a Rioforte. Granadeiro assumiu parte da culpa pelo investimento ruinoso, mas sugere que o então presidente executivo Zeinal Bava não só sabia, como ordenou parte da operação.

  • Ricciardi "de certeza que sabe mais do que eu"
    3:31

    Queda do BES

    Terminou perto da meia-noite, a audição no Parlamento a Amílcar Morais Pires, antigo "número dois" do BES de Ricardo Salgado. Morais Pires descartou responsabilidades e lembrou que José Maria Ricciardi, presidente do BES Investimento, também estava por dentro de muitas das decisões.

  • O que vai mudar nos recibos verdes
    2:55

    Economia

    Os trabalhadores independentes vão descontar menos para a Segurança Social já no próximo ano. A taxa vai descer dos 29,6% por cento para os 21,4%. A descida será compensada por um aumento das contribuições pagas pelos patrões. Há também alterações em caso de desemprego e o subsídio de doença passa a ser pago ao fim de 10 dias em vez de 31.

  • Bebé nasce com coração fora do peito e sobrevive
    2:06