sicnot

Perfil

Queda do BES

Queda do BES

Queda do BES

"Não terá andado o sistema financeiro a jogar à roleta com o contribuinte?"

O vice-primeiro-ministro, Paulo Portas, questionou hoje a atuação nos últimos anos dos intervenientes no sistema financeiro, reclamando "humildade" nestas matérias. 

IN\303\201CIO ROSA

"Não terá andado o sistema financeiro nos últimos anos a jogar à roleta com o contribuinte português?", questionou o governante na comissão parlamentar de inquérito à gestão do BES e do Grupo Espírito Santo (GES).

"Acho que temos de ter alguma humildade nestas coisas", acrescentou ainda, depois de Fernando Ulrich, presidente do BPI, ter dito de manhã no parlamento que uma eventual venda do Novo Banco com perdas por determinar e sem limites preestabelecidos é como "jogar à roleta com a estabilidade do sistema financeiro português".

A comissão de inquérito, que ouve Portas desde cerca das 15:10, teve a primeira audição a 17 de novembro passado e tinha inicialmente um prazo total de 120 dias, até 19 de fevereiro, mas foi prolongado por mais 60 dias.

Os trabalhos dos parlamentares têm por objetivo "apurar as práticas da anterior gestão do BES, o papel dos auditores externos e as relações entre o BES e o conjunto de entidades integrantes do universo do GES, designadamente os métodos e veículos utilizados pelo BES para financiar essas entidades".

Lusa
  • ANACOM apresenta recomendações para melhorar redes de telecomunicações
    1:17

    País

    A ANACOM entregou um conjunto de recomendações ao Governo, Parlamento, municípios e operadores de telecomunicações. A autoridade reguladora em Portugal das comunicações eletrónicas propõe que os cabos aéreos de telecomunicações sejam substituídos por cabos subterrâneos, entre outras coisas. O objetivo é impedir que as redes fiquem em baixo perante incêndios ou outras catástrofes.

  • Ministra do Mar não aceita suspensão da pesca da sardinha
    2:39

    Economia

    O organismo científico que aconselha a Comissão Europeia em matéria de pescas recomendou esta sexta-feira que Portugal e Espanha não pesquem sardinha no próximo ano. A Ministra do Mar não aceita esta recomendação de capturas zero e vai propor uma redução do limite de capturas de sardinha das 17 mil toneladas deste ano para cerca de 14 mil em 2018.

  • Atividade económica regista crescimento

    Economia

    A atividade económica portuguesa está a crescer ao maior ritmo dos últimos 17 anos. O crescimento registado em setembro é o mais elevado desde janeiro de 2000. Já o consumo privado registou uma diminuição face a agosto.

    SIC