sicnot

Perfil

Queda do BES

Queda do BES

Queda do BES

"Não terá andado o sistema financeiro a jogar à roleta com o contribuinte?"

O vice-primeiro-ministro, Paulo Portas, questionou hoje a atuação nos últimos anos dos intervenientes no sistema financeiro, reclamando "humildade" nestas matérias. 

IN\303\201CIO ROSA

"Não terá andado o sistema financeiro nos últimos anos a jogar à roleta com o contribuinte português?", questionou o governante na comissão parlamentar de inquérito à gestão do BES e do Grupo Espírito Santo (GES).

"Acho que temos de ter alguma humildade nestas coisas", acrescentou ainda, depois de Fernando Ulrich, presidente do BPI, ter dito de manhã no parlamento que uma eventual venda do Novo Banco com perdas por determinar e sem limites preestabelecidos é como "jogar à roleta com a estabilidade do sistema financeiro português".

A comissão de inquérito, que ouve Portas desde cerca das 15:10, teve a primeira audição a 17 de novembro passado e tinha inicialmente um prazo total de 120 dias, até 19 de fevereiro, mas foi prolongado por mais 60 dias.

Os trabalhos dos parlamentares têm por objetivo "apurar as práticas da anterior gestão do BES, o papel dos auditores externos e as relações entre o BES e o conjunto de entidades integrantes do universo do GES, designadamente os métodos e veículos utilizados pelo BES para financiar essas entidades".

Lusa
  • Cinco anos depois do incêndio na Serra do Caldeirão
    5:24
  • Destaques económicos que marcaram a semana
    2:03

    Economia

    A semana ficou marcada pela tragédia provocada pelos incêndios no centro do país. No entanto importa olhar para o que se passou noutras áreas e fazer um resumo das notícias relacionadas com a economia. 

  • Quer conhecer os cães mais feios do mundo?
    1:15

    Mundo

    Na Califórnia, nos Estados Unidos, já foi eleito o cão mais feio do mundo de 2017, num concurso que se repete há 29 anos. Com 57 quilos, Martha recebeu a distinção enquanto ressonava no palco.