sicnot

Perfil

Queda do BES

Queda do BES

Queda do BES

"Não terá andado o sistema financeiro a jogar à roleta com o contribuinte?"

O vice-primeiro-ministro, Paulo Portas, questionou hoje a atuação nos últimos anos dos intervenientes no sistema financeiro, reclamando "humildade" nestas matérias. 

IN\303\201CIO ROSA

"Não terá andado o sistema financeiro nos últimos anos a jogar à roleta com o contribuinte português?", questionou o governante na comissão parlamentar de inquérito à gestão do BES e do Grupo Espírito Santo (GES).

"Acho que temos de ter alguma humildade nestas coisas", acrescentou ainda, depois de Fernando Ulrich, presidente do BPI, ter dito de manhã no parlamento que uma eventual venda do Novo Banco com perdas por determinar e sem limites preestabelecidos é como "jogar à roleta com a estabilidade do sistema financeiro português".

A comissão de inquérito, que ouve Portas desde cerca das 15:10, teve a primeira audição a 17 de novembro passado e tinha inicialmente um prazo total de 120 dias, até 19 de fevereiro, mas foi prolongado por mais 60 dias.

Os trabalhos dos parlamentares têm por objetivo "apurar as práticas da anterior gestão do BES, o papel dos auditores externos e as relações entre o BES e o conjunto de entidades integrantes do universo do GES, designadamente os métodos e veículos utilizados pelo BES para financiar essas entidades".

Lusa
  • 81 deslocados devido ao fogo em Mação
    2:46
  • Alcongosta ficou sem água, luz e telecomunicações
    2:28

    País

    O incêndio na Serra da Gardunha está dominado, mas as aldeias que estiveram rodeadas pelo fogo ainda não regressaram à normalidade. Falta água, luz e telecomunicações no sopé de uma mancha enorme de terra queimada. O fogo destruiu ainda uma floresta na Serra da Gardunha e um antigo colégio.

  • Detida no Brasil portuguesa acusada de várias burlas nos últimos 20 anos
    3:04
  • GNR resgata 45 sírios no mar Egeu
    2:28

    Crise Migratória na Europa

    A Guarda Nacional Republicana já resgatou quase 300 migrantes no mar Egeu, ao largo da Grécia, desde o início de maio. Esta quarta-feira de madrugada, os militares salvaram 45 sírios que tentavam chegar à Grécia numa embarcação de borracha.