Salgado cita Pessoa para não pedir desculpa
Salgado cita Pessoa para não pedir desculpa
19.03.2015 17h39
O antigo líder do BES Ricardo Salgado citou hoje Fernando Pessoa na comissão parlamentar de inquérito à gestão do banco, recorrendo ao autor para dizer que vai continuar a defender a sua razão. Porque "pedir desculpa é pior do que não ter razão".
"Pedir desculpa é pior do que não ter razão. Eu estou aqui para defender a minha razão", disse Salgado, recorrendo a palavras do escritor português.
Na sua intervenção inicial nesta que é a sua segunda presença na comissão de inquérito, o ex-banqueiro citou também o padre António Vieira.
"Em nenhuma parte como em Portugal se gasta tanto papel, ou se gasta tanto em papéis" foi a citação utilizada por Salgado.
Da primeira vez que esteve na comissão, em dezembro de 2014, o antigo líder histórico do BES havia recorrido a um provérbio chinês: "O leopardo quando morre deixa a sua pele. Um homem quando morre o que deixa é a sua reputação", disse então.
A comissão de inquérito teve a primeira audição a 17 de novembro passado e a audição de hoje de Salgado é a primeira repetição nesta comissão.
A última audição prevista para a comissão de inquérito é a da ministra das Finanças, Maria Luís Albuquerque, que prestará novo depoimento perante os deputados na próxima quarta-feira.
Os trabalhos dos parlamentares têm por objetivo "apurar as práticas da anterior gestão do BES, o papel dos auditores externos e as relações entre o BES e o conjunto de entidades integrantes do universo do GES, designadamente os métodos e veículos utilizados pelo BES para financiar essas entidades".
Relacionados
- 0:54
Salgado diz que foi alvo de "julgamento sumário"
O antigo líder do BES Ricardo Salgado lamentou hoje ter sido alvo "de um julgamento sumário". Foi assim que abriu a sua intervenção na segunda audição na comissão parlamentar à queda do Grupo Espírito Santo.
- 1:02
Salgado acusa governador de "falta de isenção"
Ricardo Salgado revelou hoje que avançou com um incidente de suspeição contra o governador do Banco de Portugal, por "falta de isenção". O antigo banqueiro do BES diz que foi alvo de uma "pré-condenação anunciada de viva voz e em direto" por Carlos Costa, sem provas.
- 0:51
Ricardo Salgado acusa Banco de Portugal de revelar auditoria "gota a gota"
Ricardo Salgado disse hoje no Parlamento que apenas soube dos resultados da auditoria forense ao BES através da imprensa. "É verdadeiramente inadmissível que uma parte interessada, o Banco de Portugal , ande a revelar, gota a gota, elementos para que haja um julgamento", acusou.
Na Homepage
- 1:25
-
Benfica vence no Estoril com golo nos descontos
Um golo de Salvio nos descontos deu este sábado ao Benfica uma vitória no terreno do Estoril Praia, por 2-1, em jogo da 31.ª jornada da I Liga, colocando os encarnados provisoriamente na liderança.
- 1:10
Ivo Vieira acredita na permanência, Rui Vitória diz que nada está decidido
O treinador do Estoril, Ivo Vieira, continua a acreditar que os canarinhos vão garantir a permanência na Primeira Liga. Do lado do Benfica, Rui Vitória lamentou os golos desperdiçados e afirmou que o campeonato não está decidido.
21.04.2018 às 23h53
- 1:33
-
- 1:19
O "telefone vermelho" entre Coreias é, afinal, branco e já está operacional
21.04.2018 às 15h21
- 2:32
-
-
Índia aprova pena de morte para violadores de crianças com menos de 12 anos
21.04.2018 às 17h27
-
Fotos da semana
Nesta semana que agora termina, mostramos-lhe a atualidade nacional e internacional em imagens.