sicnot

Perfil

Queda do BES

Queda do BES

Queda do BES

Novo Banco apresenta solução para lesados com papel comercial do GES

O Novo Banco apresentou ao Banco de Portugal uma proposta técnica para os clientes lesados com papel comercial do Grupo Espírito Santo. A SIC sabe que a solução passa por um plano de pagamentos a médio prazo, num máximo de 10 anos, à imagem da solução que foi encontrada para a dívida do próprio BES.

A proposta é complexa mas os clientes podem vir a recuperar, pelo menos, metade do dinheiro investido, ao fim de alguns anos. (Arquivo)

A proposta é complexa mas os clientes podem vir a recuperar, pelo menos, metade do dinheiro investido, ao fim de alguns anos. (Arquivo)

© Hugo Correia / Reuters

Numa primeira fase, os clientes trocam os títulos por dívida subordinada do Novo Banco e estes novos títulos ficam depositados no Novo Banco, a render juros. O capital será pago em prazos alargados, mas com condições.

O pagamento fica dependente da recuperação de, pelo menos, uma parte do valor de mercado do papel comercial das empresas do Grupo Espírito Santo.
 
A proposta é complexa mas os clientes podem vir a recuperar, pelo menos, metade do dinheiro investido, ao fim de alguns anos

Entre as várias propostas em cima da mesa, esta é considerada a mais viável e por isso está a ser analisada pelas equipas de Stock da Cunha e de Carlos Costa.
  • Lesados do papel comercial do GES protestam em Viseu
    3:22

    Queda do BES

    Um balcão do Novo Banco em Viseu foi hoje invadido por dezenas de pessoas. O protesto seguiu depois para o Banco de Portugal em Viseu. Invadiram também as instalações do BCP e do Montepio e voltaram à agência do antigo BES. Exigem o dinheiro que foi aplicado em papel comercial do Grupo Espírito Santo. Há quem tenha perdido milhares de euros ou todas as poupanças de uma vida.

  • Atores recriam cena em que um homem é vítima de violência doméstica
    1:35
  • Ministério Público admite eventual detenção do presidente do governo da Catalunha
    2:24
  • Bispo vermelho

    "Recebia trabalhadores e sindicalistas, batia à porta de políticos e empresários, andava pelas ruas da cidade ao encontro dos que das ruas da cidade faziam casa". Joaquim Franco evoca Manuel Martins, o "bispo vermelho".

    Joaquim Franco

  • Apreendidos quase 7.000 comprimidos ilegais vendidos pela internet
    1:43

    País

    O Infarmed e a Autoridade Tributária apreenderam perto de 7.000 unidades de comprimidos ilegais.A apreensão aconteceu no âmbito de uma operação internacional da Interpol de combate aos medicamentos ilegais vendidos pela internet, explicou à SIC Luís Sande e Castro, diretor da Unidade de Inpeção do Infarmed.

  • Passageiro detido com 1 kg de ouro no reto

    Mundo

    Os funcionários da alfândega do aeroporto de Colombo, Sri Lanka, estranharam o comportamento de um passageiro que "caminhava com dificuldade". Um exame completo revelou a valiosa carga que levava escondida... no tubo intestinal.