sicnot

Perfil

Queda do BES

Queda do BES

Queda do BES

Novo Banco apresenta solução para lesados com papel comercial do GES

O Novo Banco apresentou ao Banco de Portugal uma proposta técnica para os clientes lesados com papel comercial do Grupo Espírito Santo. A SIC sabe que a solução passa por um plano de pagamentos a médio prazo, num máximo de 10 anos, à imagem da solução que foi encontrada para a dívida do próprio BES.

A proposta é complexa mas os clientes podem vir a recuperar, pelo menos, metade do dinheiro investido, ao fim de alguns anos. (Arquivo)

A proposta é complexa mas os clientes podem vir a recuperar, pelo menos, metade do dinheiro investido, ao fim de alguns anos. (Arquivo)

© Hugo Correia / Reuters

Numa primeira fase, os clientes trocam os títulos por dívida subordinada do Novo Banco e estes novos títulos ficam depositados no Novo Banco, a render juros. O capital será pago em prazos alargados, mas com condições.

O pagamento fica dependente da recuperação de, pelo menos, uma parte do valor de mercado do papel comercial das empresas do Grupo Espírito Santo.
 
A proposta é complexa mas os clientes podem vir a recuperar, pelo menos, metade do dinheiro investido, ao fim de alguns anos

Entre as várias propostas em cima da mesa, esta é considerada a mais viável e por isso está a ser analisada pelas equipas de Stock da Cunha e de Carlos Costa.
  • Lesados do papel comercial do GES protestam em Viseu
    3:22

    Queda do BES

    Um balcão do Novo Banco em Viseu foi hoje invadido por dezenas de pessoas. O protesto seguiu depois para o Banco de Portugal em Viseu. Invadiram também as instalações do BCP e do Montepio e voltaram à agência do antigo BES. Exigem o dinheiro que foi aplicado em papel comercial do Grupo Espírito Santo. Há quem tenha perdido milhares de euros ou todas as poupanças de uma vida.

  • Marcelo e Costa unidos contra contagem do tempo integral de serviço
    2:45

    País

    Em menos de 24 horas, o Presidente da República e o primeiro-ministro deram publicamente sinais de que estão unidos contra a contagem de todo o tempo de serviço de professores e outros agentes do Estado para efeitos salariais. Marcelo Rebelo de Sousa e António Costa disseram que essa possibilidade é uma ilusão e que o país não tem condições para voltar aos níveis anteriores à crise.

  • Estudante português desaparecido no mar Báltico

    País

    Um jovem português de 21 anos desapareceu na segunda-feira, dia 13 de novembro, enquanto fazia uma viagem de cruzeiro entre a cidade finlandesa de Helsínquia e a capital da Suécia, Estocolmo. As autoridades locais fizeram buscas na madrugada em que Diogo Penalva caiu ao mar Báltico, por volta das duas da manhã.

  • Paris inaugura primeiro restaurante naturista

    Mundo

    Para entrar, é preciso retirar a roupa e apenas as mulheres podem permanecer calçadas. O primeiro restaurante naturista de Paris abriu em novembro para responder a uma necessidade em França, principal destino do mundo para os praticantes de nudismo.

  • Político indiano oferece 1,3 milhões por decapitação de atriz

    Mundo

    Deepika Padukone é uma das personagens principais do filme que retrata a relação entre uma rainha hindu e um governante muçulmano. O filme enfureceu um político do Governo indiano, que ofereceu 1,3 milhões de euros como recompensa a quem decapitasse a atriz. A polícia já destacou agentes para proteger a atriz, bem como a sua família.