sicnot

Perfil

Queda do BES

Queda do BES

Queda do BES

Construtor que deu 14 milhões a Salgado foi visto em Portugal

O homem que deu 14 milhões de euros a Ricardo Salgado pode ser acusado de desobediência. O jornal Expresso revela hoje que o construtor José Guilherme esteve em Portugal há duas semanas e não informou a comissão parlamentar de inquérito à gestão do grupo e do Banco Espírito Santo.

Os deputados querem ouvir José Guilherme sobre o dinheiro que ofereceu a Salgado e consideram que o empresário devia ter entrado em contacto com a comissão.
 
Em fevereiro, o construtor alegou razões de saúde e o facto de viver em Angola para não poder ir ao Parlamento prestar esclarecimentos sobre as ligações ao BES, mas no inicio deste mês foi visto na Amadora. 

A Comissão de Inquérito ao BES vai agora pedir ao Ministério Público que diga se houve ou não um crime de desobediência.
  • Descida da TSU inconstitucional?
    2:37

    TSU

    Especialistas ouvidos pela SIC põem em causa a constitucionalidade da descida da Taxa Social Única dos patrões, como contrapartida pelo aumento do salário mínimo. Como se trata de um imposto pago pelas empresas, só o Parlamento pode decidir uma alteração nas taxas. Neste caso, o Governo decidiu sozinho.

  • Autocarro com seguranças atacado em Braga
    0:42

    Desporto

    Dois autocarros que transportavam elementos de uma empresa de segurança foram atingidos por tiros e pedras depois do jogo entre o Sporting de Braga e o Vitória de Guimarães. O ataque deu-se a poucos quilómetros do Estádio Municipal de Braga. A PSP e a PJ estiveram no local a recolher provas.