sicnot

Perfil

Queda do BES

Queda do BES

Queda do BES

Sete propostas não vinculativas apresentadas para comprar o Novo Banco

ÚLTIMA HORA

Sete entidades apresentaram propostas não vinculativas para a compra do Novo Banco, anunciou hoje o governador do Banco de Portugal no Parlamento. Carlos Costa está novamente a ser ouvido na comissão de inquérito ao caso BES e afirmou também, esta tarde, que a medida de resolução aplicada ao BES permitiu preservar o sistema financeiro e ninguém "põe em causa" tal posição.

(Lusa/Arquivo)

O governador do Banco de Portugal disse que houve sete entidades que apresentaram propostas não vinculativas para a compra do Novo Banco, sem especificar a sua identidade.


"O Banco de Portugal encontra-se atualmente a analisar estas propostas", sublinhou Carlos Costa, acrescentando que irá agora fazer a sua avaliação e consequente passagem à fase seguinte do processo de venda do Novo Banco.


A comissão de inquérito teve a primeira audição a 17 de novembro passado e hoje, para além de Carlos Costa, foi escutado o presidente da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), Carlos Tavares.

 

A última audição prevista para a comissão de inquérito é a da ministra das Finanças, Maria Luís Albuquerque, que prestará novo depoimento perante os deputados na quarta-feira.

 

Os trabalhos dos parlamentares têm por objetivo "apurar as práticas da anterior gestão do BES, o papel dos auditores externos e as relações entre o BES e o conjunto de entidades integrantes do universo do GES, designadamente os métodos e veículos utilizados pelo BES para financiar essas entidades".


Com Lusa

  • O último adeus às vítimas da tragédia de Vila Nova da Rainha
    1:37

    País

    As cerimónias fúnebres das oito vítimas mortais do incêndio na Associação de Vila Nova da Rainha realizaram-se esta terça-feira. Três delas ocorreram em simultâneo na povoação do concelho de Tondela que, no passado sábado, viu a tragédia bater-lhe à porta.

  • Fóssil humano mais antigo encontrado em Portugal entregue ao Museu de Arqueologia
    3:42

    País

    O mais antigo fóssil humano até hoje encontrado em Portugal, o "Crânio da Aroeira", foi entregue no Museu Nacional de Arqueologia, em Lisboa. Em 2014, o fóssil foi encontrado pela equipa do arqueólogo João Zilhão perto de Torres Novas e foi restaurado e estudado na Universidade Complutense de Madrid, durante dois anos e meio.

  • De "lambe rabos" a "labrego", a polémica entre Rodolfo Reis e Bruno de Carvalho
    1:30
  • O Futuro Hoje na maior feira eletrónica de consumo do mundo
    5:14
  • Ambientalistas consideram insuficiente estratégia de Bruxelas para reduzir plástico
    2:07