sicnot

Perfil

Queda do BES

Queda do BES

Queda do BES

Clientes do BES querem "reunião urgente" com regulador suíço sobre Banque Privée Espírito Santo

A Associação de Defesa dos Clientes Bancários (ABESD) solicitou para esta manhã uma "reunião urgente" à entidade reguladora do mercado suíço sobre o papel comercial vendido nos balcões em Portugal do Banque Privée Espírito Santo, cujo agendamento ainda aguarda.

(Arquivo)

(Arquivo)

Denis Balibouse / Reuters

"Segundo informações obtidas, a FINMA irá responder a este pedido de reunião, contudo ainda não foi possível confirmar a disponibilidade para receber hoje os representantes da ABESD", refere a associação em comunicado.

O objetivo do encontro, adianta, é "apresentar institucionalmente a associação e quem a compõe, rever os dados públicos sobre a situação que levaram ao colapso do grupo BES/GES (Banco Espírito Santo/Grupo Espírito Santo), ver a forma de os associados reaverem os seus investimentos e avaliar uma estratégia para que não existam mais perdas futuras no sistema bancário que atinjam os clientes não qualificados".

"A ABESD reitera e recorda que o Banco Privée Espírito Santo (BPES) era uma entidade bancária do universo do Grupo Espírito Santo [GES], que detinha balcões em Portugal, tendo realizado a venda de papel comercial e de outros produtos financeiros de forma irregular", sustenta a associação, salientando que "o BPES, face à sua presença geográfica em Portugal, era também uma entidade sobre a supervisão do Banco de Portugal".

Criada em julho de 2014 na sequência do incumprimento do grupo BES/GES em retornar os investimentos realizados pelos clientes, a ABESD conta atualmente com 110 associados descritos como "clientes não qualificados" no universo bancário do grupo Espírito Santo. 

Lusa
  • O perfil do homicida de Barcelos
    2:42

    País

    Adelino Gomes Briote já tinha sido condenado por ofensas à integridade física da sogra e de uma filha. Em seis meses esta foi a segunda vez que o homem acusado do quádruplo homicídio em Barcelos esteve perante a justiça.

  • "Um Lugar ao Sol"
    17:05
  • Trump diz que Obamacare vai "colapsar"

    Mundo

    O Presidente norte-americano tentou desvalorizar a derrota política sofrida na sexta-feira no Congresso, ao desistir da revogação da lei de saúde pública do seu antecessor, conhecida como Obamacare, afirmando que esta vai colapsar por si mesma.

  • Milhares nas cerimónias fúnebres de dirigente do Hamas

    Mundo

    Milhares de palestinianos participaram nas cerimónias fúnebres de um dirigente do Hamas, assassinado esta sexta-feira, na Faixa de Gaza. Vários homens armados acompanharam o cortejo fúnebre até à mesquita, onde se fizeram as últimas orações.

  • Guerra na Síria não dá tréguas
    1:51

    Mundo

    Na Síria e ao mesmo tempo que decorrem novas negociações de paz, a guerra não dá tréguas. As imagens mostram o resultados dos últimos raides aéreos nos subúrbios de Damasco. O balanço provisório é de mais de 30 mortos e pelo menos 50 feridos.