sicnot

Perfil

Queda do BES

Queda do BES

Queda do BES

Evolução para entidade única de supervisão deve ser analisada, refere relatório

O relatório preliminar da comissão de inquérito à gestão do  BES/GES sugere que seja analisada a possibilidade de haver uma alteração no atual modelo de supervisão em Portugal, assente em três entidades, para apenas uma ou duas.

(AP/ Arquivo)

(AP/ Arquivo)

Francisco Seco / AP

No documento é salientado que se deve proceder à "análise ponderada quanto às vantagens e desvantagens de evolução para a existência de uma única ou duas entidades de supervisão para toda a área financeira, enquanto alternativa ao atual modelo vigente em Portugal, assente em três entidades".

 

Isto, devido "às fragilidades detetadas, em particular no que diz respeito a interfaces, cooperação efetiva e articulação, dentro de cada uma das camadas de agentes relevantes ao funcionamento do sistema financeiro, mas mais ainda no que diz respeito a interações entre elas".

 

Daí, segundo o relator Pedro Saraiva (deputado do PSD) "é de ponderar a criação de um órgão, que poderá designar-se Conselho Superior do Sistema Financeiro, especialmente vocacionado para promover uma visão holística, concertada e congregadora de todas as partes interessadas num adequado funcionamento e melhoria da qualidade da banca nacional".

 

Pedro Saraiva esteve hoje no parlamento a apresentar o relatório preliminar da comissão de inquérito, numa sessão que durou mais de quatro horas e na qual o deputado foi questionado pelos diferentes partidos em dois blocos de perguntas.

 

Até dia 23, serão apresentadas as propostas de alteração dos partidos ao relatório preliminar, e no dia 29 de abril o texto final terá de estar pronto.

 

A comissão foi proposta pelo PCP - e aprovada por unanimidade dos partidos - e teve a primeira audição a 17 de novembro do ano passado, tendo sido escutadas dezenas de personalidades, entre membros da família Espírito Santo, gestores das empresas do grupo, reguladores, supervisores, auditores e agentes políticos, entre outros.

 

O objetivo do trabalho dos parlamentares é "apurar as práticas da anterior gestão do BES, o papel dos auditores externos e as relações entre o BES e o conjunto de entidades integrantes do universo do GES [Grupo Espírito Santo], designadamente os métodos e veículos utilizados pelo BES para financiar essas entidades".

 

Lusa

  • Relatório preliminar aponta manipulação de contas na Espírito Santo Internacional
    2:48

    Queda do BES

    Hoje foi divulgado o relatório preliminar da comissão de inquérito ao BES, que aconselha todos os responsáveis envolvidos na questão do papel comercial a chegarem rapidamente a um entendimento, ao mesmo tempo que critica a criação de falsas expetativas. São mais de 400 páginas de conclusões sobre a derrocada do grupo que se resumem a um evento principal: a ocultação de contas na ESI, que Ricardo Salgado "provavelmente" conhecia.

  • Lesados do BES protestam em Lisboa e no Porto
    3:03

    Queda do BES

    Centenas de clientes lesados pelo antigo BES voltaram hoje a manifestar-se em Lisboa e no Porto. Acusam o governador do Banco de Portugal de lhes ter mentido e ter permitido que investissem as poupanças num produto falido. Ontem, o regulador do mercado de capitais deu-lhes razão, ao defender que devem ser reembolsados pelo Novo Banco.

  • Sporting de Braga eliminado da Liga Europa
    2:01
  • Dissolução da União Soviética aconteceu há 25 anos

    Mundo

    Assinalaram-se esta quinta-feira 25 anos desde o fim do acordo que sustentava a União Soviética. A crise começou em 80, mas aprofundou-se nos anos 90 com a ascensão de movimentos nacionalistas em praticamente todas as repúblicas soviéticas.