sicnot

Perfil

Queda do BES

Queda do BES

Queda do BES

BCE avança com teste de "stress" ao Novo Banco

O Novo Banco vai ser sujeito ao teste de "stress" do Banco Central Europeu (BCE), anunciou hoje a entidade liderada por Mario Draghi, depois de já ter sido concluída a parte relativa à avaliação dos seus ativos.

Esta nova linha destina-se a apoiar projetos de investimento até 25 milhões de euros, com possibilidade de duplicação do valor, dependendo de várias condições. (Arquivo)

Esta nova linha destina-se a apoiar projetos de investimento até 25 milhões de euros, com possibilidade de duplicação do valor, dependendo de várias condições. (Arquivo)

© Hugo Correia / Reuters

No ano passado, o Banco Espírito Santo (BES), que deu origem ao Novo Banco depois da intervenção do Banco de Portugal na instituição no início de agosto - a par da Caixa Geral de Depósitos (CGD), do Banco Comercial Português (BCP) e do Banco BPI - participou nos exames à banca europeia realizados pelo BCE.

Contudo, o colapso do BES impediu que a parte relativa à avaliação dos seus ativos fosse concluída a tempo de os resultados serem incluídos na divulgação pública feita por Frankfurt no final de outubro.

"Como a instituição [Novo Banco] foi amplamente reestruturada, os constrangimentos de 'timing' [calendário] não permitem que a 'comprehensive assessment' [avaliação de ativos] seja completada para publicação a 26 de outubro", avançou na altura à agência Lusa fonte oficial do BCE.

Já a Autoridade Bancária Europeia (EBA, na sigla inglesa), revelou no início de outubro do ano passado que, tendo em conta a medida de resolução aplicada ao BES e a criação da nova instituição financeira - o Novo Banco, uma entidade de transição -, o teste de 'stress' teve que ser adiado, sem referir nova data.

E é precisamente este teste de resistência que vai agora avançar, segundo a informação hoje avançada pelo BCE.

De resto, há mais oito bancos europeus que vão ser sujeitos este ano a exames completos, semelhantes aos efetuados no ano passado a 123 instituições bancárias de relevo na Europa.

Ao contrário do que acontece com o Novo Banco, que só necessitará de ser submetido ao teste de 'stress', os outros oito bancos vão ser sujeitos aos exames completos, isto é, à avaliação de ativos e ao teste de resistência.

Os bancos em causa são o Banque Degroof (Bélgica), a Agence Française de Développement (França), o JP Morgan Bank Luxembourg (Luxemburgo), o Mediterranean Bank (Malta), o Sberbank Europe (Áustria), o VTB Bank (Áustria), o Unicredit Banka Slovenija (Eslovénia) e o Juntarahoitus Oyj (Finlândia).

Os testes de 'stress' da EBA avaliam a capacidade de resistência dos bancos da União Europeia face a um potencial cenário macroeconómico adverso, ao passo que o BCE está a conduzir uma extensa avaliação dos ativos das instituições que passará a supervisionar a partir de novembro.

A 03 de agosto, o Banco de Portugal tomou o controlo do Banco Espírito Santo (BES), após o banco ter apresentado prejuízos semestrais de 3,6 mil milhões de euros, e anunciou a separação da instituição.

No chamado banco mau ('bad bank'), um veículo que mantém o nome BES, ficaram concentrados os ativos e passivos tóxicos do BES, assim como os acionistas, enquanto no 'banco bom', o banco de transição que foi designado Novo Banco, ficaram os ativos e passivos considerados não problemáticos.


Lusa
  • Quem deve ser o próximo treinador do FC Porto?

    Desporto

    Nuno Espírito Santo já não é treinador do FC Porto. O técnico e o clube chegaram a acordo mútuo para a rescisão do contrato, que o ligava por mais uma temporada aos dragões. Nuno Pinto da Costa tem agora que encontrar um novo treinador para orientar dos "dragões". Os nomes em cima da mesa são vários. Diga-nos quem deve ser o novo treinador do FC Porto.

  • Os treinadores do FC Porto desde o último título 

    Desporto

    Nunca o FC Porto esteve quatro anos consecutivos sem ganhar um título durante a presidência de Nuno Pinto da Costa. A ausência de vitórias teve início na época de 2013/14, quando começou uma autêntica dança de treinadores.

  • Julgamento do caso BPN deverá terminar quarta-feira
    4:38

    Economia

    O acórdão do processo principal do BPN vai ser tornado público esta quarta-feira, depois de quase sete anos de audições. O rosto principal é o de José Oliveira Costa mas há outros 14 arguidos sentados no banco dos réus.

  • "Michel Temer nunca teve vergonha, não tem cara de pessoa de bem"
    3:04

    Opinião

    Miguel Sousa Tavares analisou no habitual espaço de comentário do Jornal da Noite  da SIC, o escândalo com o Presidente do Brasil, Michael Temer. O comentador diz que já era previsível que Temer fosse apanhado com "o pé na poça" e afirma que o Presidente brasileiro nunca teve qualquer tipo de vergonha. Miguel Sousa Tavares fez ainda referência ao facto de Dilma Rousseff ser, entre todos os políticos brasileiros, a única que não tem processos contra ela.

    Miguel Sousa Tavares

  • Divulgado vídeo dos bambardeamentos contra o Daesh no Iraque
    0:42
  • Leão-marinho arrasta criança de doca em Vancouver
    0:51

    Mundo

    O momento em que um leão-marinho arrasta uma menina para a água foi gravado e publicado na internet. Sem nada que fizesse prever, o animal puxou a criança que estava sentada numa doca em Vancouver, no Canadá. A criança foi resgatada de imediato por um familiar e apesar do susto não sofreu ferimentos. O momento de aflição foi testemunhado por vários turistas.