sicnot

Perfil

Queda do BES

Queda do BES

Queda do BES

Lesados do BES em protesto junto a balcão do Novo Banco no Porto

galeria de fotos

Cerca de 25 lesados do BES estão concentrados à porta do balcão do Novo Banco na avenida dos Aliados, no Porto, dando início a uma vigília para mostrar indignação por não serem reembolsados.

FERNANDO VELUDO/ LUSA

FERNANDO VELUDO/ LUSA

FERNANDO VELUDO; FERNANDO VELUDO / LUSA

FERNANDO VELUDO; FERNANDO VELUDO / LUSA

FERNANDO VELUDO/ LUSA

FERNANDO VELUDO/ LUSA

"Vamos continuar a luta até nos pagarem. Vendam ou não [o Novo Banco], estaremos sempre à porta, porque está aqui o nosso dinheiro e fomos enganados", afirmou à Lusa Rui Alves, um dos lesados presentes.

Com esta ação, os lesados pretendem reafirmar a força e não resignação, sendo sua intenção que a partir de hoje um pequeno grupo de pessoas continue a marcar presença naquele local com cartazes, em forma de protesto.

As instalações daquele balcão do Novo Banco foram encerradas, encontrando-se à porta cerca de cinco agentes da PSP.

Com bombos, apitos, um megafone e munidos de cartazes a pedir justiça, o grupo de lesados protesta, gritando: "A nossa causa é justa, vamos lutar por ela" e "Queremos as nossas poupanças".

José Monteiro, também lesado, admitiu que "o desgaste é já grande", começando "a desacreditar" que seja possível reaver o seu dinheiro.

"Sinceramente, as pessoas estão a perder a paciência. Começo a desacreditar, porque ao fim de tantos meses, de tanta luta ainda não há uma resposta", lamentou.

Lembrando que o presidente do Novo Banco, Stock da Cunha, "disse que ainda não atirou a toalha ao chão", José Monteiro defendeu que "se tem mesmo boas intenções e é o Banco de Portugal que não permite pagar, então deve demitir-se".

Rui Alves acrescentou à Lusa que a Associação de Lesados e Indignados do Papel Comercial do BES vai realizar no dia 4 de julho uma assembleia-geral para discutir e aprovar "uma nova proposta a apresentar ao Novo Banco, ao Banco de Portugal e à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários".

Sem adiantar pormenores, apenas disse que a reunião magna terá lugar em Minde, Alcobaça, distrito de Santarém.

Os lesados, com uma t-shirt amarela vestida com frases "Roubar é crime" e "Sejam honestos" inscritas a preto, prometem continuar o protesto à porta do Novo Banco nos Aliados até ao fecho do balcão.

Os lesados, que dizem ter perdido as suas poupanças, queixam-se de não terem sido bem informados do que estavam a comprar.

A 03 de agosto de 2014, o Banco de Portugal tomou o controlo do BES, após a apresentação de prejuízos semestrais de 3,6 mil milhões de euros, e anunciou a separação da instituição em duas entidades: o chamado 'banco mau' (um veículo que mantém o nome do BES e concentra os ativos e passivos tóxicos do BES, assim como os acionistas) e o banco de transição que foi designado Novo Banco.



Lusa


  • "Há uma grande diferença em relação à anterior liderança do PSD"
    14:29

    País

    O ministro do Planeamento e das Infraestruturas, Pedro Marques, esteve esta quarta-feira na Edição da Noite da SIC Notícias. As novas relações com o PSD e a reprogramação do Portugal 2020 foram alguns dos temas de conversa. Pedro Marques defende que existe "uma grande diferença" entre as lideranças de Passos Coelho e Rui Rio no PSD.

    Entrevista SIC Notícias

  • Dia de homenagens e muito futebol para Marcelo em São Tomé
    3:01

    País

    No segundo dia da visita de Estado a São Tomé e Príncipe, o Presidente da República prestou homenagem às vítimas do massacre de Batepá, em 1953. Marcelo Rebelo de Sousa não pediu desculpa pela história, mas lembrou que é preciso assumir as coisas menos boas do passado. O dia terminou com o Presidente a mostrar que ainda está em forma.

    Enviados SIC

  • Patinadora enfrenta "pesadelo" nos Olímpicos

    Desporto

    A patinadora Gabriella Papadakis enfrentou na segunda-feira um dos "piores pesadelos" da sua vida, durante a estreia nos Jogos Olímpicos de Inverno, em Pyeongchang, na Coreia do Sul. Durante a apresentação, a parte de cima do vestido da francesa saiu do lugar e revelou parte do seu seio. Mas este não foi o único caso de incidentes com figurinos. Também a sul-coreana Yura Min quase ficou despida durante a sua apresentação.

    SIC

  • Casal mantinha filhos trancados sem comida

    Mundo

    Se pensava que só existia uma casa dos horrores, a da família Turpin, desengane-se. A polícia de Tucson, no estado norte-americano do Arizona, deteve na terça-feira um casal que mantinha os quatro filhos adotivos trancados em quartos separados.

    SIC

  • Pigcasso, a porca pintora que tem uma galeria de arte

    Mundo

    O nome sugere o talento da artista que vive na Cidade do Cabo, na África do Sul. Pigcasso estava prestes a morrer, quando foi resgatada por uma ativista que a ajudou a enveredar pelo caminho da pintura. Desde pequena começou a pegar em pincéis e agora é o primeiro animal do mundo com uma galeria de arte, onde já lançou a sua primeira exposição intitulada 'Oink!'.