sicnot

Perfil

Queda do BES

Queda do BES

Queda do BES

Lesados do BES em protesto junto a balcão do Novo Banco no Porto

galeria de fotos

Cerca de 25 lesados do BES estão concentrados à porta do balcão do Novo Banco na avenida dos Aliados, no Porto, dando início a uma vigília para mostrar indignação por não serem reembolsados.

FERNANDO VELUDO/ LUSA

FERNANDO VELUDO/ LUSA

FERNANDO VELUDO; FERNANDO VELUDO / LUSA

FERNANDO VELUDO; FERNANDO VELUDO / LUSA

FERNANDO VELUDO/ LUSA

FERNANDO VELUDO/ LUSA

"Vamos continuar a luta até nos pagarem. Vendam ou não [o Novo Banco], estaremos sempre à porta, porque está aqui o nosso dinheiro e fomos enganados", afirmou à Lusa Rui Alves, um dos lesados presentes.

Com esta ação, os lesados pretendem reafirmar a força e não resignação, sendo sua intenção que a partir de hoje um pequeno grupo de pessoas continue a marcar presença naquele local com cartazes, em forma de protesto.

As instalações daquele balcão do Novo Banco foram encerradas, encontrando-se à porta cerca de cinco agentes da PSP.

Com bombos, apitos, um megafone e munidos de cartazes a pedir justiça, o grupo de lesados protesta, gritando: "A nossa causa é justa, vamos lutar por ela" e "Queremos as nossas poupanças".

José Monteiro, também lesado, admitiu que "o desgaste é já grande", começando "a desacreditar" que seja possível reaver o seu dinheiro.

"Sinceramente, as pessoas estão a perder a paciência. Começo a desacreditar, porque ao fim de tantos meses, de tanta luta ainda não há uma resposta", lamentou.

Lembrando que o presidente do Novo Banco, Stock da Cunha, "disse que ainda não atirou a toalha ao chão", José Monteiro defendeu que "se tem mesmo boas intenções e é o Banco de Portugal que não permite pagar, então deve demitir-se".

Rui Alves acrescentou à Lusa que a Associação de Lesados e Indignados do Papel Comercial do BES vai realizar no dia 4 de julho uma assembleia-geral para discutir e aprovar "uma nova proposta a apresentar ao Novo Banco, ao Banco de Portugal e à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários".

Sem adiantar pormenores, apenas disse que a reunião magna terá lugar em Minde, Alcobaça, distrito de Santarém.

Os lesados, com uma t-shirt amarela vestida com frases "Roubar é crime" e "Sejam honestos" inscritas a preto, prometem continuar o protesto à porta do Novo Banco nos Aliados até ao fecho do balcão.

Os lesados, que dizem ter perdido as suas poupanças, queixam-se de não terem sido bem informados do que estavam a comprar.

A 03 de agosto de 2014, o Banco de Portugal tomou o controlo do BES, após a apresentação de prejuízos semestrais de 3,6 mil milhões de euros, e anunciou a separação da instituição em duas entidades: o chamado 'banco mau' (um veículo que mantém o nome do BES e concentra os ativos e passivos tóxicos do BES, assim como os acionistas) e o banco de transição que foi designado Novo Banco.



Lusa


  • DJ Avicii morre aos 28 anos

    Cultura

    Tim Bergling, conhecido por Avicii e um dos mais famosos DJ's do mundo, morreu aos 28 anos. A notícia foi avançada pelo site TMZ, que adianta que o DJ e produtor sueco foi encontrado morto esta sexta-feira em Muscat, em Omã, e os detalhes da morte ainda não são conhecidos.

    SIC

  • Avicii tinha deixado os palcos há 2 anos por motivos de saúde
    2:14
  • "Não andámos a tomar calmantes, nem a dar abracinhos"
    0:52

    Desporto

    Rui Vitória recusa atirar a toalha ao chão. O treinador do Benfica acredita que ainda muito pode acontecer e revela a motivação da equipa depois da derrota com o FC Porto na Luz, que levou à perda da liderança a quatro jornadas do fim.

  • "Se não querem que vos baixem as calças, não se tornem modelos"

    Mundo

    "Se não querem que vos baixem as calças, não se tornem modelos", esta foi apenas uma das declarações de Karl Lagerfeld sobre as denúncias de abuso sexual, que estão a marcar o mundo do cinema, da música e da moda. Numa entrevista, o diretor criativo da Chanel e da Fendi declarou mesmo que estava farto do #MeToo, o movimento usado para denunciar estes casos de abusos por todo o mundo.

    SIC

  • Viagem de balão para ver as cerejeiras em flor
    14:27
  • Portugal compromete-se a enviar profissionais de saúde para África
    2:39
  • EUA acusam Síria de tentar apagar provas de alegado ataque químico em Douma
    1:28
  • Já pode escolher uma morte amiga do ambiente

    Mundo

    Preocupa-se com o ambiente? Recicla? Prefere andar a pé ou partilhar transportes? Então saiba que a partir de agora a morte também pode ser amiga do ambiente. Desde caixões degradáveis de vime a cremação líquida, já é possível diminuir o impacto ambiental da morte.

    SIC

  • Karlie Kloss, o "anjo" que quer ensinar raparigas a programar
    2:59