sicnot

Perfil

Queda do BES

Queda do BES

Queda do BES

Quase duas centenas de lesados do BES protestam junto ao Conselho de Ministros

GALERIA DE FOTOS

Cerca de duas centenas de lesados do papel comercial do GES, comprado aos balcões do BES, manifestaram-se hoje junto da presidência do Conselho de Ministros, depois de terem protestado junto à sede do Novo Banco, em Lisboa. 

STEVEN GOVERNO/LUSA

STEVEN GOVERNO/LUSA

STEVEN GOVERNO/LUSA

STEVEN GOVERNO/LUSA

STEVEN GOVERNO/LUSA

STEVEN GOVERNO/LUSA

STEVEN GOVERNO/LUSA

STEVEN GOVERNO/LUSA

"Estamos a protestar, mais uma vez, para denunciar a venda vergonhosa de papel comercial que foi feita à maioria dos clientes do BES [Banco Espírito Santo]", disse o presidente da Associação dos Indignados e Enganados do Papel Comercial (AIEPC), Ricardo Ângelo, à agência Lusa.

A 3 de agosto, o Banco de Portugal tomou o controlo do BES, após a apresentação de prejuízos semestrais de 3,6 mil milhões de euros, e anunciou a separação da instituição em duas entidades: o chamado 'banco mau' (um veículo que mantém o nome BES e que concentra os ativos e passivos tóxicos do BES, assim como os acionistas) e o banco de transição que foi designado Novo Banco.

Desde essa altura que os lesados do BES têm vindo a manifestar-se por todo o país devido às perdas financeiras que sofreram.

"Não vamos parar com a nossa luta até vermos o nosso problema resolvido. Pensamos que com o novo comprador do banco esta situação poderá ser solucionada, pois, não é bom para a instituição que este problema se mantenha", adiantou Ricardo Ângelo.

O presidente da AIEPC explicou também à agência Lusa que é fundamental que os funcionários do Novo Banco "digam a verdade", pois "não nos venderam um produto de forma maldosa".

Os funcionários do BES venderam "um produto falseado e falido à partida" e durante cerca de seis meses "andaram a enganar-nos" e a dizer que "havia garantias do seu pagamento", salientou, adiantando que "mal eles [os funcionários] digam isso" os lesados deixam de se manifestar e responsabilizarão "quem verdadeiramente tem responsabilidades".

Segundo Ricardo Ângelo, quem tem responsabilidades "é verdadeiramente a fiscalização do sistema financeiro".

"Infelizmente foi vendido papel comercial aos clientes de retalho e fomos alvo de uma burla e de uma falha do sistema de regulação", esclareceu.

Na passada terça-feira, o Banco de Portugal (BdP) recebeu três propostas vinculativas para a aquisição do Novo Banco, indicando que vai avaliar as propostas "nas próximas semanas".

No início deste mês, o Financial Times escreveu que os favoritos a adquirir o Novo Banco são os chineses da Fosun ou da Anbang, os únicos que estão dispostos a pagar mais de 4,0 mil milhões de euros pela instituição financeira.

Para além dos chineses, segundo a imprensa, a americana Apollo está também na corrida à compra do Novo Banco.

 

Lusa

  • Lesados do GES protestam em Lisboa

    Queda do BES

    Dezenas de lesados pelo Grupo Espírito Santo estão hoje a manifestar-se de novo.  Esta manhã, o protesto concentrou-se na sede do Novo Banco, em Lisboa. A rua Barata Salgueiro, que faz esquina com a Avenida da Liberdade, chegou mesmo a estar cortada.

  • Assalto à base militar de Tancos
    0:42

    País

    Várias granadas e munições foram roubadas dos paióis da base militar de Tancos. A Polícia Judiciária Militar já está a investigar.

  • ASAE apreende leite com água oxigenada para fabrico de queijo

    Economia

    A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) apreendeu leite com água oxigenada, destinado ao fabrico de queijo. As investigações decorreram nos últimos dois meses e foram dirigidas a vários produtores de leite. As investigações iniciaram-se com a deteção de uma viatura para transporte do leite sem qualquer sistema de refrigeração.

  • Ronaldo dispensado da seleção para ir conhecer os filhos

    Taça das Confederações

    A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) informou em comunicado que Cristiano Ronaldo foi dispensado da Taça das Confederações "para que possa conhecer os seus filhos". Numa mensagem no Facebook, o jogador mostrou-se sensibilizado com a decisão da Federação, acrescentando ainda que está "muito feliz por poder, finalmente, estar com os (...) filhos pela primeira vez".

  • Crise na Venezuela faz aumentar casos de desnutrição infantil
    2:13
  • Mulher mata namorado em brincadeira com arma no Youtube

    Mundo

    Uma mulher do Minnesota, nos EUA, está a ser acusada de disparar mortalmente sobre o namorado quando ambos faziam um vídeo para publicar no Youtube. Monaliza Perez, de 20 anos, foi detida depois de disparar sobre Pedro Ruiz, que segurava um livro junto ao seu peito, confiante que seria o suficiente para parar a bala.

  • Comissão Europeia adota plano contra resistência a antibióticos

    Mundo

    A Comissão Europeia adotou, hoje, um plano para combater a resistência aos antibióticos, uma ameaça que mata anualmente 25 mil pessoas na União Europeia (UE) e custa 1,5 mil milhões de euros. Em paralelo ao plano, apresenta ainda regras para um "uso prudente de antibióticos".

  • Comprar ou arrendar casa?
    8:25