sicnot

Perfil

Queda do BES

Queda do BES

Queda do BES

Quase duas centenas de lesados do BES protestam junto ao Conselho de Ministros

GALERIA DE FOTOS

Cerca de duas centenas de lesados do papel comercial do GES, comprado aos balcões do BES, manifestaram-se hoje junto da presidência do Conselho de Ministros, depois de terem protestado junto à sede do Novo Banco, em Lisboa. 

STEVEN GOVERNO/LUSA

STEVEN GOVERNO/LUSA

STEVEN GOVERNO/LUSA

STEVEN GOVERNO/LUSA

STEVEN GOVERNO/LUSA

STEVEN GOVERNO/LUSA

STEVEN GOVERNO/LUSA

STEVEN GOVERNO/LUSA

"Estamos a protestar, mais uma vez, para denunciar a venda vergonhosa de papel comercial que foi feita à maioria dos clientes do BES [Banco Espírito Santo]", disse o presidente da Associação dos Indignados e Enganados do Papel Comercial (AIEPC), Ricardo Ângelo, à agência Lusa.

A 3 de agosto, o Banco de Portugal tomou o controlo do BES, após a apresentação de prejuízos semestrais de 3,6 mil milhões de euros, e anunciou a separação da instituição em duas entidades: o chamado 'banco mau' (um veículo que mantém o nome BES e que concentra os ativos e passivos tóxicos do BES, assim como os acionistas) e o banco de transição que foi designado Novo Banco.

Desde essa altura que os lesados do BES têm vindo a manifestar-se por todo o país devido às perdas financeiras que sofreram.

"Não vamos parar com a nossa luta até vermos o nosso problema resolvido. Pensamos que com o novo comprador do banco esta situação poderá ser solucionada, pois, não é bom para a instituição que este problema se mantenha", adiantou Ricardo Ângelo.

O presidente da AIEPC explicou também à agência Lusa que é fundamental que os funcionários do Novo Banco "digam a verdade", pois "não nos venderam um produto de forma maldosa".

Os funcionários do BES venderam "um produto falseado e falido à partida" e durante cerca de seis meses "andaram a enganar-nos" e a dizer que "havia garantias do seu pagamento", salientou, adiantando que "mal eles [os funcionários] digam isso" os lesados deixam de se manifestar e responsabilizarão "quem verdadeiramente tem responsabilidades".

Segundo Ricardo Ângelo, quem tem responsabilidades "é verdadeiramente a fiscalização do sistema financeiro".

"Infelizmente foi vendido papel comercial aos clientes de retalho e fomos alvo de uma burla e de uma falha do sistema de regulação", esclareceu.

Na passada terça-feira, o Banco de Portugal (BdP) recebeu três propostas vinculativas para a aquisição do Novo Banco, indicando que vai avaliar as propostas "nas próximas semanas".

No início deste mês, o Financial Times escreveu que os favoritos a adquirir o Novo Banco são os chineses da Fosun ou da Anbang, os únicos que estão dispostos a pagar mais de 4,0 mil milhões de euros pela instituição financeira.

Para além dos chineses, segundo a imprensa, a americana Apollo está também na corrida à compra do Novo Banco.

 

Lusa

  • Lesados do GES protestam em Lisboa

    Queda do BES

    Dezenas de lesados pelo Grupo Espírito Santo estão hoje a manifestar-se de novo.  Esta manhã, o protesto concentrou-se na sede do Novo Banco, em Lisboa. A rua Barata Salgueiro, que faz esquina com a Avenida da Liberdade, chegou mesmo a estar cortada.

  • Presidente da Proteção Civil demitiu-se

    País

    O Presidente da Autoridade Nacional da Proteção Civil (ANPC), Joaquim Leitão, pediu esta quarta-feira a demissão com efeitos imediatos. A carta de demissão foi enviada para o Ministério da Administração Interna, no entanto, uma vez que a ministra também se demitiu, o documento seguiu para o gabinete do primeiro-ministro, António Costa.

  • Provavelmente o melhor golo da noite de Liga Europa
    1:24
  • Vitória de Guimarães mais longe dos 16 avos de final
    1:48
  • O perfil dos novos ministros
    3:22

    País

    Pedro Siza Vieira e Eduardo Cabrita são os dois novos ministros que tomam posse no próximo sábado. Ambos têm uma particularidade: são amigos de longa data do primeiro-ministro António Costa.

  • Não me parece o melhor princípio político, mas percebo que António Costa queira ter junto de si, sobretudo em tempos difíceis, os mais próximos. Os homens de confiança pessoal e política. Em plena tempestade, o primeiro-ministro chamou dois amigos de longa data, ex-colegas da Faculdade de Direito, Eduardo Cabrita e Pedro Siza Vieira. E eles não disseram que não.

    Bernardo Ferrão

  • Fogos na Califórnia provocaram 42 mortos e perdas acima de mil milhões de dólares

    Mundo

    O comissário dos seguros da Califórnia afirmou esta quinta-feira que as perdas provocadas pelos incêndios que dizimaram extensas áreas deste Estado norte-americano excedem os mil milhões de dólares (844 milhões de euros). Estes incêndios, que começaram no condado de Sonoma County, já provocaram a morte a 42 pessoas no mês de outubro.

  • Quem está ao lado de Trump? Melania ou uma sósia?

    Mundo

    A especulação surgiu no Twitter: estaria Trump acompanhado de uma sósia de Melania para ocultar a ausência da mulher num evento oficial? A teoria da conspiração ganhou depois força nas redes sociais. Julgue por si mesmo.

    SIC

  • Norte-americano entrega-se após perder aposta com a polícia no Facebook

    Mundo

    Um jovem de 21 anos procurado pela polícia norte-americana entregou-se, esta segunda-feira, depois de perder uma aposta com a polícia, no Facebook. Michael Zaydel prometeu entregar-se se uma publicação sobre o seu desaparecimento chegasse às mil partilhas, na rede social. O jovem norte-americano prometeu ainda levar uma dúzia de donuts, caso os agentes da cidade de Redford conseguissem ganhar a aposta.

    SIC