sicnot

Perfil

Queda do BES

Queda do BES

Queda do BES

Conselho Superior da Magistratura sai em defesa do juiz Carlos Alexandre

O Conselho Superior da Magistratura saiu em defesa do juiz Carlos Alexandre, a propósito das medidas de coação aplicadas a Ricardo Salgado. Em comunicado, o órgão que regula os magistrados explica que o juiz entendeu que as medidas propostas pelo Ministério Público não eram suficientes para garantir que o ex-banqueiro não fugia e que, por isso, decidiu agravá-las, como lhe permite a lei.

(Arquivo)

(Arquivo)

Francisco Seco / AP

Sobre a vigilância da prisão domiciliária, o Conselho Superior da Magistratura sublinha que o policiamento está previsto na lei, tal como a pulseira electrónica e que a decisão de quantos agentes são necessários para garantir o cumprimento da medida de coação cabe apenas à PSP.

Ricardo Salgado foi constituído arguido na semana passada e interrogado no Tribunal Central de Instrução Criminal. Ficou proibido de contatar os outros arguidos e em prisão domiciliária, com policiamento à porta. Uma medida que causou estranheza, por ser pouco habitual e pelos custos que implica, no destacamento de agentes da PSP e porque o Ministério Público entendia que não era necessário privar Ricardo Salgado da liberdade.

  • Merkel visita Portugal no final de maio

    País

    A chanceler alemã, Angela Merkel, efetua uma visita oficial a Portugal nos dias 30 e 31 deste mês a convite do primeiro-ministro, António Costa. Com passagem por Braga, Porto e Lisboa.

  • "É pesado dizer a miúdos que ainda ontem os pais estavam a ensinar o atar ténis que vão ficar em prisão preventiva"
    2:49
  • Pecado da gula ameaça maior anfíbio do mundo

    Mundo

    O maior anfíbio do mundo está em sério risco de extinção. Iguaria muito apreciada no Oriente, a salamandra-gigante-da-China já praticamente desapareceu do seu habitat natural, concluiu uma pesquisa realizada durante quatro anos. Em contraste, milhões destes animais são reproduzidos em cativeiro e têm como destino restaurantes de luxo.

  • Reclusos limpam Ria Formosa
    3:01

    País

    Alguns reclusos do estabelecimento prisional de Olhão estão pela segunda vez a limpar a ilha da Armona, na Ria Formosa. São homens que beneficiam de regime aberto e, em fim de cumprimento de pena, têm com este trabalho uma amostra da liberdade que tanto aguardam.