sicnot

Perfil

Queda do BES

Queda do BES

Queda do BES

Conselho Superior da Magistratura sai em defesa do juiz Carlos Alexandre

O Conselho Superior da Magistratura saiu em defesa do juiz Carlos Alexandre, a propósito das medidas de coação aplicadas a Ricardo Salgado. Em comunicado, o órgão que regula os magistrados explica que o juiz entendeu que as medidas propostas pelo Ministério Público não eram suficientes para garantir que o ex-banqueiro não fugia e que, por isso, decidiu agravá-las, como lhe permite a lei.

(Arquivo)

(Arquivo)

Francisco Seco / AP

Sobre a vigilância da prisão domiciliária, o Conselho Superior da Magistratura sublinha que o policiamento está previsto na lei, tal como a pulseira electrónica e que a decisão de quantos agentes são necessários para garantir o cumprimento da medida de coação cabe apenas à PSP.

Ricardo Salgado foi constituído arguido na semana passada e interrogado no Tribunal Central de Instrução Criminal. Ficou proibido de contatar os outros arguidos e em prisão domiciliária, com policiamento à porta. Uma medida que causou estranheza, por ser pouco habitual e pelos custos que implica, no destacamento de agentes da PSP e porque o Ministério Público entendia que não era necessário privar Ricardo Salgado da liberdade.

  • Manuel Valls diz que Trump fez declaração de guerra à Europa

    Mundo

    O antigo primeiro-ministro francês Manuel Valls, aspirante a candidato socialista às presidenciais deste ano, considerou esta segunda-feira como uma "declaração de guerra" as afirmações do futuro Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre a União Europeia.

  • Morreu o último homem que pisou a Lua

    Mundo

    O astronauta norte-americano Eugene Cernan, o último homem a pisar a Lua, morreu esta segunda-feira aos 82 anos, informou a agência espacial norte-americana, NASA.

  • Novo motim em prisão brasileira do Rio Grande do Norte

    Mundo

    Um motim ocorreu esta segunda-feira de madrugada numa prisão do estado brasileiro de Rio Grande do Norte, sem fazer feridos ou mortos, depois de uma rebelião numa outra prisão do mesmo estado ter feito 26 mortos no fim de semana.

  • Cheias e derrocadas destroem várias casas no Peru
    0:42

    Mundo

    Um deslizamento de terras seguido de uma inundação destruiu várias casas no Peru. As imagens mostram o momento em que o deslizamento acontece e o caos que se gerou. O trânsito ficou cortado e as inundações que se seguiram obrigaram várias pessoas a abandonar as suas habitações.