sicnot

Perfil

Queda do BES

Queda do BES

Queda do BES

Disputa entre Novo Banco e Goldman Sachs julgada em Londres

Os tribunais britânicos decidiram hoje que a disputa entre o Novo Banco e o Goldman Sachs devido a um empréstimo de 835 milhões de dólares ao BES deve ser decidido no Reino Unido, noticia a agência Bloomberg.

A venda do Novo Banco, prevista para o final de deste mês ou início do próximo, deverá ser adiada. (Arquivo)

A venda do Novo Banco, prevista para o final de deste mês ou início do próximo, deverá ser adiada. (Arquivo)

SIC

Esta decisão contraria as pretensões do Novo Banco que queria que o caso fosse julgado em Portugal, alegando que os tribunais portugueses são os mais competentes sobre o assunto, já que envolve empréstimos de cerca de 760 milhões de euros ao Banco Espírito Santo (BES) pelo Goldman Sachs através da Oak Finance, uma operação que foi feita dois meses antes do colapso do banco português.

Segundo a Bloomberg, o Goldman Sachs quer garantir que a dívida é paga pelo Novo Banco apesar de o Banco de Portugal ter decidido transferir a dívida para o BES, onde a probabilidade de reembolso é altamente remota.

A ação em Londres foi colocada por um grupo de investidores internacionais que 'comprou' dívida do BES em junho de 2014 através da sociedade veículo do Goldman Sachs, a Oak Finance, sendo que um dos investidores é o fundo de pensões da Nova Zelândia.

O processo foi aberto no Reino Unido em fevereiro deste ano, já que, segundo os advogados do Goldman Sachs, o empréstimo da Oak Finance ao BES está na órbita da lei inglesa e na jurisdição dos tribunais ingleses.

Lusa

  • BCE autoriza CGD a avançar com recapitalização

    Caso CGD

    A Caixa Geral de Depósitos informou esta sexta-feira que vai prosseguir com as operações da primeira fase do aumento de capital, depois de ter obtido autorização para isso junto do Banco Central Europeu (BCE) e do Banco de Portugal.

  • Costa confiante no crescimento da economia e das exportações
    1:09

    Economia

    O primeiro-ministro manifestou confiança no crescimento da economia e das exportações. À margem da cerimónia dos 25 anos da Auto Europa em Portugal, António Costa deu vários exemplos de investimento estrangeiro, feito nas últimas semanas no país, e disse que os dados económicos recentes são positivos.

  • Turista italiano assassinado em favela do Rio de Janeiro
    1:01

    Mundo

    Um turista italiano de 52 anos foi assassinado numa favela do Rio de Janeiro, no Brasil, enquanto viajava com um amigo. Após várias horas com o gangue autor do crime, o amigo que se encontrava com a vítima acabou por ser libertado.

  • O anúncio de natal que está a emocionar o mundo
    1:47