sicnot

Perfil

Queda do BES

Queda do BES

Queda do BES

Disputa entre Novo Banco e Goldman Sachs julgada em Londres

Os tribunais britânicos decidiram hoje que a disputa entre o Novo Banco e o Goldman Sachs devido a um empréstimo de 835 milhões de dólares ao BES deve ser decidido no Reino Unido, noticia a agência Bloomberg.

A venda do Novo Banco, prevista para o final de deste mês ou início do próximo, deverá ser adiada. (Arquivo)

A venda do Novo Banco, prevista para o final de deste mês ou início do próximo, deverá ser adiada. (Arquivo)

SIC

Esta decisão contraria as pretensões do Novo Banco que queria que o caso fosse julgado em Portugal, alegando que os tribunais portugueses são os mais competentes sobre o assunto, já que envolve empréstimos de cerca de 760 milhões de euros ao Banco Espírito Santo (BES) pelo Goldman Sachs através da Oak Finance, uma operação que foi feita dois meses antes do colapso do banco português.

Segundo a Bloomberg, o Goldman Sachs quer garantir que a dívida é paga pelo Novo Banco apesar de o Banco de Portugal ter decidido transferir a dívida para o BES, onde a probabilidade de reembolso é altamente remota.

A ação em Londres foi colocada por um grupo de investidores internacionais que 'comprou' dívida do BES em junho de 2014 através da sociedade veículo do Goldman Sachs, a Oak Finance, sendo que um dos investidores é o fundo de pensões da Nova Zelândia.

O processo foi aberto no Reino Unido em fevereiro deste ano, já que, segundo os advogados do Goldman Sachs, o empréstimo da Oak Finance ao BES está na órbita da lei inglesa e na jurisdição dos tribunais ingleses.

Lusa

  • Dois jovens atropelados mortalmente no concelho de Montemor-o-Velho
    2:20
  • Presidente de "O Sonho" suspeito de peculato e fraude
    2:26

    País

    O presidente das três instituições de solidariedade social de Setúbal - incluindo "O Sonho" -, que na sexta-feira foram alvo de buscas, foi constituído arguido. Florival Cardoso é, por enquanto, o único suspeito de peculato e fraude na obtenção de subsídios para as instituições.

  • Manifestação contra mina de urânio junta milhares em Salamanca
    1:39
  • Assalto a Tancos e roubo de armas da PSP podem estar relacionados
    1:24

    País

    O assalto a Tancos e o roubo de armas da PSP, três recuperadas na semana passada, podem estar relacionados. O semanário Expresso avançou este sábado que há suspeitos de terem participado nos dois assaltos e o grupo, ou parte dele, atua principalmente do Algarve, com possíveis ligações a outras organizações espalhadas pelo país ou até transacionais.

  • Cessar-fogo de 30 dias na Síria
    2:07