sicnot

Perfil

Queda do BES

Queda do BES

Queda do BES

Disputa entre Novo Banco e Goldman Sachs julgada em Londres

Os tribunais britânicos decidiram hoje que a disputa entre o Novo Banco e o Goldman Sachs devido a um empréstimo de 835 milhões de dólares ao BES deve ser decidido no Reino Unido, noticia a agência Bloomberg.

A venda do Novo Banco, prevista para o final de deste mês ou início do próximo, deverá ser adiada. (Arquivo)

A venda do Novo Banco, prevista para o final de deste mês ou início do próximo, deverá ser adiada. (Arquivo)

SIC

Esta decisão contraria as pretensões do Novo Banco que queria que o caso fosse julgado em Portugal, alegando que os tribunais portugueses são os mais competentes sobre o assunto, já que envolve empréstimos de cerca de 760 milhões de euros ao Banco Espírito Santo (BES) pelo Goldman Sachs através da Oak Finance, uma operação que foi feita dois meses antes do colapso do banco português.

Segundo a Bloomberg, o Goldman Sachs quer garantir que a dívida é paga pelo Novo Banco apesar de o Banco de Portugal ter decidido transferir a dívida para o BES, onde a probabilidade de reembolso é altamente remota.

A ação em Londres foi colocada por um grupo de investidores internacionais que 'comprou' dívida do BES em junho de 2014 através da sociedade veículo do Goldman Sachs, a Oak Finance, sendo que um dos investidores é o fundo de pensões da Nova Zelândia.

O processo foi aberto no Reino Unido em fevereiro deste ano, já que, segundo os advogados do Goldman Sachs, o empréstimo da Oak Finance ao BES está na órbita da lei inglesa e na jurisdição dos tribunais ingleses.

Lusa

  • Luís Pina indiciado por quatro crimes de tentativa de homicídio
    2:24
  • Ministro "mais descansado" com relatório sobre Almaraz, ambientalistas contestam
    2:01

    País

    O ministro do Ambiente diz estar mais descansado depois de conhecer o relatório técnico que considera o armazém de resíduos nucleares em Almaraz uma solução adequada. Já as associações ambientalistas e os partidos criticam o parecer positivo à construção e querem ouvir os ministros do Ambiente e dos Negócios Estrangeiros no Parlamento.

  • Marcelo recebido por multidão na Ovibeja
    2:52
  • Líderes europeus unidos para iniciar saída do Reino Unido
    2:08
  • 100 dias de Trump em 04'30''
    4:33

    Pequenas grandes histórias

    Donald Trump tomou posse como 45º Presidente dos EUA dia 20 de janeiro de 2017, faz este sábado, 100 dias. Prometeu grandes mudanças, mas os planos acabaram por chocar de frente com a realidade e a burocracia de Washington, como foi o caso do Obamacare. Foi a primeira ordem executiva que assinou, no dia em que tomou posse, mas a revogação está longe de acontecer.