sicnot

Perfil

Queda do BES

Queda do BES

Queda do BES

Fosun abandonou negociações do Novo Banco

Notícia SIC

A Fosun abandonou as negociações para a venda do Novo Banco, na passada terça-feira. São agora os norte-americanos da Apollo que se sentam à mesa com o Banco de Portugal.

© Hugo Correia / Reuters

O Banco de Portugal anunciou hoje que iniciou a uma nova fase de negociações - a quarta - com potenciais compradores, e que "oportunamente divulgará o resultado do processo negocial". A SIC sabe que essas conversações são com os americanos da Apollo.

Depois da Anbang, a Fosun era o segundo grupo empresarial chinês com que o Banco de Portugal estava a negociar a venda do Novo Banco.

Estas infomações sustentam as notícias desta manhã, do Diário Económico e do Sol, de que a venda do Novo Banco será adiada para depois das eleições e retomada até ao fim do ano.

Em causa estará o valor das ofertas, abaixo do desejado pelo Governo e pelo Banco de Portugal. O Diário Económico avança que a proposta da Fosun prevê um encaixe líquido de 1,5 mil milhões para o Fundo de Resolução, ou seja, cerca de metade do pretendido.

O processo deve agora passar por um novo concurso, com prazos mais curtos, só depois das legislativas. Nessa altura, são também conhecidos os resultados dos testes de stress europeus ao Novo Banco.

  • Luís Pina indiciado por quatro crimes de tentativa de homicídio
    2:24
  • Ministro "mais descansado" com relatório sobre Almaraz, ambientalistas contestam
    2:01

    País

    O ministro do Ambiente diz estar mais descansado depois de conhecer o relatório técnico que considera o armazém de resíduos nucleares em Almaraz uma solução adequada. Já as associações ambientalistas e os partidos criticam o parecer positivo à construção e querem ouvir os ministros do Ambiente e dos Negócios Estrangeiros no Parlamento.

  • Marcelo recebido por multidão na Ovibeja
    2:52
  • Líderes europeus unidos para iniciar saída do Reino Unido
    2:08
  • 100 dias de Trump em 04'30''
    4:33

    Pequenas grandes histórias

    Donald Trump tomou posse como 45º Presidente dos EUA dia 20 de janeiro de 2017, faz este sábado, 100 dias. Prometeu grandes mudanças, mas os planos acabaram por chocar de frente com a realidade e a burocracia de Washington, como foi o caso do Obamacare. Foi a primeira ordem executiva que assinou, no dia em que tomou posse, mas a revogação está longe de acontecer.