sicnot

Perfil

Queda do BES

Queda do BES

Queda do BES

Encontro de lesados do BES junto ao Novo Banco por "uma nova via no sistema financeiro"

A Associação dos Indignados e Enganados do Papel Comercial do grupo GES vai realizar hoje um encontro junto à sede do Novo Banco, em Lisboa, com a intenção de lutar por "uma nova via de mudança no sistema financeiro português".

(Arquivo)

(Arquivo)

FERNANDO VELUDO/ LUSA (Arquivo)

Em comunicado, os lesados do papel comercial do grupo Espírito Santo (GES) vendido aos balcões do Banco Espírito Santo (BES) convidam os "atuais e eventuais lesados do sistema financeiro, e demais cidadãos, para um encontro por uma nova via, uma via de mudança no sistema financeiro português".

Para a associação, "urge limitar os poderes de supervisão do Banco de Portugal, pelo risco de condicionar e de aprisionar o regime democrático de 10,5 milhões de cidadãos às idiossincrasias e taticismos de uma só pessoa -- O Governador do Banco de Portugal".

A Associação dos Indignados e Enganados do Papel Comercial (AIEPC) acrescenta que quem se juntar ao encontro está a "evitar a destruição de recursos, a inação, e o incumprimento de garantias" dadas pelo Banco de Portugal "aos clientes".

O presidente da AIEPC, Ricardo Ângelo, que assina o comunicado, diz confiar "na mudança decisiva do enquadramento global, na mudança do 'arco da governação' e na moralização do próprio sistema" ao fim de quatro anos "de descrença, de injustiças, de más decisões nas vendas do património público e na obliteração de três dezenas de biliões de euros de dinheiro dos contribuintes, aforradores e acionistas, perdidos no sistema financeiro nacional".

Lusa

  • Advogados de Sócrates queixam-se de bullying processual e mediático
    2:13

    Operação Marquês

    Os advogados de José Sócrates queixam-se de bullying processual e mediático e garantem que o antigo primeiro-ministro nunca favoreceu Ricardo Salgado ou o Grupo Espirito Santo. Segundo o Expresso, o presidente da Escom, Helder Bataglia, terá admitido que Ricardo Salgado utilizou uma conta bancária do empresário, na Suíça, para passar 12 milhões de euros a Carlos Santos Silva, alegadamente para o amigo José Sócrates.

  • Marcelo diz que é hora de valorizar o poder local
    0:40

    País

    O Presidente da República diz que este é o momento para valorizar o poder local. Sobre a descida da Taxa Social Única, Marcelo Rebelo de Sousa recusou comentar e negou que haja crispação politica entre Governo e oposição.

  • Marine Le Pen diz que Brexit terá efeito dominó na UE
    0:39

    Brexit

    Marine Le Pen diz que o Brexit vai ter um efeito dominó na União Europeia. Durante um congresso da extrema-direita, a líder da Frente Nacional francesa afirmou que a Europa vai despertar este ano em que estão marcadas eleições em vários países, como a Alemanha e a Holanda.