Encontro de lesados do BES junto ao Novo Banco por "uma nova via no sistema financeiro"
20.12.2015 09h41
A Associação dos Indignados e Enganados do Papel Comercial do grupo GES vai realizar hoje um encontro junto à sede do Novo Banco, em Lisboa, com a intenção de lutar por "uma nova via de mudança no sistema financeiro português".
(Arquivo)
FERNANDO VELUDO/ LUSA (Arquivo)
Em comunicado, os lesados do papel comercial do grupo Espírito Santo (GES) vendido aos balcões do Banco Espírito Santo (BES) convidam os "atuais e eventuais lesados do sistema financeiro, e demais cidadãos, para um encontro por uma nova via, uma via de mudança no sistema financeiro português".
Para a associação, "urge limitar os poderes de supervisão do Banco de Portugal, pelo risco de condicionar e de aprisionar o regime democrático de 10,5 milhões de cidadãos às idiossincrasias e taticismos de uma só pessoa -- O Governador do Banco de Portugal".
A Associação dos Indignados e Enganados do Papel Comercial (AIEPC) acrescenta que quem se juntar ao encontro está a "evitar a destruição de recursos, a inação, e o incumprimento de garantias" dadas pelo Banco de Portugal "aos clientes".
O presidente da AIEPC, Ricardo Ângelo, que assina o comunicado, diz confiar "na mudança decisiva do enquadramento global, na mudança do 'arco da governação' e na moralização do próprio sistema" ao fim de quatro anos "de descrença, de injustiças, de más decisões nas vendas do património público e na obliteração de três dezenas de biliões de euros de dinheiro dos contribuintes, aforradores e acionistas, perdidos no sistema financeiro nacional".
Lusa
Na Homepage
- 0:54
- 0:32
"Há partidos que no discurso dizem uma coisa mas com o voto fazem outra"
26.04.2018 às 19h42
-
- 0:57
-
Português assassinou mulher e filho na Suíça por não aceitar separação
A não aceitação da separação está na origem do crime perpetrado por um cidadão português que assassinou a mulher e o filho na quarta-feira, em Payerne, centro-oeste da Suíça, revelou a edição eletrónica da Gazeta Lusófona.
26.04.2018 às 20h24
- 0:20
- 1:27
-
"Se não conseguir subir, pelo menos rasteje"
Depois de quatro horas e mais de 2700 degraus, Mandy Horvath chegou ao cimo do monte de Manitou, no Colorado, Estados Unidos. Uma história de persistência e superação.
26.04.2018 às 21h21
-
Vírus Zika mata tumores cerebrais humanos em experiência com ratos
Cientistas verificaram num ensaio pré-clínico com ratos que o vírus Zika elimina tumores cerebrais comuns em crianças com menos de cinco anos, foi esta quinta-feira divulgado.
26.04.2018 às 20h35
- 3:03
- 1:30