sicnot

Perfil

Queda do BES

Queda do BES

Queda do BES

CMVM suspende negociação de obrigações seniores do Novo Banco

A Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) suspendeu hoje de negociação as obrigações seniores do Novo Banco, no dia em que notícias dão conta de que estes títulos serão usados para recapitalizar a instituição.

(Arquivo)

(Arquivo)

© Rafael Marchante / Reuters

"O Conselho de Administração da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) deliberou (...) a suspensão da negociação em mercado regulamentado dos valores mobiliários emitidos pelo Novo Banco, até à divulgação de informação relevante sobre o emitente", lê-se no comunicado hoje divulgado pelo regulador dos mercados financeiros.

Os valores mobiliários a que a CMVM se refere são as obrigações seniores emitidas pelo BES e que passaram para o Novo Banco aquando da resolução do banco da família Espírito Santo.

O Público noticia hoje que o Novo Banco tem uma insuficiência de capital de cerca de 2.000 milhões de euros - o que incluirá os 1.400 milhões de euros de falta apurados nos testes de 'stress' e os restantes referentes a prejuízos deste ano e à avaliação dos ativos imobiliários -- e que estarão a ser estudadas várias soluções, caso do envolvimento dos obrigacionistas seniores, medida que será defendida pelo Banco Central Europeu (BCE).

Também a TSF noticia que o Novo Banco será capitalizado com a dívida detida pelos obrigacionistas, naquilo que se designa por um resgate interno ('bail-in').

De acordo com o Jornal de Negócios, nesta operação os clientes particulares do Novo Banco com obrigações seniores não deverão ser abrangidos, mas apenas títulos colocados em investidores institucionais, como fundos de investimentos, fundos de pensões ou instituições financeiras, num valor de 1.500 milhões de euros. Esses obrigacionistas poderão vir a tornar-se acionistas do banco.

O objetivo é pôr o Novo Banco com rácios de capital adequados para entrar em 2016 devidamente capitalizado.

Aquando da resolução do BES os obrigacionistas subordinados ficaram no banco mau, tal como os acionistas, enquanto os obrigacionistas seniores passaram para o Novo Banco e são credores do banco.

O ministro das Finanças, Mário Centeno, disse a semana passada que não será usado mais dinheiro público para pagar prejuízos de bancos.

Lusa

  • DJ Avicii morre aos 28 anos

    Cultura

    Tim Bergling, conhecido por Avicii e um dos mais famosos DJ's do mundo, morreu aos 28 anos. A notícia foi avançada pelo site TMZ, que adianta que o DJ e produtor sueco foi encontrado morto esta sexta-feira em Muscat, em Omã, e os detalhes da morte ainda não são conhecidos.

    SIC

  • Avicii tinha deixado os palcos há 2 anos por motivos de saúde
    2:14
  • "Não andámos a tomar calmantes, nem a dar abracinhos"
    0:52

    Desporto

    Rui Vitória recusa atirar a toalha ao chão. O treinador do Benfica acredita que ainda muito pode acontecer e revela a motivação da equipa depois da derrota com o FC Porto na Luz, que levou à perda da liderança a quatro jornadas do fim.

  • Passageiros do voo da Southwest Airlines usaram as máscaras de oxigénio ao contrário

    Mundo

    Uma pessoa morreu e sete outras ficaram feridas esta terça-feira depois de um avião da Southwest Airlines ter aterrado de emergência no aeroporto de Filadélfia, nos Estados Unidos. Ao longo da semana várias pessoas ligadas à aviação fizeram comentários sobre a forma como os passageiros utilizaram as máscaras de oxigénio, como é o caso de Bobby Laurie, um ex-comissário de bordo.

    SIC

  • "Se não querem que vos baixem as calças, não se tornem modelos"

    Cultura

    "Se não querem que vos baixem as calças, não se tornem modelos", esta foi apenas uma das declarações de Karl Lagerfeld sobre as denúncias de abuso sexual, que estão a marcar o mundo do cinema, da música e da moda. Numa entrevista, o diretor criativo da Chanel e da Fendi declarou mesmo que estava farto do #MeToo, o movimento usado para denunciar estes casos de abusos por todo o mundo.

    SIC

  • Portugal compromete-se a enviar profissionais de saúde para África
    2:39
  • EUA acusam Síria de tentar apagar provas de alegado ataque químico em Douma
    1:28
  • Já pode escolher uma morte amiga do ambiente

    Mundo

    Preocupa-se com o ambiente? Recicla? Prefere andar a pé ou partilhar transportes? Então saiba que a partir de agora a morte também pode ser amiga do ambiente. Desde caixões degradáveis de vime a cremação líquida, já é possível diminuir o impacto ambiental da morte.

    SIC

  • Mágico comove audiência do Britain's Got Talent com a história de cancro da mulher e da filha
    5:16