sicnot

Perfil

Queda do BES

Queda do BES

Queda do BES

Novo Banco recapitalizado por obrigacionistas do antigo BES

A decisão do Banco de Portugal de retransmitir para o BES a responsabilidade pelas obrigações não subordinadas destinadas a investidores institucionais que ficou no Novo Banco permite reforçar o capital desta instituição em 1.985 milhões de euros.

(Arquivo)

(Arquivo)

© Rafael Marchante / Reuters

"Desta medida resulta, em termos líquidos, um impacto positivo para o capital do Novo Banco de cerca de 1.985 milhões de euros", lê-se no comunicado hoje divulgado pelo supervisor e regulador bancário, em que deu conta da decisão tomada pelo Conselho de Administração.

Notícias divulgadas hoje pela comunicação social indicavam que o Novo Banco tem uma insuficiência de capital de cerca de 2.000 milhões de euros, pelo que o Banco de Portugal estaria a procurar soluções em conjunto com o Governo e o Banco Central Europeu (BCE) para que a instituição liderada por Stock da Cunha entre em 2016 a cumprir as exigências regulamentares.

A medida conhecida hoje à noite vem permitir suprir essa falha, através da retirada da responsabilidade do Novo Banco perante as obrigações não subordinadas emitidas pelo BES.

Quando o banco da família Espírito Santo foi resgatado, no início de agosto de 2014, a dívida subordinada (menos protegida) ficou no 'banco mau' BES.

Já a dívida sénior ou não subordinada do BES (aquela que é mais protegida, que pressupõe prioridade no pagamento em caso de incumprimento) foi transferida para o Novo Banco, referindo as autoridades na altura que "os obrigacionistas são agora credores do Novo Banco e os seus contratos mantêm exatamente as mesmas caraterísticas que tinham perante o BES".

A decisão do Banco de Portugal de hoje volta a passar para o BES as obrigações não subordinadas que o banco da família Espírito Santo emitiu, justificando o Banco de Portugal que na "deliberação original da resolução" do BES ficou "explicitamente previsto" que poderia enquanto Autoridade de Resolução "alterar o perímetro de ativos e passivos do Banco Espírito Santo e do Novo Banco".

Com esta decisão, os pagamentos referentes à dívida subordinada agora retransmitida passa para o BES.

Para o Novo Banco, a saída dessa responsabilidade significa uma melhoria dos seus rácios de capital. No entanto, para os detentores de obrigações seniores esta situação é arriscada, uma vez que o BES pode não ter condições de assegurar os pagamentos.

Com Lusa

  • Dirigentes do GD Ribeirão acusados de auxílio à emigração ilegal
    1:34

    Desporto

    Oito dirigentes do Grupo Desportivo de Ribeirão, um clube de Vila Nova de Famalicão que fechou as portas em 2015, foram acusados pelo Ministério Público.Em causa, estão suspeitas de auxílio à emigração ilegal ou falsificação de documentos, relacionadas com transferências de jogadores estrangeiros em situação ilegal.

  • Capacetes Brancos agradecem Óscar para filme sobre a guerra na Síria
    1:34

    Óscares 2017

    O Óscar para melhor documentário curto foi atribuído a um filme sobre a guerra na Síria. "The White Helmets" retrata o trabalho dos Capacetes Brancos, uma equipa de voluntários que ajuda no salvamento e resgate de habitantes sírios atingidos pelo conflito no país. O Fundador dos Capacetes Brancos já veio fazer um agradecimento público pela atribuição deste galardão. Raed Saleh diz que é uma motivação para os voluntários que todos os dias arriscam a vida para salvar outras pessoas.

  • O primeiro eclipse solar do ano
    0:57
  • O Nokia 3310 está de volta
    1:16