sicnot

Perfil

Queda do BES

Queda do BES

Queda do BES

Novo Banco reitera que depósitos dos clientes estão garantidos

A administração do Novo Banco reiterou aos colaboradores que todos os depósitos dos clientes estão garantidos, independentemente do seu montante, num comunicado enviado após a decisão do Banco de Portugal de recapitalizar a instituição.

© Hugo Correia / Reuters

No comunicado interno, a que a agência Lusa teve acesso, o Conselho de Administração do Novo Banco destaca que "os depósitos dos clientes do Novo Banco, independentemente do seu montante, não foram objeto desta medida" de capitalização.

O Banco de Portugal (BdP) decidiu na terça-feira que o Novo Banco vai ser capitalizado com quase dois mil milhões de euros provenientes de títulos de dívida, suportados por grandes obrigacionistas, nomeadamente investidores qualificados como bancos ou fundos de investimento.

Num comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), o BdP diz ter decidido retransmitir para o BES a responsabilidade pelas obrigações não subordinadas ou seniores por este emitidas e que foram destinadas a investidores institucionais, cujo montante é de 1.941 milhões de euros.

"Por força desta retransmissão, o Novo Banco deixou de ser o devedor responsável pelas referidas emissões de obrigações, as quais passam a integrar o balanço do BES", refere.

Com esta medida - que altera a que tinha sido tomada após a resolução do BES, quando o BdP decidiu não imputar perdas aos credores seniores ao transmitir a dívida não subordinada do BES para o Novo Banco - o capital da instituição agora liderada por Stock da Cunha é reforçado em 1.985 milhões de euros, permitindo assim ao banco entrar em 2016 a cumprir as exigências regulamentares, e sem recorrer diretamente ao dinheiro dos contribuintes.

No comunicado interno, a administração do Novo Banco destaca ainda que "a configuração do balanço do Novo Banco está [agora] estabilizada, não sendo mais possível a transmissão de ativos e passivos para o BES (o perímetro está fechado)".

Acrescenta também que "o rácio de capital do Novo Banco, a partir desta operação, compara favoravelmente com o dos seus concorrentes, tendo por consequência os seus depositantes as mesmas garantias que os dos outros bancos com idêntico nível de solvência".

Lusa

  • Queda de avioneta em Espanha causa 4 mortos

    Mundo

    Uma avioneta com destino a Cascais, em que seguia uma família de quatro pessoas - dois adultos e dois menores - caiu em Sotillo de las Palomas, em Toledo, Espanha.

    Em desenvolvimento

  • Um discurso histórico com os pedidos de sempre
    2:30

    País

    Jerónimo de Sousa voltou este domingo a pedir a renegociação da dívida e a saída de Portugal do euro. Num discurso historicamente curto, apenas 15 minutos, no encerramento do Congresso do PCP, o reeleito secretário-geral comunista anunciou que o aumento dos salários e a reversão das alterações à legislação laboral são duas prioridades para os próximos tempos.

  • Mais de 50 milhões de italianos decidem futuro do país
    1:43

    Mundo

    Este domingo, está nas mãos de mais de 50 milhões de eleitores italianos o futuro do país. Mais do que um voto à reforma constitucional, o referendo terá consequências políticas diretas no Governo italiano. As urnas fecham às 23h00, 22h00 em Lisboa. Os primeiros resultados são esperados meia hora depois.