sicnot

Perfil

Queda do BES

Queda do BES

Queda do BES

Novo Banco reitera que depósitos dos clientes estão garantidos

A administração do Novo Banco reiterou aos colaboradores que todos os depósitos dos clientes estão garantidos, independentemente do seu montante, num comunicado enviado após a decisão do Banco de Portugal de recapitalizar a instituição.

© Hugo Correia / Reuters

No comunicado interno, a que a agência Lusa teve acesso, o Conselho de Administração do Novo Banco destaca que "os depósitos dos clientes do Novo Banco, independentemente do seu montante, não foram objeto desta medida" de capitalização.

O Banco de Portugal (BdP) decidiu na terça-feira que o Novo Banco vai ser capitalizado com quase dois mil milhões de euros provenientes de títulos de dívida, suportados por grandes obrigacionistas, nomeadamente investidores qualificados como bancos ou fundos de investimento.

Num comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), o BdP diz ter decidido retransmitir para o BES a responsabilidade pelas obrigações não subordinadas ou seniores por este emitidas e que foram destinadas a investidores institucionais, cujo montante é de 1.941 milhões de euros.

"Por força desta retransmissão, o Novo Banco deixou de ser o devedor responsável pelas referidas emissões de obrigações, as quais passam a integrar o balanço do BES", refere.

Com esta medida - que altera a que tinha sido tomada após a resolução do BES, quando o BdP decidiu não imputar perdas aos credores seniores ao transmitir a dívida não subordinada do BES para o Novo Banco - o capital da instituição agora liderada por Stock da Cunha é reforçado em 1.985 milhões de euros, permitindo assim ao banco entrar em 2016 a cumprir as exigências regulamentares, e sem recorrer diretamente ao dinheiro dos contribuintes.

No comunicado interno, a administração do Novo Banco destaca ainda que "a configuração do balanço do Novo Banco está [agora] estabilizada, não sendo mais possível a transmissão de ativos e passivos para o BES (o perímetro está fechado)".

Acrescenta também que "o rácio de capital do Novo Banco, a partir desta operação, compara favoravelmente com o dos seus concorrentes, tendo por consequência os seus depositantes as mesmas garantias que os dos outros bancos com idêntico nível de solvência".

Lusa

  • Pinto da Costa internado após queda

    Desporto

    O presidente do FC Porto, Pinto da Costa, sofreu uma queda e foi internado de urgência no Hospital de São João. O acidente já foi confirmado pelo clube em comunicado.

  • Lesados do Banif confiaram "num sistema que os aldrabou"
    2:00
  • "Octávio Machado foi a terceira escolha" para o cargo
    2:01
  • O que resta do navio de salvamento mais famoso de Portugal?
    15:26
  • "Temos de melhorar o sistema de prevenção e combate dos incêndios"
    18:07

    País

    O ministro da Agricultura, Luís Capoulas Santos, foi convidado da Edição da Noite da SIC Notícias, desta quinta-feira. Em análise esteve o chumbo do PCP na criação de um banco nacional de terras, a reforma da floresta em Portugal, as falhas no sistema de comunicação do SIRESP, a lei da rolha nos bombeiros, a seca no país e ainda a pesca da sardinha, que poderá vir a ser proibida durante 15 anos. 

    Entrevista SIC Notícias

  • Direita acusa presidente da Assembleia da República de não estar à altura do cargo
    2:06

    País

    O presidente da Assembleia da República está a ser novamente criticado pela oposição. Numa entrevista à Antena 1, Eduardo Ferro Rodrigues disse que não queria falar sobre o caso Galpgate para não causar espasmos à direita. Na reação, o CDS diz que a segunda figura do Estado deve abandonar as trincheiras partidárias. A direita acusa ainda que o presidente da Assembleia de não estar à altura do cargo.

  • "Sempre me senti em casa em Portugal"
    1:11