sicnot

Perfil

Queda do BES

Queda do BES

Queda do BES

Novo Banco reitera que depósitos dos clientes estão garantidos

A administração do Novo Banco reiterou aos colaboradores que todos os depósitos dos clientes estão garantidos, independentemente do seu montante, num comunicado enviado após a decisão do Banco de Portugal de recapitalizar a instituição.

© Hugo Correia / Reuters

No comunicado interno, a que a agência Lusa teve acesso, o Conselho de Administração do Novo Banco destaca que "os depósitos dos clientes do Novo Banco, independentemente do seu montante, não foram objeto desta medida" de capitalização.

O Banco de Portugal (BdP) decidiu na terça-feira que o Novo Banco vai ser capitalizado com quase dois mil milhões de euros provenientes de títulos de dívida, suportados por grandes obrigacionistas, nomeadamente investidores qualificados como bancos ou fundos de investimento.

Num comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), o BdP diz ter decidido retransmitir para o BES a responsabilidade pelas obrigações não subordinadas ou seniores por este emitidas e que foram destinadas a investidores institucionais, cujo montante é de 1.941 milhões de euros.

"Por força desta retransmissão, o Novo Banco deixou de ser o devedor responsável pelas referidas emissões de obrigações, as quais passam a integrar o balanço do BES", refere.

Com esta medida - que altera a que tinha sido tomada após a resolução do BES, quando o BdP decidiu não imputar perdas aos credores seniores ao transmitir a dívida não subordinada do BES para o Novo Banco - o capital da instituição agora liderada por Stock da Cunha é reforçado em 1.985 milhões de euros, permitindo assim ao banco entrar em 2016 a cumprir as exigências regulamentares, e sem recorrer diretamente ao dinheiro dos contribuintes.

No comunicado interno, a administração do Novo Banco destaca ainda que "a configuração do balanço do Novo Banco está [agora] estabilizada, não sendo mais possível a transmissão de ativos e passivos para o BES (o perímetro está fechado)".

Acrescenta também que "o rácio de capital do Novo Banco, a partir desta operação, compara favoravelmente com o dos seus concorrentes, tendo por consequência os seus depositantes as mesmas garantias que os dos outros bancos com idêntico nível de solvência".

Lusa

  • SIC faz-se à estrada para ouvir eleitores
    2:13
  • Furacão Maria ameaça Ilhas Virgens e Porto Rico

    Mundo

    O furacão Maria "potencialmente catastrófico" está a ameaçar as Ilhas Virgens e o Porto Rico, depois de esta terça-feira ter semeado a destruição na Dominica e provocado um morto e dois desaparecidos na ilha francesa de Guadalupe.

  • Pistolas Nerf podem causar graves lesões nos olhos

    Mundo

    As balas das pistolas Nerf, quando atingem os olhos, podem causar graves lesões. O aviso é de um grupo de médicos de Londres, que recomenda a utilização de óculos protetores e o aumento da idade mínima para a utilização dos brinquedos.

    SIC

  • Investigadores descobrem como transformar gordura "má" em gordura "boa"

    Mundo

    Uma equipa de investigadores da Universidade de Washington, Estados Unidos, descobriu como converter a gordura corporal "má" em gordura "boa", permitindo queimar mais calorias e atrasar o aumento de peso, num estudo conduzido em ratos. Estes resultados abrem caminho para a possibilidade de desenvolver tratamentos mais eficazes para a obesidade e para a diabetes associada ao aumento de peso em pessoas, segundo os autores.

  • Escola na Croácia usa imagem de Melania Trump para chamar alunos

    Mundo

    "Imagine até onde pode ir com um pouco de inglês", foi com estas palavras que uma escola de inglês da Croácia decidiu promover as suas aulas, juntando ainda a fotografia de Melania Trump ao placard do anúncio. Agora, a primeira-dama norte-americana ameaça levar o Instituo Americki a tribunal. Entretanto, o placard já foi retirado do local.

    SIC