sicnot

Perfil

Queda do BES

Queda do BES

Queda do BES

Grupo de particulares tenta anular transferência de obrigações do Novo Banco para o BES

Um grupo de 25 particulares reúne-se este sábado para tentar anular a transferência das obrigações do Novo Banco para o BES.

(Arquivo)

(Arquivo)

© Hugo Correia / Reuters

Os particulares contestam a decisão do Banco de Portugal e consideram-na "ilegal", porque "viola a hierarquia dos credores".

A 29 de dezembro, o Banco de Portugal determinou retransmitir para o BES a responsabilidade pelas obrigações não subordinadas e que foram destinadas a investidores institucionais, como fundos de investimento, públicos ou privados, num total de quase dois mil milhões de euros.

O BES - o 'banco mau' que ficou com os chamados ativos tóxicos do ex-BES - não deve ter meios de assegurar o reembolso do capital e a remuneração dos juros das obrigações em causa, pelo que os investidores dessas obrigações arriscam perder o dinheiro investido.

  • Governo vai avaliar situação da associação Raríssimas
    1:41

    País

    O Governo promete avaliar a situação da instituição Raríssimas e agir em conformidade, depois da denúncia de alegadas irregularidades na gestão financeira. A presidente da instituição terá usado dinheiro da Raríssimas para gastos pessoais como vestidos de alta-costura e alimentação. Esta é uma instituição que apoia doentes e famílias que convivem de perto com doenças raras. 

  • Diáconos permanentes: quem são e que cargo ocupam na comunidade católica
    10:04
  • Múmia quase intacta descoberta em Luxor
    1:23

    Mundo

    O Egito anunciou, este sábado, a descoberta de dois pequenos túmulos com 3.500 anos na cidade de Luxor. Foram também encontrados uma múmia em bom estado de conservação, uma estátua do deus Ámon Ra e centenas de artefactos de madeira e cerâmica ou pinturas intactas.