sicnot

Perfil

Queda do BES

Queda do BES

Queda do BES

Grupo de particulares tenta anular transferência de obrigações do Novo Banco para o BES

Um grupo de 25 particulares reúne-se este sábado para tentar anular a transferência das obrigações do Novo Banco para o BES.

(Arquivo)

(Arquivo)

© Hugo Correia / Reuters

Os particulares contestam a decisão do Banco de Portugal e consideram-na "ilegal", porque "viola a hierarquia dos credores".

A 29 de dezembro, o Banco de Portugal determinou retransmitir para o BES a responsabilidade pelas obrigações não subordinadas e que foram destinadas a investidores institucionais, como fundos de investimento, públicos ou privados, num total de quase dois mil milhões de euros.

O BES - o 'banco mau' que ficou com os chamados ativos tóxicos do ex-BES - não deve ter meios de assegurar o reembolso do capital e a remuneração dos juros das obrigações em causa, pelo que os investidores dessas obrigações arriscam perder o dinheiro investido.

  • Admissão de efetivos nas Forças Armadas aquém do pedido pelas chefias
    1:42

    País

    O Ministério das Finanças autorizou a admissão de mais efetivos nas forças armadas, este ano mas a integração fica muito abaixo do número pedido pelas chefias militares. Mário Centeno só terá autorizado a integração de cerca de três mil militares em vez das cinco mil vagas propostas pelas chefias do Exército, Força Aérea e Marinha.

  • China prepara-se para inaugurar comboio mais rápido do mundo
    1:08