sicnot

Perfil

Queda do BES

Queda do BES

Queda do BES

Maiores bancos do mundo reunidos para pressionar BdP

Os maiores bancos do mundo estão reunidos em Londres por causa da decisão do Banco de Portugal (BdP) de transferir obrigações seniores do Novo Banco para o BES.

© Toby Melville / Reuters (Arquivo)

A decisão faz com que estas obrigações de quase 2 mil milhões de euros possam perder cerca de 80% do valor. Por isso, os maiores bancos do mundo admitem acionar os seguros que protegem os investidores em caso de incumprimento do Novo Banco.

Os investidores internacionais consideram que além destas obrigações podem estar em risco outras e, se assim fosse, o Novo Banco teria de pagar indmnizações demasiado elevadas.

Os maiores bancos do mundo criticam o Banco de Portugal e temem que o precente possa vir a ser seguido por outros bancos europeus.

  • Brinquedos tecnológicos para oferecer no Natal
    5:33
  • Aniversário de Marcelo passado nas comemorações dos 700 anos da Marinha
    1:45

    País

    O Presidente da República defende que é preciso continuar a investir na Armada, nas pessoas, nas capacidades e no apoio de retaguarda. No dia em que fez 69 anos, Marcelo Rebelo de Sousa esteve nas comemorações dos 700 da Marinha, onde sublinhou os sete séculos de conquistas e de combates navais.

  • Rui Rio comprometeu-se a realizar apenas dois debates
    0:45

    País

    Rui Rio disse esta terça-feira que foi apanhado de surpresa com a mudança de posição de Pedro Santana Lopes, que exige três debates entre os dois candidatos à liderança do PSD nos canais generalistas. Rui Rio reiterou ainda que se comprometeu a fazer apenas dois debates.

  • Costa anuncia reunião sobre neutralidade carbónica em fevereiro
    2:03

    País

    O Presidente francês defende que é preciso ir mais longe e mais rápido na luta contra as alteração climáticas, numa resposta à decisão de Donald Trump de retirar os EUA do Acordo de Paris. Em fevereiro, será a vez de Portugal organizar uma reunião sobre energia e transportes.