sicnot

Perfil

Queda do BES

Queda do BES

Queda do BES

Maiores bancos do mundo reunidos para pressionar BdP

Os maiores bancos do mundo estão reunidos em Londres por causa da decisão do Banco de Portugal (BdP) de transferir obrigações seniores do Novo Banco para o BES.

© Toby Melville / Reuters (Arquivo)

A decisão faz com que estas obrigações de quase 2 mil milhões de euros possam perder cerca de 80% do valor. Por isso, os maiores bancos do mundo admitem acionar os seguros que protegem os investidores em caso de incumprimento do Novo Banco.

Os investidores internacionais consideram que além destas obrigações podem estar em risco outras e, se assim fosse, o Novo Banco teria de pagar indmnizações demasiado elevadas.

Os maiores bancos do mundo criticam o Banco de Portugal e temem que o precente possa vir a ser seguido por outros bancos europeus.

  • Porto Editora acusada de discriminação
    2:55
  • "Burlão do amor" acusado de tirar 450 mil euros a amante
    2:21

    País

    Um homem com cerca de 50 anos é acusado de tirar 450 mil euros a uma mulher com quem começou por ter uma relação profissional. Ele pedia, ela emprestava. Anos depois, ela ficou insolvente, com dívidas à banca de 214 mil euros e sem emprego. O homem é arguido, nega a relação amorosa entre ambos, mas admite ter recebido dinheiro dela. Garante, no entanto, que tenciona pagar o que deve.