sicnot

Perfil

Queda do BES

Queda do BES

Queda do BES

Lesados do papel comercial do BES acreditam em solução até ao final de fevereiro

O presidente da direção da Associação dos Indignados e Enganados do Papel Comercial (AIEPC) do Grupo Espírito Santo (GES) mostrou-se hoje convicto de que o Governo vai encontrar até ao final de fevereiro uma solução para os lesados.

JOS\303\211 SENA GOUL\303\203O

"O Governo do PS [liderado por António Costa] tem o mérito de conversar com as pessoas e só assim se consegue apreender a realidade. Existe boa vontade, que antes nunca houve, e que vai com certeza levar a um bom fim. Acreditamos que até ao fim deste mês isso vai ser possível", afirmou Ricardo Ângelo, durante uma manifestação que começou esta manhã em Lisboa, em frente à sede do Novo Banco, junto à Avenida da Liberdade.

Ricardo Ângelo disse ainda que "nas últimas três semanas houve mais conversas com os lesados do que em mais de um ano com o anterior Governo".

Os lesados acreditam que vão encontrar em breve uma solução também porque dizem contar com o apoio do Presidente da República eleito, Marcelo Rebelo de Sousa.

"Temos apoio do futuro Presidente e do Governo. Falta apenas boa vontade e assinar os papéis, pois estamos fartos de intenções", comentou.

A manifestação de hoje - que a AIEPC classificou como a "maior de sempre" de lesados do GES - contou com a presença de centenas de pessoas, a maioria residente no norte do país.

"Este protesto é um ensaio ao que deverá acontecer caso o problema do papel comercial não seja resolvido e é uma forma de alertar os futuros compradores do Novo Banco, que serão com certeza espanhóis, para os protestos que vão marcar se avançarem com a compra" do banco, acrescentou.

Os manifestantes percorreram a avenida da Liberdade fazendo protestos junto à sede do Novo Banco e de vários bancos espanhóis que poderão estar interessados na compra da instituição, como o Santander Totta, o BBVA, La Caixa e Popular, percorrendo todas as agências na Avenida da Liberdade, na Rua Augusta e na Rua do Comércio, continuando o protesto novamente em direção à avenida de Liberdade.

Muitos manifestantes colaram autocolantes nos vidros das instituições bancárias, que diziam: "Novo comprador: Quem o Novo Banco comprar, a dívida vai ter de pagar".

Desde que o Banco Espírito Santo (BES) foi alvo de uma medida de resolução, no verão de 2014, que clientes do retalho detentores de papel comercial do GES, que compraram os títulos aos balcões do BES, têm vindo a desenvolver várias ações com vista a recuperar o dinheiro investido.

De acordo com as informações recolhidas pela Lusa, são atualmente 2.040 os subscritores de papel comercial que reclamam cerca de 400 milhões de euros.

Lusa

  • Não houve negligência médica no caso do jovem que morreu em São José
    2:33

    País

    Afinal, não houve negligência médica no caso do jovem que morreu há cerca de um ano no Hospital de São José, vítima de um aneurisma. Esta é a conclusão da Ordem dos Médicos e dos peritos do Instituto de Medicina Legal. Segundo o jornal Expresso, todos os relatórios relatórios pedidos pelo Ministério Público e pelo Centro Hospitalar de Lisboa Central dizem que o corpo clínico do hospital não teve responsabilidades na morte de David Duarte.

  • Jovens estariam de fones e poderão não ter ouvido comboio a aproximar-se
    1:47

    País

    As adolescentes, de 13 e 14 anos, encontradas mortas junto à linha do norte perto de Coimbra podem não ter ouvido a aproximação do comboio, uma vez que estariam de auriculares. Os corpos só foram descobertos 36 horas depois do desaparecimento das jovens, aparentemente vítimas de um descuido fatal.

  • Patti Smith engana-se na música de Bob Dylan durante cerimónia dos Nobel
    1:49

    Mundo

    Os prémios Nobel deste ano já foram entregues. Bob Dylan não compareceu à entrega do galardão da Literatura e fez-se representar pela amiga Patti Smith, que teve um bloqueio enquanto cantava "A Hard Rain's A-Gonna Fall" do músico. O Presidente da Colômbia Juan Manuel dos Santos foi distinguido com o Nobel da paz pelo acordo que alcançou com as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia.

  • CIA acredita que Trump foi ajudado por piratas informáticos russos
    1:24

    Eleições EUA 2016

    As eleições nos Estados Unidos da América já terminaram e o Presidente está eleito. Contudo, Barack Obama quer saber se os russos tentaram mesmo influenciar o voto e ao mesmo tempo perceber o que os serviços secretos aprenderam com todas as fugas de informação durante a campanha. Já a CIA diz não ter dúvidas: para os serviços secretos norte-americanos, Donald Trump foi ajudado por piratas informáticos.