sicnot

Perfil

Queda do BES

Queda do BES

Queda do BES

Lesados do BES recebidos amanhã pela 1ª vez pelo Banco de Portugal

Representantes da Associação dos Indignados e Enganados do Papel Comercial (AIEPC) do Grupo Espírito Santo (GES), comprado aos balcões do BES, vão ser recebidos pela primeira vez na quarta-feira pelo Banco de Portugal, segundo fonte próxima das negociações.

FERNANDO VELUDO/ LUSA (ARQUIVO)

O encontro está ainda a ser preparado e nem o Banco de Portugal nem a AIEPC confirmaram à Lusa a reunião, escusando-se ambos a fazer comentários, mas, segundo fonte próxima das negociações, a reunião está marcada para as 17:00 de quarta-feira na sede do Banco de Portugal, em Lisboa.

O problema dos lesados que compraram papel comercial de sociedades do GES nos balcões do antigo BES já foi objeto de uma reunião na passada quinta-feira, entre o Banco de Portugal (BdP), a Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) e um representante do Governo.

Um dia antes, na passada quarta-feira, o primeiro-ministro, em Aveiro, acusou o BdP de estar "a arrastar uma decisão" sobre este processo, dizendo que está a impedir uma solução já aceite pelas partes.

Questionado sobre se o governador do BdP, Carlos Costa, devia deixar a liderança da instituição, António Costa respondeu que "o BdP goza de independência e o governador goza de um estatuto próprio.

"Tenho que lamentar a forma como a administração do Banco de Portugal tem vindo a arrastar uma decisão sobre esta matéria, a impedir que rapidamente a solução proposta pelo Governo e aceite pela maioria dos lesados do BES pudesse estar já implementada", criticou nesse dia, manifestando esperança que "tão rapidamente quanto possível o BdP assuma a postura responsável que todas as entidades públicas e privadas estão disponíveis assumir".

O Governo propôs um mecanismo de conciliação, mediação e arbitragem.

Lusa

  • Governo prepara projeto para suavizar transição para a reforma
    1:38

    Economia

    O Governo quer suavizar a transição do trabalho para a reforma. A ideia é que essa passagem seja feita gradualmente e não de uma dia para o outro, o que pode ser mais traumático. O projecto prevê a possilidade do trabalhador cumprir meio horário e acumular com meia pensão.

  • Primeiro discurso de Costa na ONU alinhado com o de Guterres

    País

    O primeiro-ministro, António Costa, proferirá hoje o seu primeiro discurso na Assembleia Geral das Nações Unidas, devendo estar muito alinhado com a agenda política apresentada na terça-feira pelo secretário-geral da ONU, António Guterres, valorizando o multilateralismo.

  • Pelo menos 2 mortos em Guadalupe à passagem do furacão Maria

    Mundo

    A passagem na terça-feira do furacão Maria pelo arquipélago francês de Guadalupe, nas Caraíbas, provocou a morte de duas pessoas, indicou o governo. Em declarações à Rádio RCI, Eric Maire, delegado do governo, disse que um homem morreu devido à queda de uma árvore, e que outra pessoa foi encontrada morta junto ao mar.

  • Pistolas Nerf podem causar graves lesões nos olhos

    Mundo

    As balas das pistolas Nerf, quando atingem os olhos, podem causar graves lesões. O aviso é de um grupo de médicos de Londres, que recomenda a utilização de óculos protetores e o aumento da idade mínima para a utilização dos brinquedos.

    SIC

  • Investigadores descobrem como transformar gordura "má" em gordura "boa"

    Mundo

    Uma equipa de investigadores da Universidade de Washington, Estados Unidos, descobriu como converter a gordura corporal "má" em gordura "boa", permitindo queimar mais calorias e atrasar o aumento de peso, num estudo conduzido em ratos. Estes resultados abrem caminho para a possibilidade de desenvolver tratamentos mais eficazes para a obesidade e para a diabetes associada ao aumento de peso em pessoas, segundo os autores.