sicnot

Perfil

Queda do BES

Queda do BES

Queda do BES

Mário Centeno espera vender Novo Banco no espaço de um ano

O ministro das Finanças, Mário Centeno, disse hoje que o Governo estima vender o Novo Banco em 12 meses, considerando que o prolongamento do período de venda do banco "não ajuda" o Estado.

Em entrevista à agência financeira Bloomberg, em Londres, Mário Centeno disse que o executivo socialista está a acompanhar de perto o processo de alienação do Novo Banco e que uma venda bem-sucedida é "muito importante" para o sistema financeiro português.

O Governo espera que a venda do Novo Banco ocorra nos próximos doze meses, segundo o ministro, que considerou que "o atraso não ajuda" o Estado.

Na segunda-feira, o primeiro-ministro, António Costa, lembrou que a venda do Novo Banco deve ser feita, de acordo com os compromissos assumido com Bruxelas, até agosto de 2017, e que há tempo para "bem decidir o que tem de ser decidido".

António Costa considerou que "a obtenção deste prazo visa sobretudo diminuir a ansiedade das senhoras e senhores jornalistas, a preocupação de todos nós, e sabermos que temos tempo para, em conformidade, bem decidir o que tem de ser decidido, no momento próprio e em tranquilidade".

Já hoje em entrevista à Bloomberg, o ministro das Finanças afirma que os juros da dívida acima de 10% são uma coisa do passado, defendendo que uma das tarefas do Governo é "tranquilizar os mercados" e deixar "o compromisso muito firme de que esses tempos já passaram".

Mário Centeno defendeu ainda que é necessário um esforço conjunto entre o Banco Central Europeu (BCE) e os países da União Europeia para evitar picos das taxas de juro da dívida pública.

Já no que diz respeito às finanças públicas, Mário Centeno disse que o Governo está "muito comprometido em manter o processo de consolidação orçamental, para refrear o rácio da dívida face ao Produto Interno Bruto (PIB)".

O ministro reiterou que Portugal não vai precisar de medidas de consolidação orçamental extraordinárias: "Não pensamos que será necessário. O plano A é muito exigente mas é um plano que, na sua maioria, depende da nossa ação e acreditamos que seremos capazes de corresponder", afirmou.

O governante adiantou que Portugal não vai iniciar o debate sobre a renegociação da dívida pública, considerando que "esse é um assunto a ser tratado a um nível europeu".

"Não vamos promover esse processo", afirmou.

Lusa

  • "Miúdos de 5 e 6 anos a perguntar: a minha casa ardeu, o meu pai está queimado?"
    4:55
  • Presidente visita zonas afetadas pelos fogos
    2:00

    País

    Numa visita inesperada, o Presidente da República esteve esta manhã em Vouzela, um dos concelhos mais atingidos pelos incêndios. Marcelo Rebelo de Sousa vai estar nos próximos dias no distrito de Viseu.

  • Duas opções do círculo mais próximo de António Costa
    1:41
  • O clube de amigos de António Costa

    Não me parece o melhor princípio político, mas percebo que António Costa queira ter junto de si, sobretudo em tempos difíceis, os mais próximos. Os homens de confiança pessoal e política. Em plena tempestade, o primeiro-ministro chamou dois amigos de longa data, ex-colegas da Faculdade de Direito, Eduardo Cabrita e Pedro Siza Vieira. E eles não disseram que não.

    Bernardo Ferrão

  • "Viverei com o peso na consciência até ao último dia"
    3:00
  • A fotografia que está a correr (e a impressionar) o Mundo

    Mundo

    A fotografia de uma cadela a carregar, na boca, o cadáver calcinado da cria está a comover o mundo. Entre as muitas fotografias que mostram o cenário causado pelos incêndios que devastaram a Galiza nos últimos dias, esta está a causar especial impacto. O registo é do fotógrafo Salvador Sas, da agência EFE. A imagem pode impressionar os mais sensíveis.

  • Tondela corta relações institucionais com Belenenses

    Desporto

    O Tondela anunciou esta quinta-feira o corte de relações institucionais com o Belenenses, que vai defrontar no domingo para a nona jornada da I Liga de futebol, na sequência do diferendo pelo não adiamento do jogo devido aos incêndios.

  • SC Braga recebe o Ludogorets
    2:03

    Liga Europa

    O Sporting de Braga recebe hoje o Ludogorets. Abel Ferreira destaca a capacidade física e ofensiva do adversário e quer um Braga a jogar com intensidade para vencer o atual campeão da Bulgária.