sicnot

Perfil

Queda do BES

Queda do BES

Queda do BES

Banco de Portugal vai tentar duas vias para vender Novo Banco

O Banco de Portugal divulgou hoje os termos do novo procedimento de venda do Novo Banco, admitindo a alienação direta a investidores estratégicos ou a venda em mercado, em que se pode incluir a oferta pública de ações.

© Rafael Marchante / Reuters

Em comunicado o regulador refere que serão agora feitos contactos com investidores para avaliar do interesse destes em participar numa destas vias e adianta que "a escolha final da via a seguir será feita em momento futuro".

O Banco de Portugal publicou também hoje os anexos com os critérios de elegibilidade dos investidores que queiram concorrer a este segundo processo de venda do Novo Banco, depois de ter sido suspensa a primeira tentativa de alienação em setembro do ano passado.

A entidade liderada por Carlos Costa confirmou ainda que a sucursal de Londres do alemão Deutsche Bank irá apresentar uma proposta financeira para assessorar o Fundo de Resolução neste processo, mas fez questão de sublinhar que "a mudança na assessoria financeira do processo de venda do Novo Banco não implicará acréscimo de custos".

O Novo Banco foi criado no início de agosto de 2014 na sequência da resolução do Banco Espírito Santo (BES) como banco de transição, detido na totalidade pelo Fundo de Resolução bancário, que está, por seu lado, na esfera do Banco de Portugal.

A entidade agora liderada por Stock da Cunha tem de ser vendida no máximo até agosto de 2017, depois de a Comissão Europeia ter estendido por um ano a data para a sua alienação.

O banco teve resultados negativos de 980,6 milhões de euros em 2015, tendo justificado mais de metade do prejuízo ainda com o 'legado' do BES.

Lusa

  • Novo dia de protestos contra expropriações na ilha do Farol
    2:30

    País

    A sociedade Polis Ria Formosa concluiu a tomada de posse das construções identificadas como ilegais na ilha do Farol, na Ria Formosa, em Faro. No segundo dia da operação, sob fortes protestos da população, os técnicos da Polis, escoltados pela Polícia Marítima, expropriaram hoje mais 18 construções.

  • Cunhado do Rei de Espanha em liberdade sem caução

    Mundo

    Inaki Urdangarin vai mesmo aguardar o desenrolar do recurso em liberdade na Suíça, onde o marido da Infanta Cristina tem residência oficial e onde terá de se apresentar às autoridades uma vez por mês, para além de estar obrigado a comunicar qualquer deslocação fora da Europa. De fora fica ainda o pagamento da caução de 200 mil euros pedida pelo Ministério Público espanhol.

  • Zeca Afonso morreu há 30 anos
    1:11
  • Compensa comprar a granel?
    8:39
  • "Isto é uma mentira e tem carimbo de Estado"
    2:12

    Opinião

    O preço das botijas de gás em Portugal duplicou nos últimos 15 anos. José Gomes Ferreira esteve no Jornal da Noite, da SIC, onde explicou este aumento, lembrando que a classe política prometeu que se houvesse mais empresas a operar no mercado, os preços desciam. Contudo, José Gomes Ferreira diz que "isto é uma mentira e tem carimbo de Estado". O Diretor-Adjunto de Informação SIC explicou que como o mercado é livre, os operadores vendem aos preços mais altos que podem, deste modo os preços não variam muito entre uns e outros.

    José Gomes Ferreira