sicnot

Perfil

Queda do BES

Queda do BES

Queda do BES

Banco de Portugal vai tentar duas vias para vender Novo Banco

O Banco de Portugal divulgou hoje os termos do novo procedimento de venda do Novo Banco, admitindo a alienação direta a investidores estratégicos ou a venda em mercado, em que se pode incluir a oferta pública de ações.

© Rafael Marchante / Reuters

Em comunicado o regulador refere que serão agora feitos contactos com investidores para avaliar do interesse destes em participar numa destas vias e adianta que "a escolha final da via a seguir será feita em momento futuro".

O Banco de Portugal publicou também hoje os anexos com os critérios de elegibilidade dos investidores que queiram concorrer a este segundo processo de venda do Novo Banco, depois de ter sido suspensa a primeira tentativa de alienação em setembro do ano passado.

A entidade liderada por Carlos Costa confirmou ainda que a sucursal de Londres do alemão Deutsche Bank irá apresentar uma proposta financeira para assessorar o Fundo de Resolução neste processo, mas fez questão de sublinhar que "a mudança na assessoria financeira do processo de venda do Novo Banco não implicará acréscimo de custos".

O Novo Banco foi criado no início de agosto de 2014 na sequência da resolução do Banco Espírito Santo (BES) como banco de transição, detido na totalidade pelo Fundo de Resolução bancário, que está, por seu lado, na esfera do Banco de Portugal.

A entidade agora liderada por Stock da Cunha tem de ser vendida no máximo até agosto de 2017, depois de a Comissão Europeia ter estendido por um ano a data para a sua alienação.

O banco teve resultados negativos de 980,6 milhões de euros em 2015, tendo justificado mais de metade do prejuízo ainda com o 'legado' do BES.

Lusa

  • O papel da religião no quotidiano
    24:57
  • Jane Goodall iniciou palestra com sons semelhantes aos dos chimpanzés
    2:18

    País

    A investigadora Jane Goodall esteve esta quinta-feira em Lisboa para participar numa conferência da National Geographic. A primatóloga começou o seu discurso com sons semelhantes aos dos chimpanzés. Numa entrevista à SIC, Goodall falou sobre os chimpanzés e sobre o trabalho que continua a desenvolver em todo o mundo, em prol do ambiente, dos animais e das pessoas. 

  • NATO vai aumentar luta contra o terrorismo

    Mundo

    O secretário-geral da NATO, Jens Stoltenberg, disse que os aliados da NATO concordaram esta quinta-feira em aumentar a luta contra o terrorismo e em "investir mais e melhor" na Aliança.

  • Trump empurra líder do Montenegro para ficar à frente na fotografia

    Mundo

    A reunião de líderes dos Estados-membros da NATO, que decorreu esta quinta-feira em Bruxelas, na Bélgica, ficou marcada por um momento insólito em que o Presidente norte-americano não quis abdicar de ficar no melhor plano possível nas fotografias de grupo. Nem que para isso tenha sido necessário empurar o líder de outro país.

  • O humor de John Kerry nas críticas a Trump
    0:40

    Mundo

    John Kerry criticou as ligações de Donald Trump com a Rússia durante um discurso de abertura, na Universidade de Harvard. O ex-secretário de Estado norte-americano disse, em tom de brincadeira, que se os jovens querem vingar na política, devem primeiro aprender a falar russo.