sicnot

Perfil

Queda do BES

Queda do BES

Queda do BES

Emigrantes lesados dizem ter recebido o apoio de Marcelo Rebelo de Sousa

Representantes dos emigrantes lesados do BES encontraram-se, esta sexta-feira, em Paris, com o Presidente da República que lhes "reiterou o apoio", disse à Lusa Helena Batista, vice-presidente da Associação Movimento dos Emigrantes Lesados Portugueses (AMELP).

"Encontrámo-nos com o presidente no Hôtel de Ville, no final dos discursos. Não foi uma reunião privada. Ele reiterou o apoio e disse que o nosso caso tinha de ser resolvido. Foram uns cinco minutos", explicou Helena Batista no final da cerimónia do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas que decorreu na Câmara Municipal de Paris.

A vice-presidente da AMELP indicou que também falou com o primeiro-ministro que "tentou explicar porque as coisas ainda não tinham avançado, mas não se comprometeu com nada ali", tendo os representantes dos lesados pedido para serem recebidos pelo Presidente da República em Portugal.

Esta tarde, cerca de 80 manifestantes, de acordo com a polícia, 150 segundo a organização, concentraram-se junto à Embaixada de Portugal em Paris para reclamar o reembolso das suas poupanças, entoando as palavras "justiça" e "o povo unido jamais será vencido" e cantando também a "Grândola Vila Morena".

Vários emigrantes lesados do BES vão deslocar-se este sábado a Champigny para continuar o protesto aquando da inauguração pelo Presidente da República e pelo primeiro-ministro de um monumento ao antigo autarca Louis Talamoni que ajudou os portugueses que viviam nos bairros de lata nos anos 60 e 70.

Esta sexta-feira, o Presidente da República e o primeiro-ministro celebraram a segunda parte do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas na Câmara Municipal de Paris, tendo condecorado quatro portugueses que prestaram auxílio a dezenas de vítimas do atentado no Bataclan, a 13 de novembro.

Este sábado, estão previstas novas condecorações em Champigny, a cidade onde milhares de portugueses se instalaram num bairro de lata nos anos 60 e 70, uma visita ao Cemitério Militar de Richebourg onde estão sepultados 1861 soldados portugueses que morreram na Primeira Guerra Mundial e um "encontro e jantar ligeiro" com a seleção portuguesa.

Domingo, o Presidente da república e o primeiro-ministro vão estar na festa da Rádio Alfa e visitar a delegação francesa da Fundação Calouste Gulbenkian, uma exposição de arquitetura portuguesa na Cité de l'Architecture e a exposição do pintor Amadeo de Souza-Cardoso no Grand Palais.

Lusa

  • Lesados do BES reúnem-se com o Presidente da República em Paris
    1:52

    Queda do BES

    A polícia francesa teve esta sexta-feira que intervir para acalmar os ânimos dos lesados do BES, numa manifestação frente à embaixada portuguesa em Paris. Os emigrantes que procuram uma solução para os depósitos que perderam reuniram-se com o embaixador e já ao final da tarde com o Presidente da República.

  • Primeiro-ministro hoje na cidade da Praia 

    País

    O primeiro-ministro, António Costa, está hoje em Cabo Verde para a a IV cimeira bilateral entre Portugal e aquele país africano, aproveitando a passagem pela cidade da Praia para inaugurar a escola portuguesa.

  • As polémicas do primeiro mês de Donald Trump como Presidente
    3:17
  • Deputados britânicos debatem hoje petição que desvaloriza visita de Donald Trump

    Mundo

    Os deputados britânicos debatem hoje uma petição que reclama que a futura visita de Estado do Presidente norte-americano, Donald Trump, seja reduzida a uma visita oficial, enquanto dezenas de milhares de pessoas se manifestam sobre o mesmo assunto. Dezenas de milhares de pessoas são esperadas hoje nas ruas de várias cidades do Reino Unido, em protestos organizados para coincidir com a discussão no parlamento (na Câmara dos Comuns) de uma petição 'online' que já tem quase dois milhões de subscritores.

  • Portugal sem resposta de Moçambique sobre português desaparecido em Maputo
    1:25

    País

    Portugal tem tentado, sem sucesso, obter respostas das autoridades moçambicanas sobre o rapto de um empresário português há sete meses. De acordo com a notícia avançada este domingo pelo jornal Público, uma carta enviada há duas semanas pelo Presidente da República ao homólogo moçambicano não teve resposta. O Governo de Moçambique tem ignorado pedidos de informação das autoridades portuguesas.

  • Benefícios fiscais trouxeram a Portugal 10 mil estrangeiros em 2015

    Economia

    Os benefícios fiscais em Portugal atraíram mais de 10 mil estrangeiros no ano passado. A maioria vem com o estatuto de residente não habitual, que dá isenção total de IRS aos reformados por dez anos e 20% de isenção no imposto para profissionais que estiverem ligados a atividades de valor acrescentado como Psicologia, Investigação ou Medicina.

  • Táxi capaz de sobrevoar filas de trânsito ainda este ano no Dubai

    Mundo

    É o sonho de muitos que passam horas intermináveis em filas de trânsito. Trata-se de um drone com capacidade para transportar pessoas. "Operações regulares" deste insólito aparelho terão início em julho, no Dubai. O anúncio foi feito pela entidade que gere os transportes da cidade. Apenas um passageiro, com o peso máximo de 100 kg, pode seguir viagem neste táxi revolucionário, capaz de sobrevoar vias congestionadas pelo trânsito.