sicnot

Perfil

Queda do BES

Queda do BES

Queda do BES

Emigrantes lesados do BES manifestam-se no sábado em Paris

A Associação Movimento dos Emigrantes Lesados Portugueses (AMELP) organiza no sábado, em Paris, uma manifestação pacífica para denunciar a ausência de solução para os lesados do BES/Novo Banco.

Em comunicado, a AMELP -- que diz reunir "mais de 400 associados" entre os trabalhadores emigrantes portugueses - convoca "todos os emigrantes enganados e amigos" para uma "manifestação pacífica", pelas 11:00, no bairro 'Opera' de Paris (9.° bairro), onde estão sediados os bancos portugueses em França.

Salientando que as "palavras de ordem" são "não mandar mais dinheiro para Portugal e para os bancos portugueses", a associação diz pretender "alertar os emigrantes portugueses" para a "ausência de solução para os emigrantes lesados do BES/Novo Banco, enquanto os lesados do papel comercial do GES [Grupo Espírito Santo] obtiveram uma solução nestes últimos dias".

Os manifestantes querem ainda denunciar "o perigo atual da banca portuguesa (recapitalização da Caixa Geral de Depósitos, colapso do BES, Banif, BPP, BPN)" e "informar os candidatos à compra do Novo Banco que terão que pagar e contar com os emigrantes lesados do BES/Novo Banco".

A AMELP apresenta-se como uma "associação pacífica e sem fins lucrativos" que representa os emigrantes lesados do BES, atual Novo Banco, que subscreveram os produtos Poupança Plus, Euro Aforro, Top Renda e EG Premium.

Segundo sustenta, "esses produtos foram vendidos como depósitos a prazo, garantidos em capital e juros, a clientes emigrantes de retalho ao balcão do BES/Novo Banco".

Neste contexto, demarca-se da Associação dos Indignados e Enganados do Papel Comercial (AIEPC) por defender "emigrantes que nunca compraram papel comercial, títulos de dívida de curto prazo emitidos pelo GES (e não pelo Grupo BES), mas sim depositaram dinheiro em aplicações do BES vendidas como depósitos a prazo garantidos em capital e juros".

"Os membros da AMELP não ambicionam nada mais que a justiça desta situação e o reembolso das suas poupanças, investidas e subscritas como meros depósitos a prazo aos balcões do BES", concluiu.


Lusa

  • "Ainda falta muito em termos de estudo"
    3:51

    Opinião

    Uma equipa internacional de astrónomos, detetou, fora do Sistema Solar, sete planetas semelhantes à Terra, onde a água poderá existir em estado líquido. O anúncio foi feito esta quarta-feira pela NASA. Pedro Machado, do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço, esteve na Edição da Tarde para falar sobre esta descoberta.

  • Vídeo mostra aterragem de Harrison Ford que quase causou um desastre

    Mundo

    Harrison Ford quase provocou um grave acidente quando, ao pilotar um dos seus aviões, falhou a pista de aterragem e esteve muito perto de chocar contra um um Boeing 737, com mais de 100 pessoas a bordo. O incidente com o ator norte-americano, considerado um piloto experiente, aconteceu na passada segunda-feira, dia 13, no Condado de Orange, na Califórnia, e o momento foi captado em vídeo.

  • Descoberta nova espécie de primatas em Angola

    Mundo

    Uma equipa britânica de cientistas descobriu uma nova espécie de galagos anões, um primata pertencente à família dos galonídeos - comum na África subsariana -, na floresta ameaçada da Kumbira, localizada na província do Cuanza Sul, noroeste de Angola.