sicnot

Perfil

Queda do BES

Queda do BES

Queda do BES

Governador elogia trabalho de Stock da Cunha no Novo Banco

O governador do Banco de Portugal, Carlos Costa, elogiou hoje no parlamento o trabalho feito pela equipa de gestão de Stock da Cunha, responsável que está de saída da instituição, e dos trabalhadores do Novo Banco na estabilização do banco.

"Faço uma homenagem ao trabalho dos colaboradores e da administração do Novo Banco", lançou Carlos Costa durante a sua audição anual na Comissão do Orçamento, Finanças e Modernização Administrativa (COFMA).

Salientando que Eduardo Stock da Cunha está a cessar funções, o governador aproveitou para desejar um bom trabalho ao seu sucessor, António Ramalho.

Eduardo Stock da Cunha deixa o Novo Banco, onde estava desde setembro de 2014, para regressar ao britânico Lloyds Banking Group.

António Ramalho vai assumir a liderança do Novo Banco quando este está em processo de venda, tendo o BdP recebido até final de junho quatro propostas de compra, sem divulgar os nomes dos interessados.

O gestor presidia o Conselho de Administração da Infraestruturas de Portugal (empresa que resultou da fusão da Estradas de Portugal com a Refer).

Questionado pelos deputados sobre o processo relacionado com os lesados do BES, Carlos Costa disse que "está a ser feito um trabalho cuidadoso e silencioso" para resolver a situação.

"A última coisa que eu faria era dizer alguma coisa que prejudicasse esse trabalho. É uma obra que está em execução. Esse é o interesse nacional", vincou.

O Novo Banco é o banco de transição que resultou da resolução do Banco Espírito Santo (BES), em agosto de 2014, tendo ficado com os ativos e passivos considerados menos problemáticos.

Lusa

  • O perfil do homicida de Barcelos
    2:42

    País

    Adelino Gomes Briote já tinha sido condenado por ofensas à integridade física da sogra e de uma filha. Em seis meses esta foi a segunda vez que o homem acusado do quádruplo homicídio em Barcelos esteve perante a justiça.

  • "Um Lugar ao Sol"
    17:05
  • Trump diz que Obamacare vai "colapsar"

    Mundo

    O Presidente norte-americano tentou desvalorizar a derrota política sofrida na sexta-feira no Congresso, ao desistir da revogação da lei de saúde pública do seu antecessor, conhecida como Obamacare, afirmando que esta vai colapsar por si mesma.

  • Milhares nas cerimónias fúnebres de dirigente do Hamas

    Mundo

    Milhares de palestinianos participaram nas cerimónias fúnebres de um dirigente do Hamas, assassinado esta sexta-feira, na Faixa de Gaza. Vários homens armados acompanharam o cortejo fúnebre até à mesquita, onde se fizeram as últimas orações.

  • Guerra na Síria não dá tréguas
    1:51

    Mundo

    Na Síria e ao mesmo tempo que decorrem novas negociações de paz, a guerra não dá tréguas. As imagens mostram o resultados dos últimos raides aéreos nos subúrbios de Damasco. O balanço provisório é de mais de 30 mortos e pelo menos 50 feridos.