sicnot

Perfil

Queda do BES

Queda do BES

Queda do BES

Novas buscas ao "Universo Espírito Santo"

O Ministério Público constituiu 11 arguidos, nove pessoas singulares e duas coletivas, na sequência de investigações relacionadas com o chamado "Universo Espírito Santo", esclareceu esta quarta-feira a Procuradoria-Geral da República (PGR) em comunicado.

No documento a PGR explica que foram feitas buscas a três domicílios, a um escritório de advogado e às instalações de quatro sociedades, em Lisboa, Porto e Torres Vedras.

No comunicado esclarece-se que correm termos no Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP) sete inquéritos autónomos e 220 inquéritos apensos a um dos primeiros, todos relacionados com o denominado "Universo Espírito Santo".

Os inquéritos apensos, adianta-se, respeitam a queixas apresentadas por pessoas que se consideram lesadas pela atividade desenvolvida pelo BES e pelo GES.

"Em causa estão suspeitas da prática de crimes burla qualificada, falsificação de documento, falsidade informática, fraude fiscal, infidelidade, abuso de confiança, branqueamento e corrupção no setor privado", diz a PGR.

A Procuradoria lembra ainda no comunicado que as investigações estão a cargo de sete magistrados do Ministério Público do DCIAP e que está ainda constituída uma equipa multidisciplinar de seis magistrados de outras jurisdições.

Esta equipa intervém apenas em questões específicas, relacionadas designadamente com o arresto de bens/recuperação de ativos, questões cíveis e de insolvência.

Lusa

  • "De hoje em diante, só a América virá em primeiro lugar"
    3:20
  • As primeiras decisões do Presidente Trump
    1:39

    Mundo

    As primeiras decisões da era Trump não tardaram. O 45.º Presidente dos Estados Unidos da América já avançou com algumas medidas, entre elas, a confirmação dos nomes que vão compor a nova administração e a criação do Dia do Patriotismo.

  • Celebridades protestam contra Trump
    3:00

    Mundo

    Tem sido assim desde a campanha e continua. Grande parte da comunidade de artistas não está nada contente com o Presidente eleito. Vários artistas aproveitaram o dia da tomada de posse para se reunirem em Nova Iorque e protestarem contra Donald Trump.

  • Cantora brasileira conhecida pela "Lambada" terá sido assassinada
    1:25

    Mundo

    Terá sido assassinada a cantora brasileira conhecida em Portugal pela "lambada", um ritmo que marcou o fim dos anos 90. Foi encontrada carbonizada dentro do próprio carro depois de assaltada em casa. Três suspeitos suspeitos do homicídio da cantora Loalwa Braz foram já detidos.