sicnot

Perfil

Crise na Grécia

Crise na Grécia

Crise na Grécia

Juncker reconhece que Portugal e Espanha têm sido muito exigentes com a Grécia

O presidente da Comissão Europeia (CE), Jean-Claude Juncker, reconheceu hoje que Portugal e Espanha têm sido muito exigentes com a Grécia nas últimas semanas, numa entrevista ao jornal espanhol El País.

(EPA/ Arquivo)

(EPA/ Arquivo)

STEPHANIE LECOCQ

"A Grécia é um exemplo de que essa impressão sobre a Alemanha liderar a Europa com mão de ferro não corresponde à realidade. Há vários países mais severos que a Alemanha: Holanda, Finlândia, Eslováquia, os Bálticos, Áustria", disse Jean-Claude Juncker.

 

Juncker declarou que "nas últimas semanas, Espanha e Portugal têm sido muito exigentes em relação à Grécia", quando questionado pelo jornal sobre se o tradicional eixo franco-alemão é uma coisa do passado ou se o poderio da Alemanha é uma realidade na Europa.

 

Ainda sobre a Grécia, Juncker disse que Alexis "Tsipras deu um passo fundamental, pois começou a assumir as suas responsabilidades. Entretanto, tem um problema, já que terá ainda de explicar que certas promessas, com as quais ganhou as eleições, não serão realizadas".

 

Juncker afirmou que o primeiro-ministro grego "fez as perguntas certas", mas que "nunca deu as respostas".

 

"As eleições não mudam os tratados: é claro que a crise pode ser considerada de outra maneira. Podemos mostrar maior flexibilidade, mas a vitória de Tsipras não dá o direito de mudar tudo", indicou.

 

Referindo-se ao partido grego Syriza, mas também ao seu aliado espanhol Podemos, Juncker disse que este "tipo de novo partido, muitas vezes, analisa a situação de forma realista e enfatizando com precisão os enormes desafios sociais".

 

Entretanto, passadas as eleições, estes partidos são incapazes de manter as promessas, de transformar os seus programas em realidade, de acordo com o presidente da CE.

 

"As propostas destes partidos não são compatíveis com as regras europeias. Elas conduzem a uma situação de bloqueio total", declarou.

 

 

Lusa

  • "Vai ser garantida liquidez para pagar empréstimo internacional"
    0:37

    Economia

    O ministro das Finanças grego, Yanis Varoufakis, voltou a garantir que a Grécia vai cumprir com os compromissos assumidos com a comunidade internacional. Em entrevista à televisão grega, Yanis Varoufakis assegurou que vai haver liquidez nos cofres do Estado para que Atenas chegue ao fim dos quatro meses de empréstimo internacional.

  • Eurogrupo desmente terceiro resgate à Grécia
    2:39

    Crise na Grécia

    Um comunicado do Eurogrupo desmente que esteja a ser negociado um terceiro resgate à Grécia. A polémica começou com declarações do ministro espanhol da Economia. Num fórum económico no norte de Espanha, revelou que Atenas estaria a negociar um terceiro pacote de resgate, com valores entre os 30 e os 50 mil milhões de euros.

  • Portugal apresenta protesto diplomático contra acusações do primeiro-ministro grego
    3:05

    Crise na Grécia

    Portugal usou os meios diplomáticos em Bruxelas para protestar contra as acusações do primeiro-ministro grego, que apontou o dedo a Portugal e Espanha. Tsipras acusou os dois países Ibéricos de terem posto os interesses eleitorais internos à frente, para matarem à nascença as propostas que a Grécia levou à última reunião do Eurogrupo. Este domingo, em Espanha, Rajoy acusou Alexis Tsipras de não ser sério e o Governo espanhol fez saber que saber que os governos de Lisboa e Madrid apresentaram um protesto conjunto, em Bruxelas.

  • Leão de Ouro de Souto de Moura faz "muito bem à alma" dos portugueses
    1:53
  • "Sonho com um futuro melhor", o desejo de um jovem sírio em Portugal
    2:12

    País

    Mais de 50 jovens sírios chegaram esta madrugada a Lisboa, para iniciarem o novo ano letivo, em Portugal. Sonham com um futuro melhor. Sonham com uma educação melhor. Os 54 estudantes vieram ao abrigo do programa lançado pelo antigo Presidente da República, Jorge Sampaio, que nos últimos anos já deu uma nova oportunidade a cerca de 200 alunos.

  • Na linha do triunfo
    16:49
  • Chamas do incêndio no Europa Park na Alemanha atingiram os 15 metros de altura
    0:57