sicnot

Perfil

Crise na Grécia

Crise na Grécia

Crise na Grécia

Governo grego envia ao Eurogrupo nova lista de propostas

O ministro das Finanças grego, Yanis Varoufakis, enviou ao Eurogrupo uma lista com as reformas imediatas que vai apresentar na reunião de segunda-feira, tendo em vista concluir o atual programa de resgate ao país.

© Yves Herman / Reuters

As sete propostas constam de uma carta enviada ao presidente do Eurogrupo, Jeroen Dijsselbloem, e, no que respeita ao combate à evasão fiscal, o Governo grego propõe o recrutamento de estudantes, donas de casa e até turistas, pagos à hora, para recolherem provas que denunciem a fuga aos impostos, segundo a lista divulgada pelo Financial Times.

Outra novidade é a introdução de um regulamento de venda de licenças para jogos de azar 'online', uma medida que poderá render ao Estado mais de 500 milhões de euros, de acordo com a agência Efe.

O texto fala também da ativação de um Conselho Fiscal, um organismo destinado a monitorizar os gastos do Governo e o novo plano de coleta de impostos.

Na lista de propostas mantêm-se as medidas que visam reduzir a burocracia e são acrescentadas iniciativas para fomentar o clima empresarial através de melhorias nos serviços públicos.

O texto também explica que as medidas destinadas a combater a curto prazo a crise humanitária, como eletricidade gratuita, ajudas à habitação e senhas de alimentação para os mais pobres, vão custar cerca de 200 milhões de euros.

Estas medidas serão financiadas através de reduções na despesa dos ministérios no valor de 60,9 milhões de euros e com a introdução de um novo sistema de adjudicação de contratos públicos, com o qual o Governo pretende poupar 140 milhões de euros.


Lusa
  • Militares da revolução denunciam corrupção nos órgãos de poder
    3:22

    País

    O presidente da Associação 25 de Abril acusa a classe política de não ter interesse em travar a corrupção em Portugal. Vasco Lourenço e Otelo Saraiva de Carvalho, dois dos militares da revolução, consideram que a corrupção está entranhada nos órgãos de poder e deve ser denunciada.

  • "Está prevista mais uma melhoria do rating para breve"
    2:46
  • Fábrica na Covilhã vai produzir para marcas de luxo
    1:47

    Economia

    A Covilhã foi a cidade portuguesa escolhida para a instalação de uma nova fábrica de produção de peças para marcas de luxo. O Grupo FM Industries Sycrilor vai reforçar o investimento na cidade e será responsável pelo polimento de metais para as marcas Louis Vuitton e Cartier.