sicnot

Perfil

Crise na Grécia

Crise na Grécia

Crise na Grécia

Governo grego envia ao Eurogrupo nova lista de propostas

O ministro das Finanças grego, Yanis Varoufakis, enviou ao Eurogrupo uma lista com as reformas imediatas que vai apresentar na reunião de segunda-feira, tendo em vista concluir o atual programa de resgate ao país.

© Yves Herman / Reuters

As sete propostas constam de uma carta enviada ao presidente do Eurogrupo, Jeroen Dijsselbloem, e, no que respeita ao combate à evasão fiscal, o Governo grego propõe o recrutamento de estudantes, donas de casa e até turistas, pagos à hora, para recolherem provas que denunciem a fuga aos impostos, segundo a lista divulgada pelo Financial Times.

Outra novidade é a introdução de um regulamento de venda de licenças para jogos de azar 'online', uma medida que poderá render ao Estado mais de 500 milhões de euros, de acordo com a agência Efe.

O texto fala também da ativação de um Conselho Fiscal, um organismo destinado a monitorizar os gastos do Governo e o novo plano de coleta de impostos.

Na lista de propostas mantêm-se as medidas que visam reduzir a burocracia e são acrescentadas iniciativas para fomentar o clima empresarial através de melhorias nos serviços públicos.

O texto também explica que as medidas destinadas a combater a curto prazo a crise humanitária, como eletricidade gratuita, ajudas à habitação e senhas de alimentação para os mais pobres, vão custar cerca de 200 milhões de euros.

Estas medidas serão financiadas através de reduções na despesa dos ministérios no valor de 60,9 milhões de euros e com a introdução de um novo sistema de adjudicação de contratos públicos, com o qual o Governo pretende poupar 140 milhões de euros.


Lusa
  • Trump eleito personalidade do ano pela revista Time

    Mundo

    O Presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, foi eleito personalidade do ano pla revista Time. O título é atribuído pela publicação norte-americana há quase 90 anos para distinguir a figura que marcou o ano.

  • Cerca de 100 mortos e dezenas de desaparecidos após sismo na Indonésia
    1:24
  • As camisolas de Natal da família real britânica

    Mundo

    O espírito natalício invadiu ontem o Museu Madame Tussauds, em Londres. Foram reveladas as novas figuras de cera da família real britânica - cada membro enverga uma camisola de espírito festivo, com cãezinhos "reais" e "gingerbreadmen" de gosto duvidoso.

  • Os dias na Terra estão a ficar mais longos

    Mundo

    Os dias estão a tornar-se mais longos, mas impercetivelmente, porque vão ser precisos 6,7 milhões de anos para aumentarem um minuto, segundo um estudo publicado quarta-feira pela Proceedings A da Royal Society britânica.

  • Com este vamos arrancar-lhe uma lagriminha!

    Mundo

    Nesta redação, não se vive só de notícias. Também gostamos de nos emocionar com o mundo virtual. Imbuídos pela quadra natalícia, decidimos partilhar este vídeo polaco consigo. O que é preciso para o emocionar? Um tema com uma mensagem simples e que nos faça lembrar que somos todos feitos de carne e osso. Um toque de humor. Um sentimento sazonal, mas nunca em excesso. Um cão [é preciso haver sempre um cão]. Um enredo e algum suspense que nos prenda ao écran. Algo que nos faça engolir em seco. Foi isto que fez um site de vendas online com um anúncio com o título: "Inglês para principiantes". Então? Atingimos o nosso objetivo? Com ou sem lágrima?

  • Leica: a marca lendária entre os fotógrafos
    5:54
    Futuro Hoje

    Futuro Hoje

    3ª FEIRA NO JORNAL DA NOITE

    A Leica, das famosas máquinas fotográficas, abriu na semana passada a primeira loja em Portugal. Grande parte da produção da marca alemã é feita em Lousado, em Vila Nova de Famalicão, há 43 anos.