sicnot

Perfil

Crise na Grécia

Crise na Grécia

Crise na Grécia

Grécia vai usar 555 milhões do fundo de resgate da banca

A Grécia vai usar 555 milhões de euros do fundo de resgate da banca para ajudar a resolver o problema de liquidez, neste mês de março, segundo fontes da agência Reuters.

© Yves Herman / Reuters

Face à iminência de ficar sem dinheiro, o Governo grego pretende usar parte do Fundo de Estabilidade Financeira, o veículo de resgate que foi usado em 2012 para recapitalizar os bancos. Quatro dos maiores bancos da Grécia - National, Alpha, Eurobank e Piraeus - já devolveram o valor em causa, em comissões, após a sua recapitalização.

"Este dinheiro não tem outro destino e está atualmente disponível", disse um banqueiro com conhecimento direto do assunto, citado pela Reuters. "O Fundo Grego de Estabilidade Financeira discutiu o tema com o Mecanismo Europeu de Estabilidade no fim de semana e não há problema", acrescentou a fonte.
  • "Hoje vi chover lume"
    3:57
  • A Minha Outra Pátria
    29:53
  • Milhares de clientes da CGD vão pagar quase 5€/ mês por comissões de conta
    1:24

    Economia

    Milhares de clientes da Caixa Geral de Depósitos (CGD), que até aqui estavam isentos de qualquer pagamento, vão começar a pagar quase 5 euros por mês por comissões de conta. A medida abrange também reformados e pensionistas e entra em vigor já em setembro. Ainda assim, os clientes com mais de 65 anos e uma pensão inferior a 835 euros por mês continuam isentos.

  • O apelo da adolescente arrependida de ir lutar pelo Daesh

    Daesh

    Uma adolescente alemã que desapareceu da casa dos pais, no estado da Saxónia, esteve entre os vários militantes do Daesh detidos este fim de semana na cidade iraquiana de Mossul. Arrependida do rumo que deu à sua vida, deixou um apelo emocionado em que expressa, repetidamente, a vontade de "fugir" e voltar para casa.

    SIC