sicnot

Perfil

Crise na Grécia

Crise na Grécia

Crise na Grécia

BCE reforça linha de liquidez dos bancos gregos em 600 milhões

O Banco Central Europeu (BCE) decidiu reforçar hoje a linha de emergência de liquidez para os bancos da Grécia em 600 milhões de euros, para cerca de 69.400 milhões de euros, avançou hoje a agência Bloomberg.

Mario Draghi, presidente do Banco Central Europeu (BCE) (Reuters/ Arquivo)

Mario Draghi, presidente do Banco Central Europeu (BCE) (Reuters/ Arquivo)

REUTERS

O Conselho de Governadores do BCE reuniu-se hoje por telefone para definir o montante para aumentar a linha de emergência (Emergency Liquidity Assistance -- ELA -, na sigla em inglês), que já tinha sido reforçada em 500 milhões de euros para 68.800 milhões de euros a 05 de março, de acordo com fontes ligadas ao processo citadas pela agência de informação financeira Bloomberg.

Está previsto que os governadores revejam o montante da linha novamente a 18 de março, a próxima quarta-feira.

Os bancos gregos não absorveram todos os fundos da ELA disponíveis no anterior teto e dispõem ainda de 3.500 milhões de euros, disse uma fonte oficial do Banco da Grécia.

O BCE está a rever os limites da linha semanalmente, refletindo "o receio" de que os bancos utilizem os fundos disponíveis na ELA para financiar o Governo grego, disse hoje o presidente do Bundesbank (banco central alemão), Jens Weidmann, à Bloomberg, em Frankfurt, depois da decisão tomada pelos governadores.


Lusa
  • Guterres condena onda de violência em Myanmar
    0:43

    Mundo

    António Guterres condenou a onda de violência e discriminação contra os rohingya em Myanmar, na abertura da assembleia-geral das Nações Unidas. O secretário-geral da ONU pediu ainda às autoridades do país para acabarem com as operações militares e protegerem a comunidade ameaçada.

  • Furacão Maria deixa rasto de destruição na ilha Dominica
    1:52
  • Peritos mundiais debatem doenças neurodegenerativas em Lisboa
    3:04
  • "O Benfica é atacado e não há ninguém que fale e que dê a cara?"
    6:05
    O Dia Seguinte

    O Dia Seguinte

    2ªFEIRA 21:50

    Depois do artigo publicado no blog "Geração Benfica", Rui Gomes da Silva reiterou esta segunda-feira, em O Dia Seguinte da SIC Notícias, algumas das críticas à estrutura do clube. O antigo vice-presidente do Benfica defendeu Luís Filipe Vieira, Rui Vitória e Nuno Gomes. E acusou novamente Rui Costa de passividade e os vice-presidentes de não darem a cara. 

  • Governo aconselha pais a fazerem queixa de manuais em mau estado
    2:31
  • Acha que este padre sabe dançar?
    2:22