sicnot

Perfil

Crise na Grécia

Crise na Grécia

Crise na Grécia

FMI critica Governo grego por não concretizar promessas

O FMI diz que não conheceu, nos últimos 70 anos, outro país tão incapaz de se ajudar a si próprio como a Grécia. As negociações técnicas entre o Governo grego e os credores internacionais foram retomadas há uma semana, mas estão de novo num impasse.

O FMI defende que a promessa de Alexis Tsipras (à direita) de fazer um programa de reformas credíveis ainda não passou disso mesmo, de uma promessa, e a paciência dos representantes do Fundo Monetário Internacional parece estar a esgotar-se. (Arquivo)

O FMI defende que a promessa de Alexis Tsipras (à direita) de fazer um programa de reformas credíveis ainda não passou disso mesmo, de uma promessa, e a paciência dos representantes do Fundo Monetário Internacional parece estar a esgotar-se. (Arquivo)

© Alkis Konstantinidis / Reuters

O FMI defende que a promessa de Alexis Tsipras de fazer um programa de reformas credíveis ainda não passou disso mesmo, de uma promessa, e a paciência dos representantes do Fundo Monetário Internacional parece estar a esgotar-se.

O Fundo diz ainda que é inaceitável que o Executivo grego tenha decidido levar hoje ao Parlamento medidas que não têm sequer em conta o impacto nas contas publicas.
  • Negociações técnicas entre a Grécia e a troika começam quarta-feira
    0:40

    Crise na Grécia

    A discussão sobre a situação da Grécia na reunião do Eurogrupo terá demorado apenas 30 minutos. Os ministros das Finanças ouviram as sete reformas propostas pelo Governo grego, e que foram apresentadas por Varoufakis, mas não tomaram qualquer decisão. A Grécia mostrou-se disponível para enviar propostas adicionais aos credores internacionais, nomeadamente sobre o combate à evasão fiscal. As reuniões técnicas entre a Grécia, a Comissão Europeia, o Banco Central Europeu e o FMI vão começar esta quarta-feira, em Bruxelas e Atenas. A decisão foi tomada na reunião do Eurogrupo, de onde sairam também as críticas do presidente do Eurogrupo, Jeroen Dusselbloem, ao tempo que já se perdeu desde que foi alcançado um acordo.

  • FMI e BCE levantam dúvidas quanto ao empenho grego
    1:52

    Crise na Grécia

    Foi esta terça-feira aprovada a extensão, por quatro meses, do resgate grego. O Eurogrupo considerou que a lista de reformas apresentada pelo Governo do Syriza é "suficientemente abrangente" e um "bom ponto de partida". FMI e BCE também deram luz verde, mas levantam dúvidas. A Grécia tem agora até final de abril para ser mais específica e começar a implementar reformas.

  • "A vitória de Bruno de Carvalho pode ser uma vitória de Pirro"
    1:01
    O Dia Seguinte

    O Dia Seguinte

    2ªFEIRA 21:50

    As eleições para a presidência do Sporting realizam-se no próximo sábado e os comentadores d'O Dia Seguinte avaliaram já as hipóteses de vitória dos candidatos. Rui Gomes da Silva considera que a gravação que implicava José Maria Ricciardi não vai influenciar a decisão de voto. Já Paulo Farinha Alves acredita que Bruno de Carvalho vai vencer a eleição. Contudo José Guilherme Aguiar avisa as eleições podem não trazer estabilidade ao Sporting.

  • SIC revela relatório que provava falência do GES
    2:06
  • Sócrates acusa Cavaco de conspiração
    0:57
  • "Geringonça" elogiada na Europa e EUA
    4:22
  • Como a maioria de Esquerda gere as votações
    2:15

    País

    A gestão entre os partidos é feita diariamente mas nem sempre PCP e Bloco de Esquerda têm votado ao lado do Governo. A SIC ouviu um politólogo, que diz que o objetivo é cada um salientar as diferenças que os separam do PS. No entanto, também há exemplos que provam que nenhum dos partidos quer pôr em causa a estabilidade política.