sicnot

Perfil

Crise na Grécia

Crise na Grécia

Crise na Grécia

FMI critica Governo grego por não concretizar promessas

O FMI diz que não conheceu, nos últimos 70 anos, outro país tão incapaz de se ajudar a si próprio como a Grécia. As negociações técnicas entre o Governo grego e os credores internacionais foram retomadas há uma semana, mas estão de novo num impasse.

O FMI defende que a promessa de Alexis Tsipras (à direita) de fazer um programa de reformas credíveis ainda não passou disso mesmo, de uma promessa, e a paciência dos representantes do Fundo Monetário Internacional parece estar a esgotar-se. (Arquivo)

O FMI defende que a promessa de Alexis Tsipras (à direita) de fazer um programa de reformas credíveis ainda não passou disso mesmo, de uma promessa, e a paciência dos representantes do Fundo Monetário Internacional parece estar a esgotar-se. (Arquivo)

© Alkis Konstantinidis / Reuters

O FMI defende que a promessa de Alexis Tsipras de fazer um programa de reformas credíveis ainda não passou disso mesmo, de uma promessa, e a paciência dos representantes do Fundo Monetário Internacional parece estar a esgotar-se.

O Fundo diz ainda que é inaceitável que o Executivo grego tenha decidido levar hoje ao Parlamento medidas que não têm sequer em conta o impacto nas contas publicas.
  • Negociações técnicas entre a Grécia e a troika começam quarta-feira
    0:40

    Crise na Grécia

    A discussão sobre a situação da Grécia na reunião do Eurogrupo terá demorado apenas 30 minutos. Os ministros das Finanças ouviram as sete reformas propostas pelo Governo grego, e que foram apresentadas por Varoufakis, mas não tomaram qualquer decisão. A Grécia mostrou-se disponível para enviar propostas adicionais aos credores internacionais, nomeadamente sobre o combate à evasão fiscal. As reuniões técnicas entre a Grécia, a Comissão Europeia, o Banco Central Europeu e o FMI vão começar esta quarta-feira, em Bruxelas e Atenas. A decisão foi tomada na reunião do Eurogrupo, de onde sairam também as críticas do presidente do Eurogrupo, Jeroen Dusselbloem, ao tempo que já se perdeu desde que foi alcançado um acordo.

  • FMI e BCE levantam dúvidas quanto ao empenho grego
    1:52

    Crise na Grécia

    Foi esta terça-feira aprovada a extensão, por quatro meses, do resgate grego. O Eurogrupo considerou que a lista de reformas apresentada pelo Governo do Syriza é "suficientemente abrangente" e um "bom ponto de partida". FMI e BCE também deram luz verde, mas levantam dúvidas. A Grécia tem agora até final de abril para ser mais específica e começar a implementar reformas.

  • "Cada drama, cada problema, cada testemunho, impressiona muito"
    1:55
  • Clínica veterinária em Tondela recebeu dezenas de animais feridos nos fogos
    2:57
  • Temperaturas sobem até ao final do mês
    1:09

    País

    O tempo não dá tréguas e, até ao final do mês, as temperaturas vão atingir valores acima do normal para esta época do ano. As temperaturas máximas vão subir entre os 25 e os 32 graus. O risco de incêndio aumenta a partir desta segunda-feira em todo o país e os meios aéreos, viaturas, operacionais e equipas de patrulha vão ser reforçados.

  • Maioria das praias do Algarve já não tem nadador-salvador
    2:19

    País

    A lei não obrigada os concessionários a garantir o serviço e, por isso, a esmagadora maioria das praias do Algarve está sem vigilância desde 30 de setembro. Ainda assim, os areais vão atraindo milhares de banhistas com as temperaturas altas que ainda se fazem sentir. Um nadador-salvador recomenda os banhistas a não nadar e, em dias de ondulação, evitar caminhadas à beira-mar.

  • Parlamento catalão vai responder à ativação do artigo 155
    1:54
  • A história por detrás da fotografia que correu (e impressionou) o Mundo

    Mundo

    Depois dos incêndios da semana passada na Galiza, começou a circular na internet e nas redes sociais a imagem de uma cadela que alegadamente levava a sua cria carbonizada na boca. Contudo, a cadela é na verdade macho e chama-se Jacki. Esta é a história do cão que passou os dias após os fogos a recolher animais mortos para os enterrar num campo perto de uma igreja, em Coruxo, Vigo.

    SIC

  • Quando o cão de Macron fez chichi no gabinete do Presidente francês
    0:31