sicnot

Perfil

Crise na Grécia

Crise na Grécia

Crise na Grécia

Atenas paga últimos 350 M€ do empréstimo a reembolsar em março ao FMI

A Grécia pagou hoje ao Fundo Monetário Internacional (FMI) 350 milhões de euros correspondentes à quarta e última tranche do empréstimo que devia reembolsar a este organismo no mês de março, foi anunciado.

(Reuters/ Arquivo)

(Reuters/ Arquivo)

© Yannis Behrakis / Reuters

A informação foi dada por uma fonte do Ministério das Finanças grego, citada pela Efe. 

No total, a Grécia devolveu ao FMI ao longo deste mês de março 1.589 milhões de euros.

Atenas também pagará hoje outros 110 milhões de euros de juros de títulos de dívida pública nas mãos do Banco Central europeu (BCE).

Hoje também se vencem 1.600 milhões de euros que serão substituídos pela emissão de títulos a três meses lançada na passada quarta-feira pela agência de gestão da dívida pública grega (PDMA).

Na quarta-feira, a PDMA colocou 1.300 milhões de euros em Bilhetes do Tesouro (BT) a três meses a uma taxa de juro de 2,70%.

O Governo grego tem de pagar até ao final de abril 2.600 milhões de euros em salários e pensões, outros 2.400 milhões de euros em ajudas sociais e gastos da Segurança Social e 1.100 milhões de euros em juros.

 A Grécia enfrenta grandes problemas de liquidez, que o Governo grego não especificou, mas que resultam da decisão do Banco Central Europeu (BCE) de desde 11 de fevereiro deixar de aceitar os títulos gregos como garantia nas operações ordinárias de refinanciamento, como os leilões semanais.

Os bancos gregos podem conseguir liquidez através do Banco da Grécia, mas à taxa de juro de 1,55%, muito acima da de 0,05% atualmente praticada pelo BCE.

O BCE recusou repetidamente os pedidos do executivo grego para aumentar o teto de emissão de BT, que está fixado em 15.000 milhões de euros.

Na reunião da última noite entre o primeiro-ministro, Alexis Tsipras, os presidentes da Comissão Europeia (CE), Jean-Claude Juncker, do BCE, Mario Draghi, e do Eurogrupo, Jeroen Dijsselbloem, e os hómologos da Alemaha e França, Angela Merkel e François Hollande, respectivamente, o mandatário grego assegurou que até à segunda semana de abril a Grécia não terá problemas de liquidez.

 


 Lusa    

 

  • O dia que roubou dezenas de vidas em Pedrógrão Grande
    3:47
  • Morreu Miguel Beleza

    País

    Miguel Beleza, economista e antigo ministro das Finanças, morreu esta quinta-feira de paragem cardio-respiratória aos 67 anos.

  • "Estamos a ficar sem espaço. Está na hora de explorar outros sistemas solares"

    Mundo

    O físico e cientista britânico Stephen Hawking revelou alguns dos seus desejos para um novo plano de expansão espacial. Hawking está em Trondheim, na Noruega, para participar no Starmus Festival que promove a cultura científica. E foi lá que o físico admitiu que a população mundial está a ficar sem espaço na Terra e que "os únicos lugares disponíveis para irmos estão noutros planetas, noutros universos".

    SIC

  • Não posso usar calções... visto saias

    Mundo

    Perante a proibição de usar calções no emprego, um grupo de motoristas franceses adotou uma nova moda para combater o calor. Os trabalhadores decidiram trocar as calças por saias, visto que a peça de roupa é permitida no uniforme da empresa para a qual trabalham.

  • De refugiada a modelo: a história de Mari Malek

    Mundo

    Mari Malek chegou aos Estados Unidos da América quando era ainda uma criança. Chegada do Sudão do Sul, a menina era uma refugiada à procura de um futuro melhor, num país que não era o seu. Agora, anos depois, Mari Malek é modelo, DJ e atriz, e vive em Nova Iorque. Fundou uma organização sediada no país onde nasceu voltada para as crianças que passam por dificuldade, como também ela passou.