sicnot

Perfil

Crise na Grécia

Crise na Grécia

Crise na Grécia

Angela Merkel sublinha necessidade de acordos com a Grécia após primeira cimeira bilateral

A chanceler alemã Angela Merkel sublinhou hoje perante o primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras, a necessidade de um acordo sobre o programa de reformas de Atenas para além das "diferenças de opinião" entre os dois governos. 

© Hannibal Hanschke / Reuters

"A Grécia tem de voltar a crescer economicamente e superar problemas como o seu elevado desemprego, sobretudo o desemprego jovem, para levar por diante as reformas com que está comprometida", disse a chanceler durante uma conferência de imprensa conjunta em Berlim, após a sua primeira reunião bilateral. 

Por sua vez, o primeiro-ministro grego garantiu que o seu país respeitará os acordos de tratados europeus, mas "com determinadas prioridades" e sublinhou a intenção de governar em favor da coesão social. 

O líder do partido da esquerda radical Syriza, que domina o Governo de coligação no poder em Atenas, também reivindicou o respeito pela democracia e pelas decisões soberanas dos cidadãos gregos, e considerou ser esse o caminho para garantir uma saída rápida da "crise humanitária" no país. 

Lusa
  • "É evidente que não fecho a porta ao Eurogrupo"
    1:38

    Economia

    O ministro das Finanças diz que não fecha a porta ao Eurogrupo. A declaração é feita numa entrevista ao semanário Expresso. No entanto, Mário Centeno deixa a ressalva que qualquer ministro das Finanças do Eurogrupo pode ser presidente.

  • Trump adia decisão sobre permanência nos acordos de Paris
    1:48
  • Raízes de ciência e rebentos de esperança
    14:14