sicnot

Perfil

Crise na Grécia

Crise na Grécia

Crise na Grécia

Juncker menos pessimista em relação à Grécia

O presidente da Comissão Europeia disse hoje que está menos pessimista quanto à situação da Grécia e às negociações com os credores, acrescentando que as reformas a apresentar por Atenas deverão chegar no máximo até ao início da próxima semana.

Presidente do Eurogrupo, Jean Claude Junker

Presidente do Eurogrupo, Jean Claude Junker

Na sessão plenária de hoje do Parlamento Europeu, em Bruxelas, Jean-Claude Juncker contou que falou na terça-feira com o primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras, e que este lhe disse que as reformas concretas pedidas pelos parceiros europeus serão apresentadas até final desta semana ou, no máximo, no início da próxima semana.

"Admito que estava pessimista ao longo dos últimas semanas, porque não havia progressos, mas agora voltamos a ter um processo normalizado e penso que vamos chegar a uma conclusão favorável, tanto para a Grécia -- que eu tanto gosto -- como para a União Europeia", disse Juncker, no debate com os deputados sobre as conclusões do Conselho Europeu da semana passada.

À margem dessa reunião que juntou os chefes de Estado e de Governo dos 28 Estados-membros, realizou-se uma minicimeira entre líderes europeus e o primeiro-ministro grego, em que Tsipras assumiu o compromisso de entregar uma lista completa de reformas específicas às instituições credoras - Comissão Europeia, Banco Central Europeu (BCE) e Fundo Monetário Internacional (FMI) - para que o país possa aceder aos fundos pendentes do segundo resgate e que são cruciais perante as graves dificuldades de liquidez dos cofres públicos gregos.

Juncker disse ainda que quando essa lista chegar será analisada pelas instituições, que formam o  'Grupo de Atenas' (nome com que foi rebatizada a 'troika', termo que não agradava ao novo executivo helénico), para verificar se estão em linha com o pretendido e a sua viabilidade.

"Depois das avaliações feitas, o processo pode a partir daí avançar da melhor forma possível", acrescentou Juncker, o que deverá passar pela marcação de uma nova reunião dos ministros da economia e das finanças da zona euro (Eurogrupo).

O Governo grego já disse que as reformas a apresentar aos parceiros europeus não contêm medidas de austeridade e serão baseadas na lista de propostas que o ministro das Finanças, Yanis Varoufakis, já apresentou em fevereiro.

Lusa

  • Ministro garante segurança nas escolas com uso de poliuretano
    0:52

    País

    O ministro da Educação garante que as escolas estão em segurança e que não há perigo com um material como o poliuretano. Tiago Brandão Rodrigues respondia, esta quarta-feira, a uma pergunta dos Verdes sobre a substituição de amianto nas escolas.

  • Estoril garante que estrutura da bancada não está em causa
    2:23

    Desporto

    O Laboratório Nacional de Engenharia Civil deverá emitir esta quinta-feira um parecer preliminar sobre a bancada norte do estádio do Estoril-Praia. O clube garante que a estrutura não está em causa e que, tal como a câmara de Cascais, aguarda por conclusões para uma edificação feita no vale da Amoreira.

  • Ronaldo estará mesmo de saída do Real Madrid
    2:01
  • Várias alternativas para vender a sua casa
    8:58
  • Encontradas 86 pedras preciosas numa casa em Albufeira
    0:48
  • Polícia descobre arte de esconder 750 quilos de droga em ananases
    2:25
  • Moscovo só teve seis minutos de luz solar em dezembro

    Mundo

    Os portugueses estão tão habituados ao sol, que nunca imaginariam passar um mês inteiro sem ele. O fenómeno aconteceu na capital russa. Moscovo bateu o recorde em dezembro, quando passou o mês inteiro sem luz solar direta. As pessoas de Moscovo viram o sol apenas durante seis minutos e a espreitar timidamente por entre as nuvens.

  • A maior lua de Saturno tem nível do mar tal como a Terra

    Mundo

    Titã, a maior lua de Saturno, tem uma altura média da superfície do mar, tal como a Terra, revela um estudo divulgado esta quarta-feira, que se baseia em observações feitas pela sonda norte-americana Cassini, cuja missão terminou em setembro.