sicnot

Perfil

Crise na Grécia

Crise na Grécia

Crise na Grécia

Grupo de Trabalho do Eurogrupo reúne-se novamente amanhã sobre a Grécia

O novo pacote de medidas que o Governo de Atenas apresentou ao chamado Grupo de Bruxelas vai ser analisado na quarta-feira pelo Grupo de Trabalho do Eurogrupo, anunciou hoje a Comissão Europeia.

© Eric Vidal / Reuters

As negociações com Atenas têm decorrido nos últimos dias e a situação será analisada pelo Grupo de Trabalho do Eurogrupo na reunião marcada para esta quarta-feira, disse um porta-voz do executivo comunitário.

A nova lista de reformas proposta há uma semana pelo Governo grego aos credores e parceiros europeus prevê um significativo aumento das receitas, mas também inclui medidas que levarão a mais despesa, como o 13.º mês para as pensões mais baixas.

Atenas tem estado em negociações com o chamado Grupo de Bruxelas (Comissão Europeia, Banco Central Europeu, Fundo Monetário Internacional e Mecanismo Europeu de Estabilidade) e garante ter verbas nos cofres públicos para pagar as despesas de abril, incluindo o reembolso de 450 milhões de euros ao Fundo Monetário Internacional (FMI), até quinta-feira.

A nova lista com reformas fiscais, administrativas e de políticas tem o primeiro propósito de levar o Estado a aceder a financiamento no curto prazo que permita fazer face às obrigações imediatas, assim como criar as condições para que o BCE permita novamente que os bancos gregos usem dívida grega como garantia no acesso a financiamento.

O novo pacote, prevê o Governo grego, vai permitir aumentar receitas em 6,1 mil milhões de euros, contra os cerca de 3.000 milhões de euros previstos no documento anterior, mas também inclui despesas adicionais de 1,1 mil milhões. É ainda estimado terminar o ano com um excedente orçamental primário (sem juros da dívida) que pode atingir 3,9% do Produto Interno Bruto (PIB), acima da meta de 3% inscrita no programa de resgate.

O Grupo de Trabalho do Eurogrupo é composto por técnicos representantes dos Estados-membros da zona euro e tem como missão preparar as reuniões do fórum dos ministros das Finanças dos 19 países da moeda única, estando a próxima -- informal -- marcada para dia 24, em Riga.



Lusa
  • Obama diz que Guterres "tem uma reputação extraordinária"
    1:38

    Mundo

    António Guterres diz que vai trabalhar com Barack Obama e também com Donald Trump, na reforma das Nações Unidas. O futuro secretário-geral da ONU foi recebido por Obama, na Casa Branca, onde recebeu vários elogios do presidente norte-americano.

  • Mãe do guarda-redes da Chapecoense comove o Brasil
    1:37
  • Dezenas de mortos em bombardeamentos do Daesh em Mossul

    Daesh

    Dezenas de civis, entre os quais várias crianças, morreram e outros ficaram feridos em ataques de morteiro efetuados pelo grupo extremista Daesh em Mossul, disse à agência Efe o vice-comandante das forças antiterroristas iraquianas.

  • Morreu o palhaço que fazia rir as crianças de Alepo

    Mundo

    Anas al-Basha, mais conhecido como o Palhaço de Alepo, morreu esta terça-feira durante um bombardeamento aéreo na zona dominada pelos rebeldes. O funcionário público mascarava-se de palhaço para ajudar a trazer algum conforto e alegria às crianças sírias, que vivem no meio de uma guerra civil.

  • Tribunal chinês iliba jovem executado há 21 anos

    Mundo

    Nie Shubin foi fuzilado em 1995, na altura com 20 anos, depois de ter sido condenado por violação e assassinato de uma mulher, na cidade de Shijiazhuang. Agora, a justiça chinesa vem dizer que, afinal, o jovem era inocente, uma vez que não foram encontradas provas suficientes para o condenar.