sicnot

Perfil

Crise na Grécia

Crise na Grécia

Crise na Grécia

Grupo de Trabalho do Eurogrupo reúne-se novamente amanhã sobre a Grécia

O novo pacote de medidas que o Governo de Atenas apresentou ao chamado Grupo de Bruxelas vai ser analisado na quarta-feira pelo Grupo de Trabalho do Eurogrupo, anunciou hoje a Comissão Europeia.

© Eric Vidal / Reuters

As negociações com Atenas têm decorrido nos últimos dias e a situação será analisada pelo Grupo de Trabalho do Eurogrupo na reunião marcada para esta quarta-feira, disse um porta-voz do executivo comunitário.

A nova lista de reformas proposta há uma semana pelo Governo grego aos credores e parceiros europeus prevê um significativo aumento das receitas, mas também inclui medidas que levarão a mais despesa, como o 13.º mês para as pensões mais baixas.

Atenas tem estado em negociações com o chamado Grupo de Bruxelas (Comissão Europeia, Banco Central Europeu, Fundo Monetário Internacional e Mecanismo Europeu de Estabilidade) e garante ter verbas nos cofres públicos para pagar as despesas de abril, incluindo o reembolso de 450 milhões de euros ao Fundo Monetário Internacional (FMI), até quinta-feira.

A nova lista com reformas fiscais, administrativas e de políticas tem o primeiro propósito de levar o Estado a aceder a financiamento no curto prazo que permita fazer face às obrigações imediatas, assim como criar as condições para que o BCE permita novamente que os bancos gregos usem dívida grega como garantia no acesso a financiamento.

O novo pacote, prevê o Governo grego, vai permitir aumentar receitas em 6,1 mil milhões de euros, contra os cerca de 3.000 milhões de euros previstos no documento anterior, mas também inclui despesas adicionais de 1,1 mil milhões. É ainda estimado terminar o ano com um excedente orçamental primário (sem juros da dívida) que pode atingir 3,9% do Produto Interno Bruto (PIB), acima da meta de 3% inscrita no programa de resgate.

O Grupo de Trabalho do Eurogrupo é composto por técnicos representantes dos Estados-membros da zona euro e tem como missão preparar as reuniões do fórum dos ministros das Finanças dos 19 países da moeda única, estando a próxima -- informal -- marcada para dia 24, em Riga.



Lusa
  • Assalto à base militar de Tancos
    0:42

    País

    Cerca de uma centena de granadas e várias munições foram roubadas dos paióis da base militar de Tancos. A Polícia Judiciária Militar já está a investigar.

  • Detido antigo diretor regional do BES na Madeira

    Queda do BES

    Foi detido o antigo diretor do Banco Espírito Santo da Madeira, no âmbito do chamado processo ao Universo GES. João Alexandre Silva tinha sido também o representante do BES na Venezuela, onde a instituição portuguesa abriu várias agências em diversas cidades e tinha cerca de 7600 clientes domiciliados.

    Notícia SIC

  • Couves, arroz integral e bróculos biológicos com pesticidas sintéticos
    2:29
  • ASAE apreende leite com água oxigenada para fabrico de queijo

    Economia

    A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) apreendeu leite com água oxigenada, destinado ao fabrico de queijo. As investigações decorreram nos últimos dois meses e foram dirigidas a vários produtores de leite. As investigações iniciaram-se com a deteção de uma viatura para transporte do leite sem qualquer sistema de refrigeração.

  • Só 40% das multas por falta de limpeza dos terrenos foram cobradas em 2016
    1:43

    País

    Este ano, a Guarda Nacional Republicana já autuou mais de 660 proprietários de terrenos, que não cumpriram as regras de prevenção e proteção das florestas contra incêndios, sobretudo as de limpeza. Em 2016, das mais de duas mil multas passadas pela GNR, só 40% foram cobradas. Relativamente a este ano, apenas um terço das multas foram pagas.

  • Porto Design Factory: um lava-louças com tecnologia ultrassom e muitas outras coisas
    1:45
  • Jovens participam na maior competição nacional de aplicações
    2:10

    País

    O presente e o futuro passam cada vez mais pelas novas tecnologias, sobretudo as aplicações. Alunos de cerca de 100 escolas estão a participar na terceira edição da Apps For Good, a maior competição nacional de aplicações desenvolvidas por jovens, que decorre em Matosinhos.

  • O iPhone faz 10 anos
    2:01