sicnot

Perfil

Crise na Grécia

Crise na Grécia

Crise na Grécia

Grécia coloca 1.137 M€ de dívida a curto prazo a juro de 2,97%

A Grécia colocou hoje 1.137,5 milhões de euros em Bilhetes do Tesouro a 182 dias a um juro de 2,97%, igual ao do anterior leilão comparável realizado a 04 de março passado.

© Kostas Tsironis / Reuters

Este foi o primeiro leilão efetuado depois do Banco Central Europeu (BCE) ter dado indicações para os quatro principais bancos gregos não comprarem obrigações helénicas, segundo a Agência de Gestão da Dívida Pública grega (PDMA), citada pela agência de notícias espanhola EFE.

A taxa de juro deste leilão foi igual à da colocação efetuada a 04 de março de 2015, com a procura a superar em 1,30 vezes a oferta.

O Estado grego esperava financiar-se em 875 milhões de euros, pelo que a venda de dívida de curto prazo ficou acima da oferta inicial, refere em comunicado.

No leilão de 04 de março, a Grécia também vendeu Bilhetes do Tesouro nesta maturidade no montante de 1.137,5 milhões de euros, à um juro de 2,97%, enquanto no leilão efetuado a 04 de fevereiro a taxa de juro foi de 2,75%, salienta.

A Grécia, no leilão de 04 de fevereiro colocou 813 milhões de euros de dívida de curto prazo.

A operação de hoje correu melhor que o previsto pelos analistas. Estes esperavam que pelo facto de o BCE ter proibido os quatro principais bancos gregos de aumentarem a sua exposição à dívida helénica de médio e longo prazo faria com que os juros estivessem sob pressão.

O leilão de hoje tem a ver com 1.400 milhões de euros de dívida que vence a 14 de abril e na qual os investidores estrangeiros tinham investido quase 50% do valor global.



Lusa
  • Os negócios menos claros do filho de Pinto da Costa
    1:55

    Football Leaks

    Com o escândalo dos agentes de futebol a dar que falar, o Expresso revela este sábado os negócios menos claros do filho de Pinto da Costa. O nome da empresa de que é administrador, a Energy Soccer, surge na investigação em transferências de jogadores que envolvem o Futebol Clube do Porto num conflito de interesses.

  • BCE autoriza CGD a avançar com recapitalização

    Caso CGD

    A Caixa Geral de Depósitos informou esta sexta-feira que vai prosseguir com as operações da primeira fase do aumento de capital, depois de ter obtido autorização para isso junto do Banco Central Europeu (BCE) e do Banco de Portugal.

  • Condutores apanhados a mais de 200 em corridas ilegais na Ponte Vasco da Gama
    1:25
  • A história da guerra em Alepo
    7:43
  • Reino Unido em alerta máximo de terrorismo

    Mundo

    O Reino Unido elevou o alerta de terrorismo para o nível máximo depois das declarações, esta quinta-feira, do chefe das secretas britânicas. O diretor do MI6 está preocupado com eventuais ataques contra o Reino Unido e outros aliados.

  • Uma "cidade fantasma" na Letónia
    3:10
  • O anúncio de natal que está a emocionar o mundo
    1:47