sicnot

Perfil

Crise na Grécia

Crise na Grécia

Crise na Grécia

Risco de a Grécia sair do Euro é hoje maior, diz Durão Barroso

O antigo presidente da Comissão Europeia José Manuel Durão Barroso reiterou hoje que o risco de a Grécia sair do Euro é hoje maior, uma vez que os riscos de contágio para os restantes Estados-membros "é muito menor".

© Murad Sezer / Reuters

"O risco para os outros países europeus [devido a uma saída da Grécia do Euro] é muito menor. Em 2008, 2009 e em 2011 fizemos um grande esforço, tudo ao nosso alcance, para manter a Grécia na Zona Euro. Agora há uma maior probabilidade, porque os riscos de contágio são muito menores", disse Durão Barroso, na Cimeira do Conselho Mundial do Turismo e Viagens, em Madrid.

O ex-presidente da Comissão considerou que "seria um erro se a Grécia não ficasse na Zona Euro", mas recordou que a permanência depende de um "acordo com os outros 18 membros da Zona Euro, que está a ser muito difícil".

Por isso mesmo apelou ao "sentido de responsabilidade do Governo grego", porque depende dele "entender que há acordos que devem ser respeitados".

Por outro lado, pediu "flexibilidade dos outros membros" quanto à Grécia, devido "aos tempos difíceis pelos quais os gregos passaram".

"Mas por uma questão de consistência na Zona Euro, não podemos mudar os acordos com a mudança de um Governo", disse.

Uma saída da Grécia da Zona Euro, disse Barroso, "seria o quebrar de um tabu", um sinal de que a União não apoio totalmente os seus membros.

E sublinhou que não foi Bruxelas a criar os problemas gregos, mas sim os governantes helénicos.

"Não é verdade que tenha sido a União Europeia a criar os problemas da Grécia, isso foram os sucessivos governos gregos - com o acumular descontrolado de dívida - e ao terem fornecido dados errados, falsos às estruturas da União", contrapôs ainda Durão Barroso.

O ex-presidente falava no primeiro dia da 15.ª Cimeira do Conselho Mundial de Turismo e Viagens, que se realizou pela primeira vez este ano em Madrid.



Lusa
  • "Isto é a demagogia à solta"
    0:45

    Opinião

    Quem o diz é Luís Marques Mendes a propósito da aprovação esta semana da lei do CDS-PP que elimina o adicional do imposto sobre os combustíveis. O comentador da SIC critica a oposição por ter levado a votação uma lei inconstitucional e acusa ainda os parceiros de Governo de deslealdade. 

    Luís Marques Mendes

  • Comandante da Proteção Civil confiante nos meios de combate aos incêndios
    1:56

    País

    Depois das falhas apontadas ao sistema de comunicações SIRESP durante os incêndios do ano passado, o cComandante operacional da Proteção Civil diz que não há meios de comunicação infalíveis. Duarte Costa acredita que este verão será mais calmo do que anterior e contabiliza já mais de 2000 incêndios desde maio que não foram notícia.

  • Líderes europeus assinalam progressos para alcançar acordo sobre migrações
    2:02