sicnot

Perfil

Crise na Grécia

Crise na Grécia

Crise na Grécia

Bruxelas assume que não está satisfeita com negociações com a Grécia

A Comissão Europeia não está satisfeita com os progressos feitos nas negociações com a Grécia, quanto às reformas a aplicar no país para desbloquear ajuda financeira, defendendo que é preciso "intensificar" os trabalhos antes do Eurogrupo da próxima semana.

Yorgos Karahalis

"Não estamos satisfeitos com os progressos feitos até agora. Temos de intensificar os trabalhos antes do próximo Eurogrupo", disse hoje Margaritis Schinas, na conferência de imprensa habitual do executivo comunitário, em Bruxelas.

Atenas está desde fevereiro - quando foi prolongado o atual programa de resgate, até junho - em negociações com os credores oficiais sobre as reformas a adotar no país que permitam desbloquear a ajuda financeira necessária, quando os cofres públicos helénicos estão a ficar vazios para fazer face aos pagamentos.

Na reunião dos ministros das Finanças (Eurogrupo), que se realizará a 24 de abril, em Riga (Capital da Letónia), era esperado que se chegasse a um entendimento que permitisse superar o impasse em que está o atual plano de resgate do país.

No entanto, não é certo que haja acordo perante as dificuldades que as negociações têm enfrentado, com posições ainda muito distantes entre o Governo liderado por Alexis Tsipras e os credores reunidos no chamado Grupo de Bruxelas (constituído por Comissão Europeia, Banco Central Europeu, Fundo Monetário Internacional).

Apesar de a Grécia já ter apresentado várias listas com propostas de reformas, as instituições continuam a exigir medidas mais 'aceitáveis' em troca da última fatia do seu programa de assistência financeira, de 7,2 mil milhões de euros.


Lusa
  • Salgado impedido de sair do país e de contactar outros arguidos
    1:21

    Operação Marquês

    O ex-presidente do BES, Ricardo Salgado, ficou esta quarta-feira impedido de se ausentar para o estrangeiro sem autorização prévia e proibido de contactar com os arguidos da Operação Marquês, determinou o Tribunal Central de Instrução Criminal. O jornalista da SIC Luís Garriapa esteve no TCIC, onde deu a conhecer as medidas de coação, depois de uma "longa maratona de nove horas".

  • Temperatura global de 2016 foi a mais alta desde 1880

    Mundo

    A temperatura média na superfície terrestre e oceânica em 2016 foi a mais alta desde 1880, no terceiro ano consecutivo de recordes do aquecimento global, anunciou esta quarta-feira a agência dos Estados Unidos para a atmosfera e os oceanos.

  • CIA desvenda segredos de quase 50 anos de História

    Mundo

    A CIA publicou online quase 12 milhões de documentos confidenciais. Basta uma ligação à Internet para navegar por entre 50 anos de relatórios outrora secretos. Entre os milhões de páginas, estão documentos sobre um eventual assassínio de Fidel Castro, detalhes sobre os crimes de guerra nazis, relatórios sobre avistamentos de OVNI e um estudo sobre telepatia denominado "Projeto Star Gate".

  • Cadela sobrevive após engolir faca de cozinha

    Mundo

    Na Escócia, uma história de sobrevivência, no mínimo, bicuda. Uma cadela engoliu uma faca de cozinha com mais de 20 centímetros, manteve-a dentro de si durante algumas semanas mas sobreviveu, depois de ser operada de urgência..