sicnot

Perfil

Crise na Grécia

Crise na Grécia

Crise na Grécia

Presidente do Eurogrupo assinala "avanços" nas negociações com a Grécia

O presidente do Eurogrupo, Jeroen Dijsselbloem, considerou hoje que há "avanços" nas conversações com a Grécia sobre as medidas orçamentais que permitirão a Atenas receber financiamento e cumprir as suas obrigações financeiras. 

Geert Vanden Wijngaert

"Nas últimas semanas, vimos avanços nas negociações e isso dá-nos razões para estarmos otimistas", disse Dijsselbloem, em declarações a um canal televisivo holandês.

"Se trabalharmos a sério, chegaremos a um acordo nas próximas semanas e o programa avançará", acrescentou o também ministro das Finanças holandês.

Os credores pedem a Atenas que se comprometa com uma lista de reformas, antes de ser desbloqueada a 'tranche' de 7,2 mil milhões de euros do empréstimo internacional concedido ao país.

O Governo liderado pelo Syriza (esquerda radical), que entrou em funções em finais de janeiro manifestando a sua oposição à austeridade, vê-se agora pressionado para adotar mais medidas que podem contrariar as promessas anteriores.

Sobre a possibilidade de se chegar a um acordo antes do fim do mês, Dijsselbloem respondeu: "É possível", mas "se for necessário, demoramos mais algumas semanas".

Lusa
  • Manuel Valls diz que Trump fez declaração de guerra à Europa

    Mundo

    O antigo primeiro-ministro francês Manuel Valls, aspirante a candidato socialista às presidenciais deste ano, considerou esta segunda-feira como uma "declaração de guerra" as afirmações do futuro Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre a União Europeia.

  • Morreu o último homem que pisou a Lua

    Mundo

    O astronauta norte-americano Eugene Cernan, o último homem a pisar a Lua, morreu esta segunda-feira aos 82 anos, informou a agência espacial norte-americana, NASA.

  • Novo motim em prisão brasileira do Rio Grande do Norte

    Mundo

    Um motim ocorreu esta segunda-feira de madrugada numa prisão do estado brasileiro de Rio Grande do Norte, sem fazer feridos ou mortos, depois de uma rebelião numa outra prisão do mesmo estado ter feito 26 mortos no fim de semana.

  • Cheias e derrocadas destroem várias casas no Peru
    0:42

    Mundo

    Um deslizamento de terras seguido de uma inundação destruiu várias casas no Peru. As imagens mostram o momento em que o deslizamento acontece e o caos que se gerou. O trânsito ficou cortado e as inundações que se seguiram obrigaram várias pessoas a abandonar as suas habitações.