sicnot

Perfil

Crise na Grécia

Crise na Grécia

Crise na Grécia

Presidente do Eurogrupo assinala "avanços" nas negociações com a Grécia

O presidente do Eurogrupo, Jeroen Dijsselbloem, considerou hoje que há "avanços" nas conversações com a Grécia sobre as medidas orçamentais que permitirão a Atenas receber financiamento e cumprir as suas obrigações financeiras. 

Geert Vanden Wijngaert

"Nas últimas semanas, vimos avanços nas negociações e isso dá-nos razões para estarmos otimistas", disse Dijsselbloem, em declarações a um canal televisivo holandês.

"Se trabalharmos a sério, chegaremos a um acordo nas próximas semanas e o programa avançará", acrescentou o também ministro das Finanças holandês.

Os credores pedem a Atenas que se comprometa com uma lista de reformas, antes de ser desbloqueada a 'tranche' de 7,2 mil milhões de euros do empréstimo internacional concedido ao país.

O Governo liderado pelo Syriza (esquerda radical), que entrou em funções em finais de janeiro manifestando a sua oposição à austeridade, vê-se agora pressionado para adotar mais medidas que podem contrariar as promessas anteriores.

Sobre a possibilidade de se chegar a um acordo antes do fim do mês, Dijsselbloem respondeu: "É possível", mas "se for necessário, demoramos mais algumas semanas".

Lusa
  • O último adeus às vítimas da tragédia de Vila Nova da Rainha
    1:37

    País

    As cerimónias fúnebres das oito vítimas mortais do incêndio na Associação de Vila Nova da Rainha realizaram-se esta terça-feira. Três delas ocorreram em simultâneo na povoação do concelho de Tondela que, no passado sábado, viu a tragédia bater-lhe à porta.

  • Fóssil humano mais antigo encontrado em Portugal entregue ao Museu de Arqueologia
    3:42

    País

    O mais antigo fóssil humano até hoje encontrado em Portugal, o "Crânio da Aroeira", foi entregue no Museu Nacional de Arqueologia, em Lisboa. Em 2014, o fóssil foi encontrado pela equipa do arqueólogo João Zilhão perto de Torres Novas e foi restaurado e estudado na Universidade Complutense de Madrid, durante dois anos e meio.

  • De "lambe rabos" a "labrego", a polémica entre Rodolfo Reis e Bruno de Carvalho
    1:30
  • O Futuro Hoje na maior feira eletrónica de consumo do mundo
    5:14
  • Ambientalistas consideram insuficiente estratégia de Bruxelas para reduzir plástico
    2:07