sicnot

Perfil

Crise na Grécia

Crise na Grécia

Crise na Grécia

Presidente do Eurogrupo assinala "avanços" nas negociações com a Grécia

O presidente do Eurogrupo, Jeroen Dijsselbloem, considerou hoje que há "avanços" nas conversações com a Grécia sobre as medidas orçamentais que permitirão a Atenas receber financiamento e cumprir as suas obrigações financeiras. 

Geert Vanden Wijngaert

"Nas últimas semanas, vimos avanços nas negociações e isso dá-nos razões para estarmos otimistas", disse Dijsselbloem, em declarações a um canal televisivo holandês.

"Se trabalharmos a sério, chegaremos a um acordo nas próximas semanas e o programa avançará", acrescentou o também ministro das Finanças holandês.

Os credores pedem a Atenas que se comprometa com uma lista de reformas, antes de ser desbloqueada a 'tranche' de 7,2 mil milhões de euros do empréstimo internacional concedido ao país.

O Governo liderado pelo Syriza (esquerda radical), que entrou em funções em finais de janeiro manifestando a sua oposição à austeridade, vê-se agora pressionado para adotar mais medidas que podem contrariar as promessas anteriores.

Sobre a possibilidade de se chegar a um acordo antes do fim do mês, Dijsselbloem respondeu: "É possível", mas "se for necessário, demoramos mais algumas semanas".

Lusa
  • Costa desvaloriza ameaça e mantém planos de visita a Angola
    2:27

    Economia

    O governo angolano reagiu duramente à acusação do Ministério público portugues contra o vice-presidente de Angola. Luanda diz que a acusação é um sério ataque à República de Angola que pode perturbar as relações entre os dois paises. António Costa desvaloriza a ameaça e mantém os planos de uma visita a Angola na primavera.

  • Brasil já tirou o "pé do chão"
    1:59

    Mundo

    Já começaram os desfiles e festas de carnaval, no Rio de Janeiro.Esta sexta feira foi o início oficial das celebrações com centenas de milhar de pessoas nas ruas até de madrugada.

  • Luaty Beirão agredido em manifestação em Luanda
    1:27

    Mundo

    Luanda tem sido palco de várias manifestações contra a forma como está a decorrer o processo eleitoral em Angola. Esta sexta-feira, uma dessas manifestações acabou em confrontos com as autoridades. Entre os manifestantes estava o ativista Luaty Beirão.

  • Atores de Hollywood contra Trump
    1:44

    Mundo

    Centenas de pessoas juntaram-se em mais um protesto contra o presidente dos Estados Unidos. A manifestação, em Beverly Hills, juntou várias estrelas de Hollywood.